Por que usar uma ferramenta de gerenciamento de redes sociais?

Segurando dinheiro

Coordenar todas as ações para construir uma presença online não é uma tarefa simples. Isso envolve controlar o fluxo de postagens nos diversos canais, desenvolver conteúdo original, gerar leads – e convertê-los – trabalhar o engajamento do público, entre outras.

Não é à toa que os profissionais de marketing sejam grandes adeptos de ferramentas que facilitem esse processo e otimizem seu trabalho no dia a dia.

E, para gerenciar redes sociais, isso não é diferente. As plataformas de gestão podem ser uma “mão na roda” na hora de orquestrar todas essas ações, elevando resultados, otimizando tempo e ajudando na aplicação da estratégia.

E, se você ainda tem dúvidas disso, nesse post vamos te fazer entender quais são as vantagens de contar com uma ferramenta de gerenciamento de redes sociais, e como ela pode te ajudar a construir sua presença online com o mínimo esforço!

Fique com a gente!

Por que usar ferramentas de gerenciamento de redes sociais?

É bem possível que você gerencie várias redes sociais, como Facebook, Instagram, LinkedIn, etc. — plataformas que exigem uma linguagem própria, demandam conteúdos específicos e devem ser atualizadas em diferentes horários.

Ter que acessar todas essas contas para mantê-las atualizadas é sempre um desafio! É muito trabalhoso dar a devida atenção a todas elas e, ainda, manter o mesmo padrão de qualidade em todas, evitando erros e garantindo que todas as interações sejam devidamente respondidas.

Qualquer deslize pode significar a perda de seguidores, algo que reduz o alcance da marca e as possibilidades de gerar negócios. Mas esse cenário pode ser diferente se você utilizar um bom software de gestão de redes sociais.

Com ele, o social media consegue otimizar os processos, facilitar a publicação e acompanhamento de posts, o que permite dedicar mais tempo no desenvolvimento das estratégias para as mídias sociais.

Com uma plataforma de gerenciamento de redes sociais adequada, você poderá atingir o todo o potencial de divulgação online da empresa e fazer crescer o número de vendas. Com o ganho de tempo, poderá dedicar mais esforços para a parte estratégica.

Ainda está em dúvida sobre os benefícios de contar com uma ferramenta de gerenciamento de redes sociais? Siga com a gente.

E quais são as vantagens de ter uma ferramenta de gerenciamento de redes sociais?

Descobrir os melhores dias e horários de postagem de acordo com o seu público

Entender quais os melhores dias e horários para fazer suas postagens nas redes sociais ainda é um desafio para muitos profissionais da área.  Plataformas como o Facebook costumam oferecer esse tipo de dado, mas eles nem sempre traduzem fielmente os hábitos de quem lhe acompanha.

O Facebook considera informações gerais da rede e não da sua base de fãs. E, obviamente, cada página é um universo à parte, com públicos que se comportam de maneiras diferentes!

As melhores ferramentas de gestão podem gerar insights valiosos acerca disso, te mostrando quais são os melhores horários para postar em cada rede social de acordo com o comportamento da sua base! Dessa forma, desenvolver estratégias efetivas para sua persona ficará ainda mais fácil.

Fazer uma análise de resultados completa e eficiente

A internet é uma plataforma extremamente dinâmica e moldável — muda a cada instante, sem parar.

Para garantir que você continue atingindo o seu público de maneira assertiva, é preciso compreender o comportamento dele e entender o que dá resultado e o que não vem apresentando um bom desempenho — informações que podem ser facilmente coletadas e analisadas com uma boa ferramenta de gestão.

As melhores delas permitem que você veja:

  • todas as interações com as suas publicações
  •  o alcance de cada uma das postagens
  • taxa de engajamento (quantidade de cliques, likes, comentários e compartilhamentos)
  • número de seguidores (tanto crescimento quanto redução na base de usuários)
  • efetividade da página

Simplificar os seus processos de postagem

Para manter uma divulgação e construção de marca eficazes é preciso construir processos. Mas muito disso acaba se perdendo com a necessidade de acessar diariamente cada conta para fazer novas postagens.

