Tudo que você precisa saber sobre branding

blog_2905

Trabalhar o branding de uma marca é uma das etapas primordiais para consolidar uma empresa ou produto no mercado. Mas antes de planejar e realizar qualquer tipo de estratégia, é fundamental entender a fundo sobre o assunto.

E para te ajudar nessa tarefa, produzimos um texto explicativo sobre o tema. Veja:

O que é branding e qual sua importância?

O branding corresponde a todas as ações de comunicação de uma marca, desde a definição do logo, seu posicionamento no mercado, o tom de voz usado em seu conteúdo até as imagens que compõe suas publicações e propagandas.

Essa estratégia é extremamente necessária para qualquer tipo de corporação, mas principalmente para aquelas que almejam ser conhecidas pelo público e reconhecidas pelo mercado em que trabalham.

Mas como trabalhar o branding da minha marca?

O primeiro passo para um trabalho efetivo de branding é estruturar muito bem o DNA da marca, ou seja, definir quais são os seus objetivos, visões, metas e princípios.

É a soma de todos esses pontos que trarão personalidade e singularidade para uma marca, fazendo com que ela tenha destaque entre seus concorrentes e seja a opção preferida entre os consumidores.

Depois de definir o DNA, chega o momento de planejar e construir as ações de branding. Nessa fase, é muito importante estar em contato frequente com os clientes e produzir conteúdos inteligentes e relevantes sobre a marca, fazendo com que ela seja lembrada pelos consumidores no momento da compra.

Ser ativo nas redes sociais, por exemplo, é uma das possíveis estratégias. Nessas plataformas online, as marcas conseguem divulgar suas histórias, mostrar seus produtos e até sugerirem opções de consumo.

Se esse tipo de estratégia for realizada com qualidade, a marca acaba conquistando muito mais que consumidores, ela conquista brand lovers, pessoas apaixonadas e fidelizadas a uma determinada empresa e seus produtos.

Uma das principais diferenças entre um brand lover e um cliente convencional é a publicidade espontânea que ele gera para marca, por meio de uma divulgação boca a boca com seus amigos, conhecidos e familiares.

Outra estratégia muito válida são as parcerias. Para uma marca, é importante fazer contato e manter uma boa relação com os influenciadores, que são pessoas com um alto número de seguidores em suas redes sociais.

O SAC 2.0 também merece uma atenção especial quando falamos sobre o trabalho de desenvolvimento de branding. Hoje em dia, o consumidor busca a internet e as redes sociais para fazer uma reclamação, sugestão ou elogio a determinado produto.

As marcas devem estar preparadas para receber esse tipo de mensagem e responder com rapidez e prontidão todos os seus internautas. É assim que tem início um relacionamento sadio entre marca e consumidor.

Quanto ao próprio conteúdo, um formato que vem ganhando cada vez mais espaço são os vídeos. Atualmente, eles estão sendo muito compartilhados e estão atingindo e impactando um número grande de pessoas.

Por fim, lembre-se sempre que o internauta busca humor nas redes sociais. Não passe somente um dado ou uma notícia ao seu público, trabalhe o infotenimento, que é a junção de informação com entretenimento.

Conte com a nossa ajuda

Comece seu trabalho hoje mesmo! E para realizar a postagens de seus conteúdos nas mídias sociais, conte com a ajuda da mLabs. Se você ainda não conhece nossa plataforma, acesse o site e teste grátis por 7 dias: www.mlabs.com.br

  • Ricardo

    O Branding é realmente muito importante pois depois o produto se vende sozinho…