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Descubra como criar posts incríveis para redes sociais e quais ferramentas usar!

Descubra como criar posts incríveis para redes sociais e quais ferramentas usar!
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Não criar posicionamento de marca nos canais digitais hoje em dia, é como não existir no mercado. 

Todo mundo aqui já sabe o quanto as redes sociais fazem parte da rotina de todo mundo e é claro que as marcas não perderam a oportunidade de explorar esse baita formato de comunicação e conexão com consumidores! 

Mas o que isso gera? COMPETITIVIDADE. E essa competitividade aumenta cada vez mais o nível de qualidade do conteúdo e, por consequência a qualificação dos profissionais que são responsáveis por criar posts nas redes sociais.  

Quer saber como criar posts para mídias sociais que sejam estratégicos, com dicas essenciais e as melhores ferramentas para te ajudar nessa missão? Vem comigo! 

Como criar posts para as redes sociais com estratégia?

Quer aprender como criar posts para Instagram e outras redes da forma correta? Então inspire, expire e se prepare para a etapa mais importante de todas: o planejamento. 

Parece contraintuitivo, mas a criação de fato é a última etapa do processo. Isto é, se você realmente quer fazer um post incrível. 

Antes de botar a mão na massa, existem diversos outros fatores que você precisa considerar. 

1. Construa o perfil da sua brand persona e crie uma identidade visual

A brand persona é uma personificação da marca, com ela é possível definir como será o posicionamento por meio de elementos como linguagem, tom,  e valores. 

É ela que vai ditar como deve ser toda interação com clientes, funcionários e stakeholders, sempre remetendo a valores fixos, às vezes pode adaptar a abordagem ao canal e público, mas é importante manter o estilo, linguagem e valores intactos. 

Criar uma brand persona é essencial para que as pessoas se identifiquem com a marca e você gere conexão.  

Aliada à brand persona, a identidade visual também é muito importante e se refere ao conjunto de elementos visuais que representam a marca, como cores, logo, ilustrações e avatares. 

2. Entenda quem é sua buyer persona

Você só vai criar posts incríveis se souber exatamente com quem está falando, em qual estágio da jornada de compra essa pessoa está e qual abordagem mais adequada de acordo com seu perfil demográfico e comportamental. 

A única forma de saber tudo isso é criando a buyer persona do seu negócio! 

Personas são representações detalhadas do público ideal da marca. Elas trazem informações essenciais sobre um personagem que representa grande parte da clientela da marca e contribui para uma comunicação mais próxima e humana! 

3. Trace a jornada de compra da sua persona

A jornada de compra representa as etapas pelas quais um consumidor passa até comprar um produto, sendo as principais: 

  • Aprendizado e descoberta: é quando o consumidor nem sabe que precisa de sua solução, mas tem interesse/conhecimento do nicho (exemplo de conteúdo: “Como aumentar a produtividade”); 
  • Reconhecimento do problema: é quando o consumidor, após ler conteúdos sobre o tema, percebe que tem um problema (exemplo de conteúdo: “Como melhorar a gestão de seu tempo?”); 
  • Consideração da solução: agora o consumidor pesquisa possíveis soluções para seu problema e encontra algumas (exemplo de conteúdo: “Como um relógio pode te ajudar a administrar melhor o tempo?”); 
  • Decisão de compra: por fim, o consumidor sabe o que quer e começa a avaliar as opções e comparar (exemplo de conteúdo: “Qual é o melhor relógio?”). 

Percebe que para cada etapa é possível apresentar um conteúdo que acompanha e direciona o consumidor?  

Entender o tipo de conteúdo que você pode criar para as etapas pode garantir ótimos resultados! 

4. Planeje e utilize a estratégia 3H’s em suas editorias

Planejar o tipo de conteúdo para cada jornada de compra não é uma tarefa fácil. Felizmente, temos várias metodologias que podem ajudar no processo. 

Uma delas é a metodologia dos 3H´s, que visa trazer mais consistência e alcance nas diferentes etapas da jornada de compra. 

A metodologia classifica os conteúdos em: 

  • Help: conteúdos mais básicos que visam sanar dúvidas sobre o produto, trazer reviews, tutoriais e educar o consumidor (exemplo: blog da mLabs); 
  • Hub: conteúdos com menor frequência para estreitar o relacionamento com quem já se conectou com a marca. Webinars, parcerias e depoimentos de clientes são todos bons conteúdos para essa etapa, por exemplo; 
  • Hero: são conteúdos exclusivos que entregam muito valor aos consumidores já engajados com a marca (exemplo: nossos conteúdos exclusivos pra quem é cliente). 
criar-posts-5: help, hub, hero

5. Crie o copy do post e legenda

Se você tá se perguntando o que é o copy, ele nada mais é que toda a parte textual de um post. E um bom copywriting é essencial para atrair a atenção das pessoas nas redes sociais.

Não adianta ter uma identidade incrível e conteúdos supercompletos, se a sua copy não for chamativa e estratégica, a marca será um fantasma nas redes.