A verdade é que é humanamente impossível seguir processos e manter a qualidade quando se têm um volume operacional diário muito grande. E, se você trabalha como social media sabe bem que postar é apenas a ponta do iceberg das suas funções.

Uma ferramenta de gerenciamento de redes sociais permite que você faça o agendamedento dos seus posts em diferentes plataformas, utilizando um mesmo ambiente.

O organização dos fluxos de trabalho, desde a concepção da ideia, até a criação e aprovação do post também pode ser toda controlada (e documentada) na ferramenta). É possível integrar todas as pessoas envolvidas na própria plataforma, sem ter que criar um fluxo incerto por e-mail.

Com isso processo se torna mais simples e permite que toda a equipe tenha mais tempo para se dedicar às outras tarefas de comunicação — como a criação de estratégias, otimização e análise de resultados, por exemplo.

Escolher as melhores redes sociais

Quem trabalha com redes sociais sabe que não é preciso estar em todas as plataformas existentes. O ideal é descobrir quais delas são as mais usadas pelo seu público e, assim, dedicar seus esforços na produção de conteúdo e construção de relacionamentos realmente relevantes nelas.

Com um fluxo maior de dados e capacidade de analisar informações com mais eficiência, as ferramentas de gerenciamento de redes sociais contribuem para que você faça a melhor escolha possível para sua estratégia digital.

Garantir a divulgação de artigos relevantes e conteúdos informativos

Entre todos os pontos das estratégias digitais mais básicas, a produção de artigos para blogs (marketing de conteúdo) é hoje um dos mais importantes. Esses materiais são excelentes alternativas para atrair leads, educar o público, se tornar referência em um assunto e, claro, gerar negócios.

Automatizar a publicação de posts te ajudará a garantir que todo o seu conteúdo será entregue em todas as suas redes sociais, no momento certo. Assim, você se certifica de que o seu público irá receber o material — e, consequentemente, aumentará o alcance de sua campanha.

Compartilhar postagens antigas que ainda são relevantes

Durante a publicação de conteúdo nas redes sociais, é mais do que natural que alguns posts apresentem resultados melhores que outros. E esses conteúdos podem (e devem) ser publicados novamente!

Aqui na mLabs, usamos a estratégia 3:3:3. Isso significa que postamos o mesmo conteúdo três vezes: em três dias diferentes, três horários diferentes e com três chamadas (e artes) diferentes. Essa estratégia nos ajuda a atingir o máximo alcance orgânico possível (já que a gente consegue chegar em seguidores novos).

As ferramentas de gerenciamento de redes sociais tornam esse cenário possível, (e simples), fazendo com que seus materiais continuem trazendo resultados. Para isso, o agendamento de posts é um grande aliado, pois permite que você programe a publicação do material (e clone o mesmo post para outra data, por exemplo) e, com isso, siga produzindo novos conteúdos.

Melhorar os seus resultados nos buscadores

Fazer com que seu site e blog apareçam nos principais resultados dos buscadores é algo extremamente importante para o contínuo desenvolvimento de seu negócio. E os seus resultados nas redes sociais estão diretamente ligados a isso.

O bom desempenho em termos de tráfego orgânico nas redes, é um importante fator de ranqueamento para os principais buscadores, como o Google. E, acredite: sem uma boa ferramenta de gerenciamento de redes sociais, ter esse resultado vai ficar muito mais difícil!

Além disso, uma ferramenta de gerenciamento de redes sociais te ajuda a ter um controle de todas essas palavras e termos usados em suas publicações — o que melhora seu rendimento e torna mais eficiente a otimização do conteúdo.

Entendeu como usar uma ferramenta de gerenciamento de redes sociais pode ser útil para estratégias de marketing? Se você ainda não tem uma, faça um teste grátis com a mLabs!

Facebook Comments
Gestão de redes sociais Entenda por que a mLabs é a ferramenta de gerenciamento de redes sociais escolhida por mais de 20 mil marcas brasileiras!