Site Mlabs
Teste Grátis
Entrar
 
 
 
mLabs: Gerenciamento de Redes Sociais em um só lugar!
  • Mlabs
    • Funcionalidades
    • Dúvidas
    • Contato
  • Marketing Digital
    • Gerenciamento de redes sociaisFazer uma boa gestão de redes sociais não é uma tarefa simples! Além de muita organização, estratégia e ferramentas, é preciso estar sempre atualizado! Nesta seção, você irá encontrar posts com: Dicas para gerenciamento de redes sociais Melhores estratégias para mídias sociais Ferramentas indispensáveis para gerenciar redes sociais Entre outros!
    • Google AdsO Google Ads é uma ferramenta essencial para fazer o seu negócio crescer no mecanismo de busca! Nesta seção, você encontrará posts com: Dicas para criar uma campanha de impulsionamento; Melhores estratégias considerando os tipos de anúncios; Passo a passo de como criar a sua conta; As principais métricas para monitoramento. Entre outros!
    • Google AnalyticsO Google Analytics é uma ferramenta essencial para monitorar a sua atuação online e traçar estratégias consistentes! Nesta seção, você encontrará posts com: Dicas para análise completa da sua presença online; Explicações sobre as principais métricas do Google Analytics; Estratégias indispensáveis para melhorar a sua performance. Entre outros!
    • Marketing DigitalMarketing Digital é o conjunto de ações que uma marca pratica visando atrair novos clientes, relacionar-se com eles e fidelizá-los através do ambiente digital. As redes sociais, blogs e sites são os principais canais para isso. Nesta categoria você encontrará posts sobre: Estratégias de Marketing Digital (Inbound e Outbound Marketing, Marketing de Conteúdo, SEO, e-mail marketing e redes sociais) Dicas de como otimizar suas ações de Marketing Digital Hacks, tutoriais e cases de Marketing Digital Novidades sobre Marketing Digital Entre outros!
    • Social MediaSocial media ou mídias sociais são os canais de comunicação online que visam promover o relacionamento entre as marcas e seu público no ambiente digital. Mas, não se confunda: redes sociais, blogs e sites são apenas plataformas! Quem faz desses ambientes canais de comunicação efetivos para uma marca são os profissionais por trás dos posts! E, justamente por isso, eles são conhecidos como “social media”. Nesta seção você encontrará posts sobre: O que faz um social media Cursos para social media Dicas de carreira e produtividade Fontes de estudo Ferramentas de trabalho nas redes sociais Entre outros!
  • Redes sociais
    • FacebookO Facebook é a maior rede social do mundo e, por isso, um canal indispensável para o Marketing Digital. Nesta categoria você encontrará: Dicas de como fazer marketing digital com o Facebook Guias e tutorias das principais funcionalidades do Facebook para marcas Notícias e novidades dessa rede social Hacks e estratégias de social media para Facebook E muito mais!
    • InstagramA mais famosa rede social para compartilhamento de fotos, vídeos e Stories, o Instagram é líder em engajamento! Nesta categoria, você encontrará posts exclusivos com: Dicas para ganhar mais seguidores no Instagram Estratégias de marketing no Instagram Guias e tutorias sobre as funcionalidades do Instagram para empresas Novidades e atualizações do Instagram (e Instagram Stories!) Entre outros!
    • TwitterCriado como serviço de microblogging, o Twitter evoluiu suas funcionalidades e é hoje uma rede social completa para empresas! Nesta categoria você encontrará posts sobre: Como fazer marketing no Twitter Estratégias e dicas para Twitter Atualizações, novidades e tutoriais para Twitter E muito mais!
    • LinkedInO LinkedIn é a maior rede social para negócios da atualidade! Nesta seção, você descobrirá como o LinkedIn pode ser usado em uma estratégia de marketing e também encontrará posts com: Dicas e estratégias de marketing digital com o LinkedIn Novidades e atualizações da rede social Guias e tutoriais das funcionalidades do LinkedIn Entre outros!
    • PinterestCriar imagens e templates para publicação de conteúdos nas redes sociais! Uma rede social para reservar as melhores imagens e publicar conteúdos de inspiração para todos os usuários. Nesta seção, você encontrará posts com: Dicas para utilizar o Pinterest da melhor maneira possível; Melhores estratégias para adotar com o Pinterest para empresas; Guias de publicação e compreensão das funcionalidades da rede social; Passo a passo de como criar e publicar. Entre outros!
    • TikTokO TikTok tornou-se um fenômeno internacional, conquistando milhares de usuários! Você não pode deixar de incluir um perfil nessa rede social na sua estratégia de Marketing Digital. Nesta categoria você encontrará: Dicas de como fazer marketing digital com o TikTok; Guias e tutorias para as principais funcionalidades do TikTok para empresas; Notícias e atualizações da rede social; Hacks e estratégias para de social media para TikTock; Como fazer engajamento no TikTok. E muito mais!
    • TelegramO Telegram é uma das redes sociais que mais tem crescido nos últimos anos, fundamental para o Marketing Digital! Nesta categoria você encontrará: dicas de como fazer marketing digital com o Telegram; guias e tutorias das principais funcionalidades do Telegram; notícias e novidades dessa rede social; hacks e estratégias de social media para o Telegram. E muito mais!
    • WhatsAppWhatsApp Messenger é um app de mensagens instantâneas e chamadas de voz criado para usuários de dispositivos móveis. Mas, ele também é uma plataforma incrível para o Marketing Digital. Nesta categoria você encontrará posts sobre: Como fazer marketing com o WhatsApp Novidades do WhatsApp Dicas e estratégias para WhatsApp Entre outros!
    • YouTubeO YouTube é maior rede de compartilhamento de vídeos do mundo! Criada para ser um canal pessoal de vídeos, o YouTube evoluiu suas funcionalidades e é hoje uma rede social valiosa para as marcas que querem construir seu posicionamento digital. Nesta categoria você verá posts sobre: Estratégias de marketing digital para YouTube; Dicas, tutorias e guias para produção de vídeos no YouTube; Novidades e funcionalidades do YouTube. Entre outros!
  • Materiais Gratuitos
  • Templates
    • Facebook
    • Instagram
    • Twitter
    • LinkedIn
    • YouTube
  • Ferramentas Grátis
    • Calendário

