Pesquisar

Os 25 melhores APPs para criar imagens para o Instagram

Os 25 melhores APPs para criar imagens para o Instagram
Avatar de mLabs

Por

Publicado em

Uma coisa é fato: o Instagram é o app mais querido do Brasil! 😍 Logo, ter um perfil bem administrado na rede social traz inúmeras vantagens para as marcas.

E, para alimentar o seu perfil com ideias criativas, ter um bom app para criar imagens no Instagram é essencial!

Afinal, o que os perfis de sucesso têm em comum? Fotos e vídeos publicados de maneira estratégica, que deixam o feed com a identidade da marca, desta forma, transmitindo os seus valores por meio dos posts.

E, acredite, não é preciso ser um mestre do Photoshop para fazer essa mágica e engajar o público na rede social.

Se você quer criar imagens incríveis para o Instagram de maneira simples e intuitiva, erga os braços e comemore. 🙌

Vamos mostrar os 25 melhores apps para criar imagens para o Instagram.

1. Canva: criar imagem personalizada integrada à plataforma mLabs

Se você não tem um grande conhecimento em plataformas profissionais de design, essa é a solução perfeita para criar suas imagens.

Com um painel bastante fácil e intuitivo, o Canva conta com um vasto arquivo de recursos, incluindo a opção de “arrasta e solta”, muito útil para quem quer criar peças gráficas rapidamente e sem a necessidade de conhecimento aprofundado.

A ferramenta ainda tem diferentes opções de design, considerando os tamanhos ideais para cada tipo de publicação no Instagram — feed, reels e story — e também para outras redes sociais.

O passo a passo de como usar o Canva para criar imagens para a rede social é bem simples, de fácil compreensão e com variedade que vai te encantar.

E o melhor de tudo é que o Canva está integrado à plataforma mLabs

A gente te ajuda a criar imagens para o Instagram e demais redes sociais diretamente da nossa plataforma, sem perder nenhum design!

2.Trakto: criar imagens com recortes mágicos e GIFs

O Trakto é uma das ferramentas que gostamos e, por isso, ocupa umas das primeiras posições na nossa lista.

Além de templates prontos e customizáveis para criar imagens para o Instagram, a plataforma é extremamente intuitiva e fácil de usar.

Ela conta com funcionalidades que vão deixar seu trabalho bem mais rápido e divertido. O recorte mágico, por exemplo, remove o fundo da foto com apenas um clique.

Há ainda a possibilidade de armazenar as imagens na nuvem e criação de vídeos, além de diversos filtros, GIFs animados, máscaras e muito mais.

App para criar imagens para Instagram: imagem da página da Trakto

3. Google Slides: uma alternativa para criar imagens pelo Google

Apesar do Google Slides ser uma ferramenta regularmente utilizada para criação de apresentações de slides, ele pode ser muito útil na hora de criar imagens para o Instagram.

O sistema de composição é bem simples e conta com recursos como formas, tabelas, gráficos e diagramas. É possível, inclusive, criar pequenos vídeos para publicar no seu Insta.

App para criar imagens para Instagram: imagem da página do Google Slides

4. Easel.ly: app para criar infográficos para Instagram

Os infográficos estão na moda. Com um estilo de consumo que agrada muito aos usuários de redes sociais, posicionam as informações de forma clara e escaneável.

O Rafa Kiso, fundador da mLabs, sempre publica infográficos em seu Instagram. Veja um exemplo de um post compartilhado por ele:

app para criar imagens para instagram: Print de um post realizado pelo Rafael Kiso no Instagram, mostrando um infográfico que ele utiliza para mostrar informações essenciais e de educação.

O Easel.ly é a ferramenta que indicamos para esse formato de imagem. Com ela, você pode personalizar o seu infográfico e inserir elementos como ícones e objetos, tornando-o bastante atrativo. Assim, mais pessoas compartilharão o seu conteúdo.

Contudo, é importante frisar que esse formato funciona mais adequadamente ao considerar a persona da mensagem e a partir de um processo de educação do usuário, que se acostuma a esse formato.

App para criar imagens para Instagram: imagem da página do Easelly

5. Iconfinder: a ferramenta para criar ícones nas imagens

Os ícones funcionam muito bem tanto como complemento quanto como a estrela principal das imagens. Com um enorme acervo, o Iconfinder permite a composição de peças que usam o simbolismo como elemento comunicativo.

Essa ferramenta é internacional e não é gratuita, existem três tipos de plano com valores diferenciados para você escolher o que melhor se encaixa no seu orçamento.

