Pesquisar

Quanto cobra um Social Media? Confira números revelados por pesquisa e descubra como precificar os serviços

Quanto cobra um Social Media? Confira números revelados por pesquisa e descubra como precificar os serviços
Avatar de Redator mLabs

Por

Publicado em

A profissão de Social Media é relativamente nova no mercado e, por isso, tem diversos desafios.  

Um deles é a precificação, já que ainda não existe uma regulamentação, entendimento e comparação sobre o que está sendo praticado pelos profissionais.  

Por ser uma das principais dúvidas do mercado de Social Medias e aspirantes, nós, da mLabs, nos unimos ao O Novo Mercado e fizemos uma pesquisa com mais de 2000 profissionais da área. 

Segue o fio e veja o que você encontrará nesse material! 

Quanto cobra um Social Media?  

A dúvida – de milhões – infelizmente não pode ser respondida de forma tão simplista. 

O preço que um Social Media cobra pode sofrer variações por diversos fatores, como: região, experiência, escopo do projeto, quantidade de horas alocadas para o desenvolvimento, terceirizações e etc.  

Porém, nesse estudo – realizado em 2022 – cerca de 2000 profissionais nos contaram quanto cobram e tiramos alguns insights importantes sobre a variação de preço de acordo com o grau de senioridade:  

Um Social Media com experiência nível Júnior cobra 60% menos que um profissional de nível Pleno e 67% menos que um profissional nível Sênior. 

A partir do estudo, podemos concluir que o Social Media cobra, variando pelo nível experiência, de R$500,00 e R$3.000,00 para o planejamento estratégico, criação, publicação e análise de um volume de 12 posts/mês. 

Se você quiser saber tudo no detalhade, acesse os resultados baixando o estudo completo! 

30-DIAS-GRATIS-MLABS: BANNER

O que considerar em um orçamento de Social Media?  

Criar uma proposta para um cliente pode ser aquele momento de desespero na vida do Social Media.  

Sem referências fica difícil pra qualquer um, não é? Mas calma, tudo tem jeito e além do estudo que já citamos aqui em que você pode se basear, trouxemos os principais tópicos para avaliar antes de dar seu preço, veja só: 

Complexidade do projeto 

Ah, esquecer esse fator é um dos MAIORES erros que um Social Media pode cometer.  

O valor vai ser facilmente afetado se o job for de uma complexidade MUITO alta. Alguns nichos de mercado, por exemplo, são extremamente especializados, técnicos, ou cheios de regras. Medicina e odontologia, por exemplo, têm uma regulamentação que proíbe postar uma série de coisas, como procedimentos, etc. 

Além disso, a criação de conteúdo educativo nessas áreas pode exigir um tanto a mais de pesquisa e tempo. 

Então, antes de pensar em um preço, entenda muito bem qual o grau de complexidade do projeto e as expectativas do cliente.  

Horas necessárias  

A quantidade de horas que você levará para fazer a gestão de redes sociais de um único cliente é outro fator que influencia bastante no valor. 

Se um cliente te demanda 2 horas por dia e outro 4, mesmo que as atividades sejam as mesmas, o valor precisa ser diferente.  

Agora, o preço da sua hora também depende. Uma dica é considerar todos os seus custos e precificar de forma que você possa cobrí-los com tranquilidade e ainda ter uma boa margem de lucro. 

Experiência  

Seu nível de experiência deve ser considerado na hora de precificar seus trabalhos. É possível analisar e entender isso pelo tempo que está na área e complexidade dos projetos que já realizou.  

Normalmente dividimos as categorias de experiência em: 

  • Júnior: até 5 anos na área; 
  • Pleno: mais de 5 anos e capacidade de tomar decisões; 
  • Sênior: mais de 10 anos e maturidade para tomar decisões e assumir responsabilidades de liderança. 

É óbvio que isso não está cravado em pedra e sim, existem profissionais fora da curva, capazes de uma entrega compatível com grau de senioridade muito superior ao seu tempo de carreira. Os números acima são apenas um parâmetro. 

 Avalie também a qualidade da sua entrega, compare com outros profissionais e com os benchmarks do mercado. Você precisa ser capaz de defender uma entrega diferenciada, ainda que tenha menos tempo de carreira. 

Prazos 

Caso o projeto tenha um prazo muito curto e seja tudo muito urgente, o preço deve ser diferente de um job mais flexível. Afinal, tempo é dinheiro. Pare pra pensar, quanto seria sua hora no final de semana? 

Por fim, sempre alinhe antes as questões de prazo e tenha em mente na hora de fechar o valor.  

Como achar trabalhos ou contratar um Social Media? 

Existem várias formas de contratar um Social Media pela internet, por isso é importante dar atenção às principais plataformas e como apresentar seu trabalho por elas.  

O portifólio é um dos prontos cruciais e não tenha dúvida que seu potencial cliente vai analisar isso antes de fechar um trabalho. Então, estamos falando de um documento que precisa conter todas as informações relevantes sobre seus serviços, além de cases de sucesso, trabalhos de destaque, experiências, etc  

Mas, vamos para as principais ferramentas disponíveis no mercado hoje para quem busca um profissional do ramo: 

LinkedIn 

O LinkedIn é uma rede social corporativa e permite a conexão entre pessoas que estão contratando e profissionais.  

Com as ferramentas que a plataforma têm, fica muito fácil anunciar vagas e até mesmo fazer buscas por profissionais freelancers da área.  

Mantenha seu perfil atualizado com seus trabalhos e link de portifólio, informe que você é um social media freelancer e filtre as vagas do segmento. 

Grupos de Facebook 

Os grupos de Facebook focados em marketing e vagas podem ser uma boa forma de encontrar o negócio perfeito para você gerir as redes sociais.  

Nesse canal os profissionais divulgam seus portifólios e as empresas também anunciam oportunidades.  

Workana 

Workana é uma plataforma para contratação de freelancers e trabalhos remotos.  

Ela é bem simples e intuitiva, trazendo os dados dos profissionais, quantos projetos já realizou pela plataforma e os valores por hora cobrados.  

Diferente das duas opções anteriores, o Workana é pago, mas garante segurança nas transações e na entrega do projeto.  

99Frelas 

O 99Freelas também é uma plataforma onde é possível encontrar vagas e profissionais nas áreas de programação, comunicação, marketing e etc.  

Essa plataforma também é paga e possui garantias quanto aos valores e entrega. 

Baixe o estudo completo e tenha acesso aos dados e análise gratuitamente!  

Se você quer saber mais detalhadamente sobre os valores que o mercado pratica hoje na área de Social Media, tenho uma dica que vai te ajudar!👀 

Como já dissemos, desenvolvemos um estudo “Quanto cobrar para gerenciar Redes Sociais” que contém informações, insights e análises com base nas respostas de mais de 2.000 profissionais do Brasil. 🙌 

E você pode se inscrever para baixar o material gratuitamente, demais né? É só clicar neste link e aproveitar! 😎 

Agende posts com a mLabs e economize horas de trabalho!

Gerencie todas as mídias sociais por 30 dias grátis

redes-sociais-banner

VOCÊ ACABA DE GANHAR 30 dias grátis