6 livros de marketing que todo profissional da área precisa ler

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Do surgimento dos primeiros anúncios impressos, por volta de 1950, até os dias atuais, muita coisa no marketing mudou. De lá pra cá, novas tecnologias surgiram e revolucionaram a forma de se relacionar com o público. A internet apresentou aos profissionais de marketing não apenas um novo campo de atuação, mas também um ambiente riquíssimo para a conquista de novos conhecimentos. Mas, apesar da rede ser um importantíssimo lugar para buscar novidades e aprender sobre o assunto, os livros de marketing ainda são uma fonte clássica de conhecimento!

Neste post, selecionamos 6 livros de marketing que todo profissional da área precisa conhecer!

1. A Vaca Roxa (não é à toa que esse é o TOP 1 dos livros de marketing que você tem que ler!)

Um dos maiores clássicos de todos os tempos, A Vaca Roxa, de Seth Godin, é um dos livros sobre marketing mais relevantes que quem quer ter resultados reais em um mercado altamente competitivo precisa ler.

O livro fala mostra que, com a quantidade de informação que está ao alcance da sociedade atualmente, é imprescindível que as empresas façam bem mais que uma simples propaganda para convencer as pessoas a escolherem seus produtos ou serviços.

O autor mostra que é preciso se destacar e ter autenticidade em meio a tanta concorrência, traçando estratégias para fazer com que as pessoas comentem sobre uma marca e, consequentemente, se tornem clientes.

2. Redes Sociais na Internet

As redes sociais dominaram o mundo! Só o Facebook tem 2 bilhões de usuários ativos, de acordo com o último levantamento divulgado pela empresa.

Para quem quer ficar por dentro do tema, principalmente das redes sociais mais antigas (e algumas até extintas), como o Fotolog ou Orkut, o livro Redes Sociais na Internet, de Raquel Recuero, é uma ótima pedida.

Além disso, o livro mostra como as redes sociais são instrumentos de conhecimento e colaboração, e de que maneira devemos utilizá-las para ampliarmos nossa ação sobre o mundo.

3.  O novo modelo de marketing – Marketing 3.0

Só por ter sido escrito por Philip Kotler, um dos nomes mais influentes do mundo quando o assunto é marketing, O novo modelo de marketing – Marketing 3.0 já vale a pena ser lido.

Nesse livro, ele mostra que os clientes não devem ser tratados como meros compradores, mas como seres complexos e com múltiplas facetas. Cabe às empresas atentarem-se ao novo mercado para oferecer aos consumidores produtos e serviços que incluam e reflitam suas necessidades mais profundas (atual, não?).

4. A bíblia do marketing digital

A bíblia do marketing digital, do diretor e produtor de cinema e publicidade, Cláudio Torres, também deve estar na sua lista de leituras obrigatórias acerca do assunto.

O livro funciona como um guia prático sobre cada etapa do universo do marketing digital, abordando as maiores estratégias, ferramentas, ações e plataformas utilizadas na internet. Além disso, o autor mostra um roteiro prático para que você aplique os ensinamentos.

5. Permission Marketing

Em tempos de marketing digital, nada melhor do que ler um livro que trata de uma estratégia antiga e que muitos acreditavam que cairia em desuso: o e-mail marketing.

Permission Marketing: Turning Strangers Into Friends And Friends Into Customers, escrito pelo fundador de uma das primeiras companhias de marketing on-line, Seth Godin, é um livro que mostra a eficiência da ferramenta e aborda a importância de se ter a permissão explícita do usuário para o envio de newsletters, propagandas, etc.

6. Contágio – Porque as coisas pegam?

O livro de Jonah Berger, provavelmente está na cabeceira dos grandes profissionais de social media que existem por aí.

Após anos de estudo, o autor conseguiu entender quais fatores podem contribuir para a viralização de conteúdos, notícias, vídeos ou mesmo boatos pela internet. Ele explica como o efeito da transferência de autoridade que ocorre quando alguém comenta e compartilha algo na rede impacta, inclusive, nas decisões de consumo.

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