    Pesquisar

    Como deixar sua chamada para artigos mais atrativa nas redes sociais?

    Redes Sociais
    12 de junho de 2019
    Como deixar sua chamada para artigos mais atrativa nas redes sociais?
    Avatar de mLabs

    Por

    mLabs

    Publicado em

    12 de junho de 2019

    Sumário:

    Que as redes sociais são ótimos canais de relacionamento você já sabe, né? Mas neste artigo queremos reforçar outra característica delas: o poder de gerar tráfego para um blog em uma estratégia de marketing de conteúdo ― e o papel da chamada para artigos nessa tarefa.

    Quem investe em marketing de conteúdo e inbound marketing sabe como é importante atrair visitantes para o site, blog e landing pages da marca. E, as redes sociais podem ser canais bastante eficientes para isso.

    Nós mesmos, da mLabs, investimos nas redes sociais para geração de tráfego pro nosso blog e temos ótimos resultados! Mas, não basta postar qualquer coisa nas redes sociais e esperar que as pessoas cliquem no seu link.

    Ter uma chamada para artigos irresistível é fundamental par ativar os gatilhos de ação necessários para que o usuário clique no seu link. E esse é o desafio que vamos te ajudar a resolver neste post. Continue lendo e veja dicas de como deixar suas chamadas para publicações mais atrativa nas redes sociais!

    Como é uma boa chamada para artigos nas redes sociais?

    Uma boa chamada para artigos é aquela que, de fato, converte na ação desejada. Mas, essa é uma explicação bastante genérica e ampla.

    Primeiro, vamos pensar que cada rede social possui seus formatos e recursos. Uma chamada para artigos a partir do Instagram Stories, por exemplo, pode conter detalhes totalmente diferentes de uma chamada para artigos na timeline da sua FanPage, certo?

