Como Programar Post no Facebook de Maneira Eficaz?

Guia para Programar post no Facebook

Saber como programar post no Facebook é hoje mais importante do que nunca. Afinal de contas, fazer com que seus clientes estejam presentes na maior rede social do mundo é tarefa obrigatória para qualquer social media.

E, convenhamos, você precisa economizar tempo fazendo isso, ou vai acabar se matando de tanto trabalhar! Então, antes de entrar a fundo nesse assunto, veja alguns números importantes da rede social.

Ao completar seus 15 anos, o Face chegou aos 2,5 bilhões de usuários — na prática, é mais gente que isso, por que faltam aqui os jogos e aplicativos — o que é nada menos que um terço da população do planeta.

Só no Brasil, a rede de Zuckerberg já ultrapassou os 130 milhões de usuários, o que nos coloca como o terceiro país que mais faz uso dela. E, o número de usuários cresce cerca de 18% ao ano, o que é muita, muita coisa! 😱

Embora, o Facebook não revele o número de Fanpages na plataforma, você há de convir que é muito difícil conhecer uma empresa, mesmo de pequeno porte e não encontrá-la rapidamente numa busca na rede social.

Para abocanhar uma parte dessa enorme audiência, você precisará garantir uma boa frequência de postagens para todos os seus clientes, o que é bem difícil de conseguir sem uma boa ferramenta de redes sociais.

E, para que você possa aproveitar mais ainda a potência dessa rede social, neste post ensinamos como e por que programar postagens no Facebook utilizando a mLabs!

Também vamos dar algumas dicas para tirar mais vantagens de cada postagem. Continue a leitura, facilite seu trabalho e entenda como isso pode melhorar seus resultados!

Por que agendar posts no Facebook?

Uma ter boa performance no Facebook você precisar investir muito do seu tempo e do seu conhecimento estratégico de marketing. Você precisa abordar todas as datas sazonais importantes para o cliente, por exemplo, e ainda gerar dados, analisar resultados e produzir relatórios.

Deve, também, ficar de olho em menções da marca e nas tendências de mercado digital, analisando pesquisas como a nossa sobre Tendências e apostas para o mercado digital 2020 e consultando ferramentas como Google Trends e BuzzSumo.

Não é à toa que a gente vive insistindo aqui no blog para que tudo comece com o planejamento das suas ações, definição de objetivo e uso de um calendário de publicações.

Uma marca que pretende se tornar sólida nas redes sociais precisa realizar campanhas estratégicas, pensadas antecipadamente e que se comuniquem com outros esforços de marketing digital, para que os seus clientes ou potenciais clientes enxerguem todos os canais falando na mesma língua.

Por outro lado, a sobrecarga de atividades é grande e é bem provável que você não esteja em condições de realizá-las sem o auxílio de ferramentas de suporte. Afinal, são necessários vários mecanismos para conseguir ser efetivo gastando o mínimo de tempo possível com tarefas mecânicas.

Em outras palavras, se você calcula seu preço por hora, copiar e colar, editar imagens e ficar interrompendo o raciocínio criativo ao mudar de uma tarefa para outra — ou de um cliente para outro, o que é pior — vai diminuir muito seus rendimentos no final do mês.

O social media que está acostumado a gerar resultados para seus clientes sabe muito bem que algumas tarefas fazem uma baita diferença no resultado, como postar nos melhores dias e horários, editar imagens para aumentar o engajamento e analisar dados para o próximo planejamento.

E diante de tantas exigências, você não vai conseguir bons resultados para seus clientes trabalhando sem agendamento. Você pode até tentar, mas só vai conseguir se matar de tanto trabalhar, é como nadar o oceano e morrer na praia.

Acredite, programando seus posts no Facebook você conseguirá melhores resultados, em menos tempo.

O que é melhor para postar: perfil ou página do Facebook?

Vale a pena reviver a discussão sobre as diferenças entre perfis e páginas no Facebook, agora sob uma nova perspectiva.

Afinal, se você acha que a resposta a essa pergunta é um caso encerrado, talvez o seu cliente não ache. Enquanto ele insistir em manter um perfil, os resultados vão ser prejudicados e, consequentemente, o seu trabalho também!

Então, é sempre bom relembrar os argumentos para convencer seus contratantes a migrar o perfil para uma Fanpage.

O primeiro e mais persuasivo ponto que você deve utilizar é quantitativo, não dá pra ter mais que 5.000 amigos em um perfil pessoal. A página, por outro lado, não tem limite de seguidores.

