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    Como criar um logo: 6 dicas e 5 métodos de trabalho

    Marketing Digital
    6 de março de 2020
    Como criar um logo: 6 dicas e 5 métodos de trabalho
    Avatar de mLabs

    Por

    mLabs

    Publicado em

    6 de março de 2020

    Sumário:

    A cor mais popular presente nos logos das marcas mundo a fora é o azul, além disso, mais da metade das empresas não possuem texto em seus logos.

    Contudo, não é isso que deve ser considerado ao se desenvolver um logo.

    Neste artigo, mostraremos por que o símbolo usado no logo da empresa não deve estar na moda, por que você precisa estudar a experiência dos concorrentes e quem pode ajudar você a criar um logotipo.

    Por que é preciso ter um logo?

    Um logo é uma imagem que será associada à sua marca.

    Ele reflete a natureza da empresa, cria confiança e vincula emocionalmente os seus clientes a você por muitos anos.

    Com o que você associa uma imagem de uma maçã mordida? Que tal uma sereia branca sobre um fundo verde?

    Esses logos ficaram tão famosos que a Apple e a Starbucks nem precisam mais indicar os nomes de suas empresas neles.

    Um logo é criado para:

    1. Criar a primeira impressão. Um bom logo, nos primeiros segundos, dirá aos clientes o que você faz e como você se diferencia dos seus concorrentes.
    2. Impactar o público-alvo. A escolha certa de cores e símbolos que evocam certas associações ajudará.
    3. Destacar você dos concorrentes. O logo enfatiza a individualidade e ajuda as pessoas a lembrarem de você.
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    Tipos de Logos

    Simbólico

    Como criar um logo: imagem do logo da nike


    São imagens, sinais ou ícones que personificam a ideia da marca. Eles devem ser simples e memoráveis. Os exemplos são: Shell, Hewlett-Packard, Nike.

    Textual

    Como criar um logo: imagem do logo da Coca Cola

    Fonte – https://www.logaster.com

    Se trata do nome da marca sem imagens ou símbolos. Ao criar esse tipo de logo, concentre-se na fonte. Os exemplos são: Coca-Cola, Levi’s, Google.

    Combinado

    Como criar um logo: imagem do logo da Adidas

    Fonte – https://www.designweek.co.uk

    É uma combinação de texto e imagens ou símbolos. Os exemplos são: Adidas, BMW, Lacoste.

    Como criar o seu Logo

    Ideia

    Como criar um logo? Comece com uma ideia básica. Analise o conceito e o público-alvo da marca.

    Em qual linguagem você deseja se comunicar? Que impressão você quer criar? Que mensagem você quer transmitir?

    É importante que todos os elementos do logo trabalhem em harmonia para transmitir uma única mensagem – então ele será mais fácil de ser lido e lembrado.

    Estilo

    Durabilidade

    Não crie um logo baseado em tendência. Pergunte a si mesmo: “Em cinco anos, meu logo ainda será assimilado como é hoje?”. Crie itens atemporais.

    Simplicidade

    Não sobrecarregue o seu logotipo com detalhes – as pessoas precisam entendê-lo sem explicações adicionais.

    Individualidade

    As pessoas lembram de um logo que é eficaz, porque ele se difere dos outros.

    Cor

    Combine no máximo três cores que simbolizarão a sua marca ou empresa.

    Trabalhe com as associações de cores e não se esqueça de conferir como ficará o logo quando aplicado a um fundo branco e preto, bem como, quando transformado em preto e branco.

    Forma

    Lembre-se de como as formas são percebidas de diferentes maneiras.

    Por exemplo, um quadrado (Microsoft) está associado à estabilidade, um triângulo (Adidas, Cat) à energia e linhas irregulares (Apple, Amazon) está associado à flexibilidade e adaptabilidade.

    Fonte

    Escolha no máximo duas fontes simples que fiquem bem juntas. Permita que o texto “respire” o suficiente para facilitar a leitura.

    Formato

    Recomendamos que você salve o logo em dois formatos: vetor e raster.

    O formato em vetor (PDF, CDR, EPS) permitirá que você aumente o tamanho da imagem e mantenha a qualidade.

    Já o formato raster (PNG, JPEG) deve ser usado para trabalhar com a imagem na Internet (publicação no site ou nas redes sociais).