    No Instagram Stories é possível usar GIFs, Stickers, vídeos e imagens para passar a mensagem. Já na timeline, você precisará ser criativo na legenda, ter uma boa CTA e uma arte irresistível.

    Aqui na mLabs, por exemplo, nossos artigos do blog são divulgados nas redes sociais. Criamos chamadas originais e atrativas para eles, com base em neuromarketing, storytelling, humor, perguntas e outros recursos que vamos mostrar logo abaixo para você se inspirar.

    imagem de um banner publicitário com chamada para testar a gestão de redes sociais da mLabs

    8 dicas para criar uma chamada para artigos irresistível

    Com base na nossa própria experiência e observações de grandes marcas que fazem marketing de conteúdo, separamos algumas dicas essenciais para você atrair mais visitantes com ótimas chamadas para artigos nas redes sociais.

    1. Alinhe a chamada ao conteúdo do artigo

    Sabe aquela expressão “comprar gato por lebre”? É isso que acontece quando o leitor clica no link cheio de expectativas, mas se decepciona com o artigo porque ele não tem nada a ver com a chamada.

    Por isso, você deve alinhar o conteúdo da chamada ao que o usuário vai encontrar no blog ou site, sem enganá-lo ou exagerar na promessa. Assim, as expectativas são atendidas ― ou até superadas!

    Não vai prometer o “Guia Completo de Marketing Digital” se você vai entregar um post com 5 dicas e 500 palavras, ok?

    Esse tipo de “falsa promessa” aumenta sua taxa de rejeição no blog, reduz o tempo de permanência na página e tudo isso impacta diretamente no seu posicionamento orgânico nos mecanismos de busca. Ou seja, uma baita furada.

    2. Fale com a sua persona

    Você cria conteúdo para quem? Para a sua persona, não é? Então, é com ela que você deve conversar! Para isso, é preciso utilizar a linguagem que ela usa, conhecer os seus comportamentos, e entender as suas dores e necessidades para criar chamadas que se comuniquem com ela.

    É isso que fazemos aqui na mLabs, miramos nas dores dos nossos clientes e usamos uma linguagem leve e bem-humorada que fala com o nosso público e reflete a identidade da marca. Veja um exemplo:

    3. Utilize palavras-chave estratégicas nas chamadas

    Que as palavras-chave são essenciais para o posicionamento dos artigos no Google, você já sabe, certo? Todo post no blog deve estar otimizado para uma palavra-chave (ou mais). O que talvez você não saiba é que elas também são importantes nas redes sociais!

    Ao utilizar suas palavras-chave nas chamadas para publicações, você aumenta as chances de posicionar o post tanto na busca interna das redes sociais quanto no ranqueamento do Google, que indexa os posts do Facebook, Twitter, LinkedIn e Pinterest. Esse cuidado faz é fundamental para uma boa estratégia de SEM (Search Engine Marketing), que inclui tanto a otimização para os buscadores quanto para as redes sociais.

    4. Explore recursos de neuromarketing

    O neuromarketing estuda como o cérebro atua nas decisões de compra dos consumidores. Essa área do conhecimento também pode ser explorada na criação de chamadas para artigos, já que você quer que o usuário tome a decisão de clicar no link.

    Para isso, você pode despertar os sensos de urgência, exclusividade, pertencimento e curiosidade do ser humano. Esses recursos são chamados de gatilhos mentais, também conhecidos como atalhos que fazem as pessoas tomarem decisões rápidas com o inconsciente.

