Transforme as experiências de seus clientes em conteúdos incríveis!

d6dc3494-706d-4a89-8c73-e66897553294_blogimg_original

Uma das melhores estratégias para captar a atenção de seus seguidores de forma criativa e relevante é juntar o marketing de conteúdo com o conceito de storytelling. Utilize as experiências de sua marca com clientes oferecendo conteúdo de alta performance e eleve seus resultados na web! Saiba como agora!

O conceito Storytelling

Trata-se de um método em que utiliza palavras e recursos visuais para transmitir uma história, que pode ser contada no improviso ou seguindo um prévio roteiro.

Este tipo de estratégia de marketing de conteúdo é uma das mais queridas pelo público, principalmente por utilizar, na maioria das vezes, uma linguagem mais emocional, que toque os sentimentos das pessoas.

Além do emocional, o termo é utilizado no contexto da aprendizagem, sendo uma maneira importante de transmitir elementos culturais, como regras e valores éticos.

Mesmo sendo um conceito novo, a arte de contar histórias já faz parte da comunicação há tempos, principalmente pelo fato de engajar as pessoas.

O ser humano tem mais facilidade em estabelecer ligações interpessoais através do ato de contar e ouvir histórias. Afinal, elas fazem parte desde a nossa infância e já somos predestinados a dar uma atenção especial quando sabemos que temos uma história para ver ou ouvir.

A junção do Marketing de Conteúdo com o Storytelling – Criando Conteúdos Incríveis!

Em plena era da informação, o excesso de conteúdo pode tornar muitas estratégias inúteis. Principalmente na web, onde as informações são processadas rapidamente e onde muitas empresas lutam diariamente para atrair a atenção de seu público-alvo.

O storytelling pode e deve ser um tipo de conteúdo diferenciado que sua agência ou empresa pode oferecer às pessoas que te seguem. Diferencie-se da sua concorrência com uma boa história para contar!

Como sabemos, o hábito dos consumidores e sua percepção mudaram. As pessoas desenvolvem certa “defesa” quando impactadas pelo marketing tradicional (ou seja, aquele com ações mais agressivas, que focam em produto e preço e não em valores e benefícios).

A partir desta atual realidade, o Marketing de Conteúdo torna-se essencial, principalmente por fazer parte do dia a dia das pessoas, que estão conectadas a maioria do tempo e são impactadas “naturalmente” pelas mensagens das empresas em suas redes sociais.

Partindo deste princípio, se unirmos o contar histórias às estratégias de marketing de conteúdo, usaremos de mais um artifício para ganhar a atenção do público-alvo, visto que contar histórias interessantes, que cativem a atenção das pessoas, é uma das formas mais eficazes de atrair pessoas.

Mas como fazer essa ponte?

Por meio da distribuição e produção de conteúdo, com temas baseados nas dores, desejos e necessidades de seu público. Assim, as marcas conseguirão maior aproximação e se tornarão referência neste tipo de conteúdo.

Lembre-se que uma boa história revela as vantagens que a empresa traz para a vida do consumidor. Isso de maneira relevante, criativa e inteligente, de forma a captar a atenção e fazer com que as pessoas encontrem-se envolvidas no universo da história contada.

Para isso, não adianta contar histórias sem uma estratégia por trás. É fundamental definir qual será melhor história, como transformá-las em um conteúdo forte, atrativo e com o máximo de valor agregado.

Qualquer experiência que possa ser útil e que tenha potencial de envolver outras pessoas pode ser uma ótima história para sua empresa.

Uma boa dica é verificar seus cases de sucesso, escolher as que sugerem maior potencial de narrativa e transferir esta vivencia no formato de conteúdo, que pode ser um vídeo, um e-book, infográfico ou podcast.

Principais vantagens de usar o storytelling em sua estratégia de conteúdo

Selecionamos 6 benefícios essenciais quando se utiliza o ato de contar histórias no conteúdo das empresas:

  • Humaniza a sua marca, proporcionando mais diálogos com seus clientes e leads;
  • As pessoas tendem a absorver melhor a mensagem que você quer passar;
  • Você terá um diferencial em seu conteúdo, que vai além da linguagem convencional;
  • Seu público envolve-se com a narrativa;
  • Seu conteúdo torna-se mais propenso em ser compartilhado e comentado;
  • Os conteúdos tornam-se mais memoráveis.

E este são apenas alguns dos benefícios que esta técnica pode proporcionar à sua empresa.

Que tal fazer um brainstorming com a sua equipe para colher ideias de histórias incríveis que sua empresa pode compartilhar com seu público?

 

Matérias relacionadas:

Como identificar um conteúdo atraente ou dispensável?

10 tipos de conteúdo de marketing que você precisa conhecer