    Cinco Maneiras de Criar um Logo

    Como criar um logo: imagem de duas mulheres estudando com um caderno

    1. Projetar e Desenhar Por Conta Própria

    Você precisará dominar o uso de um editor gráfico (Adobe Photoshop, CorelDRAW ou Adobe Illustrator) para então criar e implementar a ideia do seu logo.

    Vantagens

    • você estará no controle total do processo – desde a ideia inicial até a implementação;
    • você não pagará por ele.

    Desvantagens

    • você perderá certo tempo aprendendo os programas caso nunca tenha trabalho com eles;
    • você precisará ter a ideia e escolher a combinação de fontes, cores e símbolos por conta própria;
    • se você não for um designer profissional, o resultado poderá ficar longe do esperado.

    2. Contratar um Designer

    Na Internet, você pode encontrar muitos designers freelancers que desenvolvem logos.

    No entanto, você ainda precisará pensar sobre o conceito do logotipo.

    O resultado dependerá de quão cuidadosamente você vai elaborar a descrição e o briefing do projeto para o contratado.

    Vantagens

    • você economiza tempo;
    • a tarefa é realizada por um profissional.

    Desvantagens

    • você precisará encontrar alguém que tenha capacidade e habilidade profissional;
    • você precisará controlar o trabalho;
    • o resultado pode ser imprevisível;
    • freelancers, às vezes, não cumprem o prazo e nem o que prometeram.

    3. Solicitar para uma Agência

    Nesse caso, você também delegará a tarefa para profissionais, mas o processo será mais bem organizado.

    As agências costumam entregar o produto no prazo certo e podem até mesmo bolar a ideia do logo para você.

    Vantagens

    • os profissionais o ajudarão em todas as etapas;
    • as agências tendem a cumprir prazos e acordos.

    Desvantagens

    • você precisará dedicar um tempo para encontrar e decidir quem contratar;
    • o trabalho dos profissionais não é barato;
    • você não estará protegido de um resultado ruim.

    4. Com a Ajuda de um Editor Online

    Editores online (Fotor, Sumo Paint, FotoFlexer e outros) são uma alternativa para o tão complicado e difícil de entender Photoshop. Você escolhe os ícones, cores e fontes base e os combina.

    Vantagens

    • a maioria dos editores online é gratuita;
    • você gerencia o processo de criação do logo por conta própria.

    Desvantagens

    • sem ter experiência em design, você escolherá as combinações às cegas;
    • você perderá bastante tempo.

    5. Com a Ajuda de um Gerador Online

    Geradores online como o Logaster são a maneira mais fácil de criar um logo.

    Você insere o nome da marca e escolhe o seu ramo de atividade para que o próprio serviço mostre uma série de opções de logos prontos que você poderá editar manualmente.

    Vantagens

    • você perde o mínimo de tempo;
    • o próprio serviço faz a combinação de imagens e fontes;
    • você pode editar o logo um número ilimitado de vezes;
    • você paga pelo trabalho somente após ter o resultado que deseja;
    • você pode salvar as opções de logo gratuitamente para discutir com especialistas e alterar detalhes;
    • você pode criar imediatamente layouts para cartões de visita, envelopes ou papel timbrado baseados no logo criado.

    Desvantagens

    • você não pode enviar/carregar o seu próprio tipo de fonte ou ícone;
    • você não pode fazer upload do seu logo e editá-lo.

    Conclusão

    Portanto, as principais características de um bom logo são: um reflexo do estilo da sua marca, simplicidade, universalidade e reconhecimento.

    A maneira mais fácil de criar um logo é usando um gerador online e a maneira mais difícil é desenhá-lo por conta própria.

    Para inspirar você a desenvolver um logo criativo, compartilharemos três dicas para você hackear a vida.

    1. Investigue os logos das empresas do seu nicho. Divida eles em componentes e os analise. Faça o seu logo se diferenciar para que os clientes não confundam você.
    2. Sem ideias? Pegue uma folha em branco e escreva ou desenhe tudo o que pode ser associado com a sua marca e serviços oferecidos em 15 minutos. Essa técnica ajuda a despertar a imaginação.
    3. Quando as opções do logo estiverem prontas, mostre-as ao público-alvo ou publique-as nas redes sociais. Pergunte o que emoções e associações os logos evocam. Assim você entenderá o que precisa ser mudado.

    ____________________________________

    Este artigo foi escrito por Anatolii Riabyi, profissional de marketing no Logaster.

     

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