Aqui vão algumas dicas para escrever um bom copy

  • Tenha compromisso e coerência  
  • Tenha clareza e objetividade 
  • Use o gatilho da escassez para atrair pessoas 
  • Faça perguntas para o seu público 
  • Domine o assunto e passe segurança 
  • Ofereça “algo a mais” nos seus copies 
  • Use depoimentos de clientes satisfeitos 

6. Crie a arte utilizando uma ferramenta de design

Consolidar a identificação de uma marca é fundamental e, para isso, você precisa explorar bem os elementos visuais que compõem a identidade visual. 

A composição de elementos dos posts deve ser única, mas é claro que templates prontos e referências ajudam – e muito! – principalmente se você está começando.  

São eles que vão nortear sua criação no começo, até que você consiga trazer mais originalidade e singularidade aos posts. 

Ao criar a arte, considere: 

Ah, e não se esqueça de considerar o tamanho de imagens adequado para as redes sociais! Não adianta fazer o post mais lindo do mundo, mas não adequá-lo às dimensões corretas de cada formato. 

E falando em criação, nada melhor que uma ferramenta para te ajudar a criar posts a partir de templates e com os tamanhos certos. Confira algumas sugestões abaixo! 

Melhores ferramentas para criar posts para as mídias sociais!

Finalmente é hora de colocar a mão na massa e aprender como criar posts na prática! 

Depois de seguir as dicas dos tópicos anteriores deste artigo, você pode seguir com mais tranquilidade rumo à criação de seu post. 

Para nossa felicidade, podemos contar com ferramentas que quebram um baita galho – um não, milhares! 

Canva

criar-posts-1: tela canva

O canva é uma das ferramentas mais populares na criação de posts e não é à toa!  

Ela conta com milhares de templates de conteúdos dos mais variados temas, é completa,  intuitiva e você aprende a usar superrápido! 

O canva tem a versão gratuita que já te ajuda bastante a criar alguns posts. Você pode acessar a ferramenta clicando aqui

Para utilizar, basta entrar no site, fazer seu registro, escolher um template e explorar as funcionalidades para criar uma imagem no Canva

Trakto

criar-posts-2: tela trakto

A Trakto tem uma dinâmica similar ao Canva, com múltiplos templates e um banco de imagens à disposição dos criadores de conteúdo na plataforma, além de seu editor de imagens completo. 

Para usar a ferramenta basta acessar este link, criar sua conta e começar a explorar seus recursos gratuitamente. 

VistaCreate 

criar-posts-3: tela

VistaCreate (ex Crello), é uma ferramenta de design gráfico gratuita que também conta com milhares de templates! 

Clique aqui para acessar a ferramenta e criar sua conta gratuita. 

Adobe Express

criar-posts-4: tela adobe

A Adobe é famosa por suas soluções de design mais sofisticadas – e caras – como Photoshop e Premiere. 

Um de seus produtos recentes é a Adobe Express (antigo Adobe Spark), que traz a sofisticação de seus outros produtos para uma ferramenta gratuita, também repleta de templates, imagens e opções de edição! 

Saiba mais em nosso post sobre apps para criar imagens para o Instagram

Quanto cobrar para criar um post!

Antes de falar sobre os valores, é importante ressaltar que, assim como a maioria das coisas na vida: depende do contexto!  

Para definir um valor assertivo você precisa considerar fatores como o seu tempo de experiência, complexidade do projeto e o próprio mercado, pois o preço varia dependendo do nicho e região em que você atua. 

Dito isso, ano passado realizamos um uma pesquisa com mais de 2000 profissionais do ramo para saber quanto o social media costuma cobrar.  

Esses dados foram colhidos considerando o nível de experiência e um pacote com: planejamento de conteúdo, criação, postagens e interação para um volume de 12 posts/mês. 

  • Social Media com pouca experiência: Entre R$500 e R$1000 por mês; 
  • Social Media Pleno: Entre R$1.000,00 e R$2.500,00; 
  • Social Media Sênior: Resposta dividida entre “Acima de R$3000 por mês” (34,65%); “Entre R$2000 e R$2500 por mês” (36,01%) e “Entre R$2500 e R$3000 por mês” (20,85%). 

Ou seja, o social media costuma cobrar entre R$500,00 e R$3.000,00 para o planejamento estratégico, criação, publicação, interação e análise de um volume de 12 posts/mês.  

Lembrando que os dados de quanto cobra um social media foram obtidos a partir de respostas de profissionais e não são regras! 

E aí, é muita coisa pra assimilar, não é? Mas comece aos poucos e não se esqueça de considerar a autenticidade e a relevancia na hora de criar seus posts, beleza?  

Bora! Já está na hora de aplicar os conhecimentos adquiridos aqui e criar posts incríveis para sua marca! 

Aproveite também para aprender um pouco mais sobre como criar um bom planejamento de redes sociais, essencial para impulsionar seus canais. 

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