    Um recurso bastante utilizado para despertar a atenção é o storytelling. Uma boa história tem o poder de captar a atenção das pessoas e instigá-las para saber como termina o enredo. Neste post, da Revista Superinteressante, o leitor fica instigado a clicar no link para saber mais sobre a história da foto:

    5. Use números e listas para aumentar o interesse

    Números e listas têm o poder de aumentar o interesse dos usuários e as conversões no marketing digital. Os números funcionam como bons argumentos, já que você mostra quantitativamente o que está dizendo. Veja, por exemplo, essa chamada do Neil Patel:

    Já as listas agilizam a absorção do conteúdo que você está apresentando, porque fragmentam a informação e, assim, captam o olhar e facilitam a leitura. Veja como esse post da SEMrush, por exemplo, consegue despertar a curiosidade:

    6. Faça perguntas

    Fazer uma pergunta na chamada para artigos é o convite para que o usuário procure uma resposta. Dessa forma, você já inicia uma conversa e cria um laço com a pessoa, que tende a clicar no link para saber como solucionar aquela questão. A página do Hostelworld costuma fazer bastante isso:

    7. Utilize um criativo atraente

    Palavras são importantes nas chamadas para publicações. Mas as imagens e vídeos também têm poder! Com elas, você tem mais uma ferramenta de persuasão para atrair o interesse das pessoas e fazê-las clicarem no link. Então, capriche na foto ou vídeo que acompanham a chamada. No Facebook, a Oppa mudou o ângulo da foto para despertar atenção e direcionar os usuários para o seu blog:

    8. Faça o leitor tomar uma ação

    Você quer que o usuário clique no link, não é? Então, peça para ele fazer isso! Deixe claro qual ação você quer que a pessoa tome. Isso ajuda a orientá-la e a gerar o resultado que você deseja.

    Você pode usar uma Call to Action (CTA) com palavras de ordem (clique, leia, descubra, conheça etc.) ou de maneira criativa. Veja esse exemplo da Alelo no Facebook (“Descubra mais”):

    E agora, já se sente mais preparado para escrever uma chamada para artigos matadora? Esperamos que as nossas dicas ajudem você a atrair o interesse do seu público e gerar mais tráfego para o site da marca.

    Além de atrair os visitantes nas redes sociais, é preciso ter um conteúdo de qualidade no site ou blog para não gerar frustração e, consequentemente, aumento na taxa de rejeição. Então, veja também nosso post sobre técnicas de copywriting para profissionais de marketing e eleve o nível dos seus textos.

    Posts Relacionados

    Ultra Wide do Instagram
    17 de dezembro de 2025

    Formato ultra wide no Instagram: afinal, como utilizar o 5120×1080?

    Reconhecimento de marca nas redes sociais
    15 de dezembro de 2025

    O Manual Oficial para construir reconhecimento de marca nas redes sociais

    KISO INSIGHTS 89
    13 de dezembro de 2025

    [Kiso Insights] Verba para mídias sociais: quanto alocar?

    • Agendamento de posts
    • Relatórios de Redes Sociais
    • Aprovação de Posts
    • Calendário
    • Ads
    • mLabs Analytics
    • mLabs Insights
    • Gerenciador do Facebook
    • Gerenciador do Instagram
    • Gerenciador do X (Twitter)
    • Gerenciador do LinkedIn
    • Gerenciador do Pinterest
    • Gerenciador do Youtube
    • Programar posts no Facebook
    • Programar posts no Instagram
    • Relatórios do Facebook
    • Relatórios do Instagram
    • Relatórios do LinkedIn
    • Planos e Preços
    • mLabs Partners
    • Programa de Afiliados
    • Blog
    • Central de ajuda
    • Fale Conosco
    • Acessibilidade
    • Mapa do site
    • Política de Privacidade
    • Portal da Privacidade
    • Termos de Uso
    • Preferência de Cookies
    • Carreiras

    Siga a mLabs

    • Instagram
    • Facebook
    • linkedin
    • Youtube

    Reconhecimentos

    © 2025 mLabs Software S.A. All Rights Reserved.

     Avenida Cassiano Ricardo, 601 – São José dos Campos, SP – Brasil – 12246-870

    Agende posts com a mLabs e economize horas de trabalho!

    Gerencie todas as mídias sociais por 30 dias grátis

    redes-sociais-banner

    VOCÊ ACABA DE GANHAR 30 dias grátis

    CRIAR CONTA