App para criar imagens para Instagram: imagem da página do Inconfinder

6. Meme Generator Free: o app para criar memes para as redes sociais

Os memes são ótimos para facilitar a comunicação com o público. Embora algumas empresas ainda os menosprezem, eles possuem um alto índice de engajamento e efeito viralizante.

Para criar memes de maneira rápida, a recomendação é o Meme Generator Free. Há uma seleção prévia com os mais quentes do momento, mas você pode inserir e editar imagens e textos como quiser.

App para criar imagens para Instagram: imagem do aplicativo Meme Generator no Google Play Store

7. CloudApp: o app para criar imagens para Instagram usado por marcas conhecidas

Utilizado por grandes empresas como Uber, Netflix, Amazon, Facebook e Ted Talks, o CloudApp tem como grande diferencial o fato de as imagens ficarem armazenadas na nuvem. Isso impede que o trabalho seja perdido e permite o acesso em diferentes plataformas.

Aqui, também destacamos a possibilidade da criação de GIFs, imagens sequenciais que proporcionam a sensação de movimento. É bem legal e os seus seguidores adoram!

App para criar imagens para Instagram: imagem da página do Cloud App

8. Favicon: app para redimensionar imagens e converter os formatos

As redes sociais aceitam diferentes formatos e tamanhos de imagens. Principalmente no Instagram, cujas dimensões são peculiares, é muito importante personalizar. E essa é exatamente a função do Favicon.

Ao carregar uma imagem no site, você poderá redimensioná-la e realizar cortes para postar no Instagram e outras mídias sociais — além de permitir a conversão para os formatos JPG, PNG, GIF e ICO.

App para criar imagens para Instagram: imagem da página do Favicon

9. Page2Images: faça prints das páginas de forma rápida e fácil 

Os print screens fazem parte do cotidiano do consumidor moderno. Mas, muitas vezes, eles também podem ter um importante papel para os negócios.

Esse é um ótimo recurso para divulgar, por exemplo, sites, blogs, redes sociais, apps e outras páginas virtuais. Ou, então, para criar tutoriais e os mais diversos “passo a passo” e engajar o usuário.

A função do Page2Images é facilitar esse processo de criar imagens para o Instagram e demais redes a partir de print screens. Tudo que você precisa fazer é digitar a URL e a ferramenta criará uma foto da página em desktops e dispositivos móveis.

App para criar imagens para Instagram: imagem da página do Page2Images

10. Photovisi: colagens nas imagens para Instagram

Uma das ferramentas queridinhas dos administradores de páginas do Instagram, o Photovisi tem a função de realizar uma ação que gera muito engajamento na rede social: as colagens.

Com essa ferramenta, você pode mesclar diversas fotos em uma mesma imagem e organizá-las da forma que preferir, criando uma espécie de mural customizado. É possível, ainda, inserir ícones, objetos e textos no painel.

Ah, e a própria ferramenta também tem diferentes layouts e planos de fundo para personalizar ainda mais a montagem. Legal, né?

App para criar imagens para Instagram: imagem da página do Photovisi

11. BeFunky: o app para criar imagem para Instagram com nitidez e muito mais 

Um social media experiente sabe que não basta apenas postar no Instagram. É preciso optar pela excelência visual da publicação. Mas como criar imagens com nitidez e qualidade? Usando um bom editor de fotos!

O próprio Instagram permite que o usuário insira filtros e efeitos nas fotos que serão postadas. Mas, se a sua intenção é dar um passo além nas possibilidades de edição e usar imagens com mais brilho e nitidez, a solução é o BeFunky.

Ele serve para cortar, retocar, remover olhos vermelhos, inserir molduras, modificar brilho, luzes e sombras, melhorar a nitidez e muito mais. Tudo isso com um design agradável e super fácil de usar.

App para criar imagens para Instagram: imagem da página do BeFunky

12. Subtle Patterns: imagens de fundo para destacar o seu conteúdo 

O uso dos stories é cada vez mais relevante nas redes sociais, sobretudo no Instagram. Desde que foi lançado, a adesão a esse recurso é impressionante e cresce ao longo do tempo. Ele é uma das principais formas de interação com o público.

Hoje, é possível publicar enquetes, perguntas, contagem regressiva, textos personalizados e até vender pelo Instagram Stories. Mas para gerar maior engajamento, os posts devem contar com um visual muito bem feito, como o uso de um fundo que destaque o seu conteúdo. 

O plano de fundo das imagens é um elemento essencial para dar um “tcham” às suas postagens, tanto para o stories quanto para o feed. Com um estoque vasto, o Subtle Patterns permite o download gratuito de backgrounds para você utilizar onde e como quiser.

