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Resumo no LinkedIn: dicas e exemplos para deixar o seu mais interessante

Resumo no LinkedIn: dicas e exemplos para deixar o seu mais interessante
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Ao preencher seu currículo no LinkedIn, você capricha na descrição das experiências, formação acadêmica, competências, certificados e recomendações. Parece tudo certo, não é? Mas tem um detalhe importante que muita gente esquece: o resumo no LinkedIn!

Nome, título e descrição – o “sobre” do perfil – formam o resumo do seu currículo e é a primeira informação que salta aos olhos dos usuários. É com base nessas informações que os recrutadores ou possíveis parceiros terão a primeira impressão sobre você.

A partir daí, eles refletirão se vale a pena analisar todo o seu perfil na rede social. Portanto, perceba a importância disso se um potencial cliente, parceiro ou contratante está de olho em você.

Pensando nisso, separamos dicas e exemplos para você se inspirar e escrever um resumo no LinkedIn que ajude a alcançar os seus objetivos. Dá uma olhada!

7 dicas para mandar bem no seu resumo no LinkedIn

Como você pode ver o resumo do LinkedIn funciona como um cartão de visitas, é com ele que você se apresenta e instiga a pessoa a saber mais sobre você, mas você sabe como escrevê-lo?

O texto do resumo varia muito de profissional para profissional. Cada pessoa tem que olhar para si mesma e se perguntar o que a torna única, quais são seus talentos, principais conquistas e o que deseja na carreira. Aqui, você vai precisar de um pouco de introspecção, ok? Por isso, vale a pena fazer com calma.

1. Comece com planejamento

A vontade de sair escrevendo é grande, mas antes faça um planejamento do seu resumo no LinkedIn. Pense que você vai escrever uma peça de marketing — é a sua marca pessoal, afinal — que precisa de estratégia para dar certo.

Então, pergunte-se:

  • Quais são seus objetivos (mudar de emprego, ser promovido, atrair clientes etc.)?
  • Quem esse resumo deve conquistar (marcas, consumidores, recrutadores etc.)?
  • Quais concorrentes ou colegas da área se destacam (benchmarking)?

Portanto, perceba que também é preciso olhar para o mercado para entender o perfil do seu público e ter boas referências. Estudar os seus objetivos, público-alvo e benchmarking vai direcionar o caminho que você deve seguir no seu resumo.

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2. Organize as informações

Depois desse momento de pesquisa e reflexão, a dica é selecionar e organizar as informações principais do seu currículo de maneira objetiva, considerando que você já preencheu todo ele, ok?

Se você já descreveu uma experiência profissional, por exemplo, tente resumi-la em uma frase, sem compromisso ainda com o texto final. Não importa se você tem 1 ou 10 formações acadêmicas, tente também resumir em uma frase.

Assim, você começa a selecionar e sintetizar o que é mais importante. Pense que você tem 30 segundos para conquistar a atenção da pessoa que vai ler o seu resumo!

3. Saiba o que escrever no título

O título do seu LinkedIn acompanha o seu nome por toda a rede social: no perfil, nos posts, nos comentários, nos resultados de pesquisa – no LinkedIn e no Google – e nas menções ao seu nome.

Resumo no LinkedIn: imagem do perfil da Luiza Helena Trajano, com o título de Presidente do conselho de administração na Magazine Luiza


O título é o resumo mais sucinto sobre quem você é profissionalmente. Aqui você pode colocar a sua atividade, cargo na empresa e até alguma conquista, como o título de “LinkedIn Top Voice”, por exemplo. Explore o que melhor descreve você dentro de 120 caracteres!

4. Conte sua trajetória

Com 2.600 caracteres à disposição, o campo de resumo do LinkedIn é bastante generoso. Mas o importante é contar o que você acha que merece destaque, entre experiências, formações, aprendizados, projetos, habilidades, conquistas e interesses.

Muita gente adota uma ordem cronológica para contar sua trajetória, mas não é uma regra. Você pode começar falando da sua atividade atual ou da sua maior conquista na carreira, por exemplo. Sendo que as três linhas iniciais são determinantes para engajar o leitor, pois definem se ele vai querer clicar em “visualizar mais”.

5. Imprima sua personalidade

O LinkedIn não é um currículo tradicional, já que a rede social foi criada para gerar conexões entre as pessoas. Então, aqui no resumo você tem a chance de se aproximar de quem lê, dar um toque pessoal ao currículo e mostrar sua personalidade.