Há, ainda, uma série de motivos para que as empresas escolham manter páginas em vez de perfis:

  • as páginas oferecem ferramentas avançadas de customização e mais campos para falar sobre a empresa;
  • apenas Fanpages dão acesso ao Gerenciador de Anúncios para criar anúncios tanto no Facebook como no Instagram;
  • com uma página, é possível acessar o Facebook Insights, ferramenta de análises e métricas que facilita o trabalho do social media;
  • as páginas oferecem melhores opções para expor produtos, com fotos e descrições, inclusive a possibilidade de criar uma Loja no Facebook;
  • assim como o perfil, uma Fanpage no Facebook é de graça.

Quanto ao Gerenciador de Anúncios, ele permite uma modalidade de anúncios muito interessante, os chamados dark posts. Conteúdos criados apenas para serem veiculados como anúncios, ou seja, que não precisam ficar afixados no feed das páginas. Ou seja, só serão exibidos para pessoas que realmente devem vê-los!

Como planejar seus posts de maneira estratégica?

Quando a gente insiste em planejamento, análises e processos, não é à toa. Essas coisas fazem toda a diferença para os resultados das suas postagens. E, resultados, você já deve saber, é o que mantém os seus clientes felizes.


Eles podem até se surpreender com a beleza das imagens e o capricho dos textos que você cria, mas empresas sobrevivem de vendas, e as redes sociais possuem grande responsabilidade nisso.

Então, para chegar ao momento de realizar o agendamento de posts, você precisa ter seguido todo um planejamento de marketing, cujos principais passos são:

  • definir um objetivo de marketing, como conquistar o reconhecimento do mercado, aumentar do número de vendas, criar relacionamentos, fortalecer a identidade da marca, entre outros;
  • identificar seu público-alvo de uma maneira específica, por meio da elaboração de uma buyer persona;
  • adequar o tom das suas postagens a essa persona e escolher imagens, vídeos, gifs e textos com os quais ela se identifique.

Para aumentar o seu alcance, já que a entrega orgânica do post é limitada pelo algoritmo da rede social,  é interessante publicar em diferentes períodos do dia, da semana e do mês.

Mas nem todas as empresas ou marcas dispõem de tantos braços e tempo para tamanha façanha. Assim, programar posts é uma forma de automatizar a gestão das mídias sociais e economizar tempo.

Como programar post no Facebook usando a mLabs?

O primeiro passo para programar post no Facebook é acessar a plataforma mLabs.  

Se você ainda não é assinante, não tem problema! Você pode testar de graça e ver se gosta antes de contratar (Clica aqui, ó!). 😉 

O cadastro é criado com e-mail e senha ou utilizando sua conta no Facebook. 

Criar Posts: imagem da tela inicial da plataforma mLabs

Logado na mLabs, você pode iniciar o agendamento pelo recurso “Agendar Post” ou “Calendário”. 

Criar Posts: imagem da tela de agendamento da mLabs

Nesta fase você deverá escolher a rede social para criar seu post. Nesse caso, escolhemos o Facebook. 

Como programar post no facebook: imagem da tela de agendamento da mLabs, mostrando o ícone do facebook selecionado.

Você poderá escolher se deseja criar ou editar a sua imagem pelo mLabs Studio ou pelo Canva. Ao escolher uma dessas ferramentas você será redirecionado para a área de criação, onde encontrará inúmeros os recursos de edição.

Como programar post no facebook: imagem da tela de agendamento da mLabs, mostrando onde se localizam os editores Studio mLabs e Canva

Se você já possui uma imagem pronta, é só fazer o upload do arquivo, inserir o texto da sua publicação. Ah! Também poderá colocar emojis, hashtags e muito mais.

Como programar post no facebook: imagem da tela de agendamento da mLabs, mostrando o botão upload e o campo de texto da ferramente

Aqui você deve escolher o dia e o horário que o seu post será publicado! Lembre-se de escolher as opções adequadas para sua audiência e, na sequência, clicar em “Salvar”. 

Como programar post no facebook: imagem da tela de agendamento da mLabs, mostrando onde selecionar a data e horário da publicação

Por fim, depois de salvar as configurações, a mLabs te dá um preview do post. Basta conferir os dados e pronto. Sua postagem está agendada! 

Como ter resultados com as suas postagens no Facebook?

Para ter resultados com as suas postagens não adianta, você precisa analisar as métricas do Facebook.

