Você usa o Instagram Creator Studio em suas estratégias de marketing? Se a resposta for sim, ótimo, você está no caminho certo!
Agora, se você não usa pode ser que tenha problemas ao realizar várias postagens, acessar métricas relevantes, gerenciar mensagens e conteúdo diariamente.
Fazer a gestão do Instagram pode ser um trabalho mais difícil do que você imaginava. Os processos demoram para ser realizados. Sem contar que cada um deles se localiza em diferentes locais na plataforma.
E, se você soubesse que tudo isso pode ser feito em um só lugar? Isso soa como música para os profissionais de social media, não é mesmo?
Saiba que essa ferramenta existe! ?
Há algum tempo o Estúdio de Criação do Facebook recebeu uma integração, que agora permite realizar todas as ações necessárias no Instagram pela plataforma.
Se você quer saber tudo que o Instagram Creator Studio pode fazer, sorria, você está no lugar certo. No post de hoje, vamos mostrar o que é e como utilizar a ferramenta para gerenciar suas atividades no app. Acompanhe!
O que é e como funciona o Instagram Creator Studio?
O Estúdio de Criação do Instagram é uma ferramenta que ajuda o gerenciamento da criação de conteúdo no app mais querido do Brasil! ?
Ele foi lançado em Agosto de 2018 como incremento à uma aplicação já existente do mesmo grupo, o Facebook. Ou seja, podemos dizer que o Estúdio do Insta é o irmão mais novo do Estúdio de Criação do Facebook.
A partir dele analistas de mídias sociais, negócios e influenciadores digitais vislumbram uma nova oportunidade de realizar múltiplas tarefas na mesma plataforma.
De acordo com os desenvolvedores da ferramenta a ideia é cumprir com a proposta do app: crescer a receita, aumentar a colaboração, trabalhar o branding e dar suporte aos fãs.
No momento, ele tem uma limitação maior do que seu “irmão mais velho”, mas promete lançar novas utilidades em breve, como a programação de publicações para o feed e IGTV.
No entanto, em sua versão atual, já apresenta algumas aplicações muito interessantes. Uma de suas principais funcionalidades é o acesso a todo o conteúdo em um único lugar!
Por que o Instagram Creator Studio é importante para o marketing?
O Instagram Creator Studio é muito valioso para qualquer um que se aventure na plataforma. Além de ser intuitivo, você pode gerenciar a presença da marca de maneira prática e detalhada.
Isso não apenas agiliza todos os processos envolvidos em uma estratégia de redes sociais, mas também estimula a organização e a colaboração entre dois ou mais indivíduos.
Graças a ele, é possível economizar tempo e aproveitar o tempo livre para realizar outras tarefas.
Como conectar sua conta no Instagram Creator Studio?
Conectar uma conta no Instagram Creator Studio é muito simples. Você precisa ter uma conta no Facebook e uma no Instagram – ambas devem ser perfis comerciais, ok? Além disso, elas devem estar vinculadas.
Para realizar a ação, acesse o Facebook Creator Studio. Depois, clique no ícone do Instagram no topo da tela.
Na nova tela, clique em “Conectar sua conta”.
Assim, uma nova tela será aberta e você só precisará inserir os seus dados e a senha. Repare que o layout, antes azul, agora apresenta as cores originais do Instagram, o roxo.
Prontinho! Agora, você está pronto para usar e abusar do Instagram Creator Studio.
Como usar o Instagram Creator Studio?
Agora que você já está apto a administrar o seu conteúdo por meio do Estúdio de Criação do Instagram, vamos mostrar o que ele pode fazer por você. Conheça suas principais funcionalidades!
Biblioteca de conteúdo
Logo na página inicial, você estará na Biblioteca de conteúdo, onde pode observar um resumo dos posts publicados, seus status, a data e o horário, o número de curtidas.
Ao clicar sobre um deles serão exibidas mais informações referentes ao desempenho e meios de descoberta.
Você também pode ir direto para a publicação em sua URL original ao clicar em “Ir para publicação”.
Por fim, você pode pesquisar por posts selecionando um período de tempo específico, status ou uma palavra-chave contida no texto. Essa pesquisa por filtro também ajuda a encontrar as hashtags mais utilizadas na rede.
Acompanhamento dos dados
A segunda aba presente no sistema é chamada de “Informações”. Para acessá-la, clique no texto indicativo no menu esquerdo.
Um subgrupo chamado “Atividade” será aberto. Nele estão contidas todas as ações realizadas pelo administrador e algumas interações.
Nesta página você verá o número de publicações realizadas nos últimos 7 dias. Por enquanto, não é possível alterar essa configuração.
A seguir, é mostrado um gráfico com todas as interações realizadas no perfil, incluindo informações de contato como visitas ao site, ligações e e-mail.
Ao rolar o scroll para baixo, também é possível visualizar dados sobre descoberta. Ou seja, quais foram as ações das pessoas ao interagirem com a página (impressões e alcance).
Já no subgrupo “Público”, estão os dados relacionados aos visitantes. Mais uma vez, referentes aos últimos 7 dias.
No início, você verá quantas pessoas curtiram a página. A seguir, tem uma série de dados demográficos, comportamentais e geográficos, como idade e gênero dos seguidores, países e cidades com maior movimentação de público.
Essa aba pode gerar Insights valiosos, como um maior detalhamento da persona e os melhores dias e horários para realizar as publicações.
Navegação entre contas
Por fim, chegamos à aba “Contas no Instagram”. Aqui é onde você pode gerenciar múltiplos perfis!
Para adicionar uma nova conta, basta clicar no botão no canto superior direito da tela. Para alternar entre elas, basta clicar sobre aquela desejada e você será automaticamente redirecionado às informações específicas do account desejado.
Vale lembrar que o recurso é atualizado frequentemente e podemos esperar muitas novidades nos próximos meses.
Por isso, não há dúvidas de que o Instagram Creator Studio pode te ajudar a alcançar o sucesso na plataforma.
Se você chegou até aqui, provavelmente está interessado na descoberta de novas ferramentas para auxiliar a sua estratégia na rede social, não é mesmo?
Nesse caso, veja também como usar uma ferramenta de rede sociais para gerenciar – não só o Instagram – mas várias outras redes sociais pelo mesmo lugar.