App para criar imagens para Instagram: imagem da página do Subtle Patterns

13. Inshot: app móvel para revolucionar as imagens para o story

Entrando no campo dos aplicativos móveis, o Inshot é uma solução para edição de imagens e vídeos que auxilia na criação de conteúdo visual. Aqui, destacamos sua aplicabilidade no Instagram Stories.

Você pode incluir textos, emojis, girar imagens e criar suas próprias montagens. Tudo isso sem a necessidade de sair do celular e sentar à frente da tela do PC.

App para criar imagens para Instagram: imagem do aplicativo Inshot na Play Store

14. Drool: o app para criar imagem com legendas

Outro app muito popular é o Drool. Aqui, o foco é na aliança entre os formatos de imagem e texto, o que pode gerar bons resultados para diversos tipos de negócio. Palavras ou frases com fontes variadas podem ser adicionadas sobre as fotos, além de molduras e desenhos.

Perfeito para enviar uma mensagem no Insta, já que as pessoas geralmente observam as fotos antes de consultarem a legenda.

App para criar imagens para Instagram: imagem do aplicativo Drool na Play Store

15. Hype Type: imagens animadas para gerar maior engajamento

O Hype Type também é muito popular entre os usuários dos Stories. A grande sacada é que os textos são animados, então você pode dar um toque especial às suas imagens.

Para isso, basta selecionar a foto, digitar o texto e escolher a fonte e o efeito desejado. O formato é muito interessante, pois chama mais a atenção do que palavras imóveis.

16. VSCO: o app para criar imagens com edição de luz e sombras

O uso de um bom editor de imagens facilita muito o dia a dia de um social media, pois ajudará você em diversas ações, como criar um post para Instagram diferenciado e com qualidade, transformar imagens simples em artes incríveis e criar identidades visuais que aumentem o engajamento da marca.

Se você procura um app de edição de fotos com funcionalidade bem simples, o VSCO Cam é uma boa opção. Esse app é bem parecido com o próprio Instagram, de fácil navegabilidade e muito intuitivo.

Seu ponto forte é a sua capacidade de manipular a luz e sombras. Além de criar suas imagens, você pode compartilhá-las com outros usuários do VSCO e estabelecer laços com uma comunidade criativa.

App para criar imagens para Instagram: imagem do aplicativo VSCO na Play Store

17. Legend: criações ousadas para atrair e engajar

O Legend é um criador de animação de texto super intuitivo e ótimo para editar vídeos e imagens para Instagram. Com ele você tem a opção de criar conteúdo só com texto ou fazer o upload de fotos e vídeos.

As funcionalidades do Legend ajudam a criar Stories impressionantes, já que você adiciona um layout de animação de texto bem projetado, o que deixa os seus vídeos e fotos muito coloridos.

App para criar imagens para Instagram: imagem do aplicativo Legend na Play Store

18. Over: o app para fazer arte pelo celular 

O Over é super indicado para editar artes com rapidez e facilidade. Você pode começar uma arte do zero ou utilizar os modelos personalizáveis disponíveis no app. A ferramenta tem uma série de efeitos inspiradores para fazer brilhar sua marca e seus projetos de arte pessoal.

No plano pago você ainda tem acesso a inúmeros modelos de gráficos, fontes e imagens, todos personalizáveis. Mas se você optar pelo plano gratuito, também poderá criar e personalizar conteúdo com texto, fotos e vídeos.

App para criar imagens para Instagram: imagem do aplicativo Over na Play Store

19. SCRL: um destaque de aplicação do iOS

Com o SCRL você consegue inovar as publicações no formato de carrossel. O app, disponível apenas para IOS, permite criar layouts, panoramas, colagens, painéis de humor exclusivos e muito mais.

Além de permitir criações para os formatos paisagem, quadrado e retrato, é possível organizar, legendar, girar, redimensionar e sobrepor suas imagens em quadros únicos ou múltiplos.

App para criar imagens para Instagram: imagem do aplicativo SCRL na Play Store

20. Pixlr: crie imagens com diferentes combinações de efeito

Com o uso de inteligência artificial, o Pixlr permite remover o fundo de uma foto com apenas um clique, além de criar efeitos visuais únicos em suas imagens de forma rápida e intuitiva, em poucas etapas.

A ferramenta também conta com uma biblioteca repleta de ícones, adesivos, bordas, efeitos, sobreposições, textos decorativos e outros objetos para adicionar às suas fotos e painéis.