Elas vão te ajudar a compreender quais conteúdos mais interessam ao seu público, quais têm mais engajamento e alcance e quais são os melhores horários para postar.

Acompanhe os resultados e otimize a estratégia

Apesar de o próprio Facebook permitir o agendamento de postagens pelo Facebook Creator Studio, esse não é o melhor caminho para fazer isso de maneira eficaz. A plataforma apresenta recursos limitados, e muito do que está lá não vem disposto de um modo claro.

Além disso, essa ferramenta básica não foi elaborada para quem tem vários clientes e precisa alternar de um para outro com grande agilidade. São alguns segundos extras gastos em cada ação que, ao longo do dia, podem se tornar horas. ⌚

Pela mLabs, você consegue gerar relatórios personalizados das redes sociais, acompanhar seus resultados e monitorar os concorrentes dos seus clientes de um modo organizado e com a ajuda de recursos visuais como gráficos fáceis de serem interpretados.

relatório-facebook-crescimento-no-periodo-mlabs

Segmente seu público corretamente

A segmentação no Facebook é a alma de uma boa estratégia digital. Selecione o público-alvo que seus posts devem atingir por faixa etária, localização, perfil social, interesses mútuos, entre outros. Isso vai contribuir para um conteúdo mais preciso no momento de programar seus posts.

Com a mLabs você pode entender as preferências do seu público, como dados demográficos, fontes, cidades, descobrir os dias e horários de mais acesso, o tipo de conteúdo certos para postar em cada página e muito mais!

Como aumentar o alcance no Instagram: imagem da tela de relatórios da mLabs

Abuse dos diferentes tipos de conteúdo

Nem sempre uma postagem simples despertará a atenção e curiosidade da audiência. Aquela pequena descrição com link, ou mesmo um texto corporativo tornam-se desinteressantes com o passar do tempo.

A mesmice cansa, entedia e para páginas institucionais, isso é ainda pior. Por isso, a mLabs permite que você poste em vários formatos e ainda te indica qual é o melhor conteúdo, aquele mais aceito pelos seguidores.

Desta forma, você pode desenvolver posts com mais assertivos e ainda explorando a criatividade, com gifs, vídeos, links de fotos e notícias que tenham a ver com o seu negócio, gerando mais engajamento na página.

Como aumentar o alcance no Instagram: imagem do relatório melhores conteúdos da mLabs

Considere tempo e lugar

Imagine que aquela postagem que você considera ideal não chegará no feed de todos os usuários como você gostaria. Isso acontece por uma questão de lógica, as pessoas não acessam o Facebook ao mesmo tempo, da mesma maneira.

Logo, é interessante programar o mesmo post no Facebook para diferentes momentos. Inclua novos horários, períodos e multiplique a audiência alcançada.

Quando as postagens vêm acompanhadas de localização, aquelas que ocorrem mais próximas a você terão destaque na sua timeline. Sabendo onde se encontram os seus clientes, é possível adicionar uma localização próxima e alcançar usuários mais facilmente. 😉

Crie imagens incríveis e atraia o público pelo visual

A página do Nubank está aí pra mostrar como as imagens são importantes. Elas não têm como função apenas captar o olhar mas, pelo poder das cores, trazer a ideia de uma marca.

Com o mLabs Studio você consegue criar imagens incríveis para chamar a atenção do público. Apesar de ser uma ferramenta de design, o foco dela é na criação de posts para as redes sociais.  

Ao utilizar o Studio você pode: 

  • criar posts nos formatos ideais para as redes sociais;
  • utilizar templates exclusivos e editáveis;
  • utilizar nosso banco de imagens gratuito (mais de 3 milhões de imagens);
  • aplicar efeitos, colocar máscara, remover o fundo da imagem e muito mais!

Economizar tempo, produzir melhores conteúdos, ser mais assertivo e ainda guardar sua energia para o que realmente importa são os retornos imediatos que você terá ao programar post no Facebook.

Mas há também o retorno em números e relatórios, como aumento do alcance, mais visitas na página, seguidores mais engajados, melhora na conversão e vários outros!

Seja como for, isso tudo só será possível se você utilizar a ferramenta certa e é aqui que a mLabs entra para ajudar você. Teste gratuitamente nossas funcionalidades e descubra tudo que elas podem fazer pelos seus resultados!

Facebook Comments
Gestão de redes sociais Entenda por que a mLabs é a ferramenta de gerenciamento de redes sociais escolhida por mais de 120 mil marcas!

Posts relacionados