4 dicas para construir uma estratégia online para o seu Instagram

estratégia online de instagram

O Instagram pode passar a ideia de ser uma rede social simples de operar, afinal, suporta apenas fotos e vídeos. Porém, é uma excelente alternativa para divulgar produtos, marcas e, especialmente, para empresas que querem se relacionar com seu público. Mas, para aproveitar todo o potencial da plataforma, é necessário montar uma estratégia online para o instagram.

Com uma base contendo mais de 800 milhões de usuários em todo o mundo, a rede social possui um grande potencial para apoiar o marketing de uma empresa. Além de fotos e vídeos, conta com ferramentas de alto poder de engajamento, como o Instagram Stories, que permitem abordagens ainda mais criativas.

Diante de todas as possibilidades da plataforma, é necessário estabelecer um sistema de atuação para garantir o bom resultado de cada ação.

Para isso, é importante planejar uma estratégia online de Instagram. Neste artigo, separamos algumas para essa mídia social. Confira!

1. Frequência de postagens

Criar uma conta no Instagram e não atualizar o seu feed é desperdiçar tempo de trabalho e um canal de comunicação. Essa certamente é uma das falhas que mais pode prejudicar sua estratégia online.

As pessoas se relacionam com as marcas que produzem conteúdo — e é esse material que faz com que a sua marca seja encontrada e que gere engajamento.

Dessa forma, é necessário manter uma frequência de postagens, sendo interessante montar um calendário editorial que oriente os dias de publicação e quais conteúdos serão explorados em cada uma das ações.

2. Uso das hashtags

Uma linguagem já tradicional do Instagram e que funciona como um excelente motor de busca dentro da própria plataforma.

As hashtags agregam conteúdos por meio de assuntos, assim, ao pesquisar determinado termo, o usuário consegue encontrar diversos conteúdos — uma maneira de alcançar mais pessoas.

Porém, por mais tentador que possa ser, não exagere na quantidade de hashtags e saiba usar as melhores palavras-chave nessa estratégia.

Hashtags muito específicas, por exemplo, podem fazer com que suas fotos fiquem perdidas em um mar de conteúdo, enquanto as genéricas limitam o alcance.

*Veja neste post como usar hashtags em cada rede social

3. Variação de conteúdos

O Instagram permite explorar diferentes tipos de mídias, por isso, aproveite para variar os conteúdos que serão publicados em sua conta. Tanto as fotos quanto os vídeos permitem estratégias diferentes e contribuem para que consiga resultados ainda melhores com a mídia social.

Por exemplo, os vídeos têm, em média, uma taxa de engajamento três vezes mais alta que as imagens — aproveite essa capacidade para  otimizar sua estratégia online. Existem diversos usos que podem potencializar as suas ações; demonstração de produtos, previews, dicas rápidas, apresentações, entre outras.

4. Instagram Stories

Essa ferramenta permite a publicação de conteúdos com determinado tempo de duração. Após 24 horas o vídeo ou foto é excluído do feed de informações da plataforma. Uma alternativa a ser explorada na mídia social, sobretudo com a publicação de materiais criativos.

Devido às suas características exclusivas, o Instagram Stories é excelente para publicar promoções com tempo de duração, conteúdos únicos, montar sequências de fotos e criar uma relação ainda mais interativa com seus seguidores.

Ficou alguma dúvida sobre como montar uma estratégia online para o Instagram? Comente! Será um prazer te ajudar!