5 Erros que você pode estar cometendo com o uso de um Gerenciador de Instagram

5 Erros que você pode estar cometendo com o uso de um Gerenciador de Instagram

Nem tudo que reluz é Facebook, né mesmo? Algumas redes sociais, como o Instagram, não permitem que os posts sejam agendados pela própria plataforma. Por isso, muitas empresas, agências e profissionais da área usam algum tipo de gerenciador de Instagram para facilitar a vida. E isso é ótimo! Ajuda muito!

Mas, infelizmente uma ferramenta para gerenciar Instagram não resolve todos os problemas sozinha. Para ter resultados é preciso estratégia, criatividade, testes e, claro, outras usar o gerenciador da forma correta.

E como aqui na mLabs estamos o tempo todo vendo jeitos certos e errados de utilizar a plataforma, decidimos te ajudar a não pisar na casca da banana com isso.

Para usar bem um gerenciador de Instagram, você não pode:

Como já dissemos, usar uma ferramenta para gerenciar o Instagram não é uma solução definitiva para sua estratégia. Isso porque trabalhar com redes sociais vai muito além!

Cativar novos seguidores, entender como eles encaram e interagem com seu conteúdo, saber quais são os melhores horários para postar de acordo com a sua audiência são cuidados essenciais para quem não quer errar na gestão de redes sociais.

Veja os erros mais cometidos por quem gerencia contas no Instagram (e não repita, ok?).

Exagerar ou pecar no número de postagens

Alguns social media comandam suas redes de uma maneira, digamos, um pouco “bipolar” — 8 ou 80.
Hora parecem uma metralhadora de posts, hora parecem que estão de mal do feed. E isso é um dos erros mais comuns que vemos por aqui, na mLabs.

Na hora de programar posts, não foque somente nos horários de pico da rede social. Isso pode “floodar” o feed dos seus seguidores – ou seja, deixá-los descontentes pelo excesso de postagens nesse período específico. Além de não ajudar em nada, cria a impressão de uma empresa insistente, que passa do ponto.

O mesmo vale para quem posta pouco. Muita gente agenda seus primeiros posts e esquece da ferramenta rapidamente. É o pensamento de quem acha que sua parte já foi feita, e agora é com ela. Errado!

Publique em horários nos quais seu público-alvo costuma ficar online, mas não se esqueça de postar, com parcimônia, periodicamente em outras horas também. Isso passa a impressão de uma marca onipresente, sólida e séria. Mas principalmente: que entende de conteúdo e daquilo que publica.

Pela mLabs é muito simples descobrir horários alternativos que você pode postar e ainda ter engajamento. Através do gráfico de melhores posts por dia e hora você poderá descobrir outras janelas de oportunidade para postar.

Gráfico de melhores posts por dia e hora

 

 

Tipos de conteúdo: linhas editoriais

A grande essência do marketing de conteúdo é trabalhar com informações relevantes para o público. Mas nem todo social media tá ligado nisso.

Ainda que os gráficos do gerenciador insistam em dizer que as pessoas interagem mais com conteúdos que entregam valor – e não propaganda – vemos um monte de perfis comerciais repletos de venda direta.

Lembre-se: as publicações devem entregar algo de bom para a persona! E eu entendo que os produtos ou serviços que você quer vender possam ser bons para ela, mas ela certamente terá mais empatia pela marca se tiver contato com posts que tragam, por exemplo, uma boa história!

Ideias, humor e motivação também são formas de entregar conteúdo de valor pelo Instagram!

Então, invista em narrativas para a postagem. Use a criatividade e tente passar uma história, com um contexto. Agende posts com imagens e relatos de clientes e funcionários, use de temáticas sazonais, trazendo produtos e serviços dentro de uma narrativa!

Abordagem

Nunca é demais lembrar que um perfil comercial é bem diferente de um perfil pessoal. Postagens impulsivas, no calor do momento, que contenham opiniões fortes podem não ser as melhores opções para uma marca.

Um conteúdo como esse, caso vá ser publicado, deve estar atrelado a uma campanha maior, com grande expressividade, ligada a um assunto que está sendo discutido no momento e que tenha a ver com os ideais da marca ou com aquilo que ela vende. Expor uma posição ou um pensamento não é ruim, mas deve ser feito com cautela e precisão!

E lembre-se: se você postou, precisará acompanhar e interagir com comentários. Seu gerenciador de Instagram é o melhor lugar para fazer isso!

Interação

Como dissemos acima, se você vai agendar posts no Instagram, terá que acompanhar e interagir com os usuários! Posts são como filhos, e um bom social media é sempre uma boa mãe!

Boas ferramentas para gestão de Instagram permitem que você responda e curta comentários do feed, favorite publicações importantes que precisa acompanhar e te dão insights para entender o comportamento do seu público. Jamais ignore funcionalidades como essa!

Sem esse cuidado, seus seguidores podem até se sentir ofendidos por ficarem “no vácuo”.

Atendimento ao Cliente

As marcas precisam entender que, se elas estão nas redes sociais, elas precisarão atender seus clientes por lá. Ignorar isso é como virar as costas para o maior ativo que uma empresa pode ter.

E esse é outro erro muitíssimo comum! Um bom gerenciador de Instagram, como a mLabs, permite que as marcas façam da rede um canal de SAC efetivo. A possibilidade de responder directs pelo PC, salvar respostas frequentes e integrar um time de atendimento na plataforma são o melhor caminho para isso.

O Instagram é uma ferramenta muito poderosa para gerar novos contatos e também para fazer a manutenção dos que já existem. Utilize-a da melhor maneira sempre!

Quer evitar todos esses erros e ainda se dar bem em suas estratégias? A mLabs vai te ajudar a conhecer sua audiência e saber quais os tipos de conteúdo que mais funcionam para que você seja mais assertivo no Instagram! Faça um teste grátis!

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