Com todos esses recursos, o aplicativo Pixlr possibilita até 2 milhões de combinações na hora de criar uma imagens para o Instagram e demais mídias sociais e chamar a atenção do seu público.

app para criar imagens para Instagram: Print da tela de apresentação da Pixlr, que mostra um pouco da plataforma com a escolha de imagens.

21. Adobe Photoshop Express: aplicação gratuita e oficial da Adobe 

Quando perguntamos como criar imagens de qualidade, sem dúvidas a Adobe é uma grande referência com todas as suas ferramentas de edição, mas que requerem assinatura de um plano para uso.

Mas a gente tem uma novidade para você: há uma ferramenta gratuita oficial da Adobe, e que apesar do uso livre, não deixa a desejar quando o assunto é qualidade. Eu ouvi um amém?!

Além dos recursos comuns de edição de imagens e das centenas de temas e efeitos, o diferencial do Adobe Photoshop Express é a possibilidade de corrigir alguns erros e falhas nas imagens e vídeos, como a remoção de manchas, ajuste de perspectiva e outros retoques necessários para melhorar a imagem.

app para criar imagens para instagram: Print com apresentação da ferramenta, é uma propaganda mostrando que com ela é possível editar imagens e textos na imagem.

22. PicsArt: crie e troque artes entre os usuários

O PicsArt é um dos aplicativo de edição de fotos mais populares do mundo, e conta com recursos como colagens, editor de fotos, imagens gratuitas, stickers, dupla exposição, filtros…. Ufa! É tanta coisa.

E mesmo com tudo isso, o seu painel é simples e intuitivo. Capaz de sanar algumas dores de quem trabalha com gerenciamento de redes sociais, como a necessidade de agilidade e facilidade para produzir conteúdos.

app para criar imagens para instagram: uma mulher branca está fazendo uma bola com o chiclete e ao lado aparece o nome PicsArt.

23. Giphy: o app para criar GIFs personalizados

Nem só de imagens estáticas vivem as mídias sociais, como você pode ver no nosso próprio blog! 

Apesar de existirem há muito tempo, os GIFs se renovaram e estão dominando as redes, tornando-se verdadeiros instrumentos de engajamento e atração de seguidores.

E para criação de imagens animadas, o Giphy é uma das ferramentas mais famosas e ainda tem integração direta com o Instagram. Muitas empresas — cof cof mLabs cof cof — usam e abusam desse recurso.

No site do Giphy é possível usar, por exemplo, pequenos vídeos de colaboradores e criar os próprios GIFs da marca, ou então fazer imagens animadas com os produtos para divulgá-los de forma criativa no Instagram.

app para criar imagens para instagram: Print de uma imagem de propaganda da Giphy que mostra três telas de celulares diferentes em interações diversas com a plataforma.

24. MuseCam: recursos semiprofissionais para edição 

Para quem prefere ferramentas com uma pegada mais profissional e recursos avançados de edição de imagens, a escolha deve considerar o MuseCam. As aplicações podem ser comparadas ao trabalho de verdadeiros profissionais de edição e criação de imagens.

Criado por uma equipe de fotógrafos, o Musecam permite capturar e editar fotos usando predefinições de emulação de filmes, ferramentas de nível profissional e controles avançados de câmera fotográfica.

app para criar imagens para instagram: print da propaganda da ferramenta que mostra a diversidade de uso em funcionalidades na qualidade da imagem.

25. PhotoGrid: crie e faça montagens com várias imagens

O PhotoGrid é um aplicativo que ajuda na hora de fazer montagens para publicar no Instagram. Ele se assemelha à função “layout”, que faz parte dos recursos disponíveis nos stories da rede social.

Esse aplicativo é bastante intuitivo e fácil de usar, e aceita diversos formatos de arquivos para criar imagens para o Instagram com montagens de até 15 fotos.

app para criar imagens para instagram: várias imagens com fundos coloridos e pessoas diversas, todas felizes e contentes para transmitir a ideia de que a ferramenta é boa e de qualidade.

Agora, você está munido de um arsenal de apps para criar imagens para o Instagram e encantar cada dia mais os seus seguidores.

Mas não acaba por aí. Como queremos ver você feliz, vamos deixar uma dica extra para detonar nas redes sociais, um dos formatos que mais tem crescido na rede social: o carrossel!

Agende posts com a mLabs e economize horas de trabalho!

Gerencie todas as mídias sociais por 30 dias grátis

redes-sociais-banner

VOCÊ ACABA DE GANHAR 30 dias grátis