Para isso, não importa apenas o conteúdo, mas também a linguagem que você usa no resumo do LinkedIn. Em primeiro lugar, o texto precisa ser profissional e correto, sem erros de escrita.

Uma boa dica é escrever em primeira pessoa para mostrar que a sua história é única. Usar o storytelling também pode ser uma boa solução para envolver o leitor.

Conte uma história que faça sentido e conecte os pontos. Afinal, mesmo que sua carreira não seja linear, todas as suas experiências contribuíram para formar quem você é hoje, não é mesmo?

6. Use palavras-chaves estratégicas

Palavras-chaves no LinkedIn são termos que identificam a sua área de atuação, talentos, profissão ou empresa. Elas devem ser usadas no resumo e ao longo do currículo de maneira natural por dois motivos:

  • reforçar a associação do seu nome com aquele termo na mente da pessoa;
  • acionar o seu perfil nos resultados das buscas relacionadas a eles.

Dessa maneira, seu perfil será mais lembrado, e o algoritmo do LinkedIn dará mais visibilidade a ele nas buscas.

7. Explore os sinais gráficos

Quer saber outra forma de se destacar perante outros perfis? Utilize sinais gráficos!

Bullet points, emojis (🙂), estrelinhas (★) e sinal de visto (✔️), por exemplo, são elementos que você pode usar para destacar alguma informação, tornar a leitura do texto mais agradável e diferenciar o seu resumo de outros.

Porém, a caixa de texto do LinkedIn não dá essas opções de edição. Você deve escrever o texto em um editor, no Word, por exemplo, e depois colar na rede social.

Exemplos de melhores resumos no LinkedIn

Agora, confira alguns exemplos de resumos para se inspirar! Depois de ver essas referências, é a sua vez de escrever um resumo atraente para o LinkedIn, ok?

O primeiro exemplo é do empreendedor Marco Gomes, que sabe usar as primeiras linhas do resumo para engajar o leitor como ninguém.

Resumo no LinkedIn: imagem do campo sobre do Marco Gomes que possui o seguinte texto: “Um visionário da tecnologia”, Sarah Lacy no TechCrunch / "O Melhor Profissional de Tecnologias de Marketing do Mundo", World Technology Network.

Outro exemplo é o resumo do Conrado Adolpho, criador do Método 8Ps do marketing digital. Logo no início, ele traz uma frase impactante sobre sua missão e fala sobre o método, que é o grande marco da sua carreira.

Resumo no LinkedIn: imagem do campo sobre do Conrado Adolpho que possui o seguinte texto: O meu objetivo é "Transformar o mundo através do empreendedorismo". E já venho conquistando isso através do Método 8Ps - método de Marketing Digital e Vendas, que é utilizado hoje por diversas empresas por todo o Brasil, e instituições de alguns outros países - que impactou, até o momento, mais de 8 mil pessoas através do treinamento Imersão 8Ps e mais de 33 mil empresas através do Método 8Ps.


O resumo da Larissa Magrisso, VP de Criação e Conteúdo na agência W3haus, é um exemplo bacana de como humanizar a sua descrição. Veja como o final do texto tem um forte apelo emocional.

Resumo no LinkedIn: imagem do campo sobre do Larissa Magrisso que possui o seguinte texto: VP de Criação e Conteúdo na W3haus, atuo com marcas como O Boticário, Google, Bauducco e Tramontina. Meu ponto de encontro é o cruzamento de Criatividade + Jornalismo + Pessoas. Profissional do Ano em Conteúdo no Prêmio Share. Pós-graduada em Desenvolvimento de Grupos pela SBDG. Amo criar para marcas que entenderam que a comunicação não pode ser uma interrupção. Vamos inventar algo que faça sentido na vida das pessoas?

Agora, um exemplo de fora ,em inglês, mas nós traduzimos para vocês. Katrina Ortiz conta como sua carreira migrou do sonho de ser revisora para o sucesso como desenvolvedora. O texto mostra bem como conectar os pontos e transmitir entusiasmo com a profissão.

Resumo no LinkedIn: imagem do campo sobre da Katrina Ortiz

Muitas pessoas têm dificuldade de falar sobre si mesmas. No resumo do LinkedIn, essa tarefa pode ser ainda mais complicada porque você precisa sintetizar tudo o que você é em poucas palavras.

Mas com as nossas dicas você tem uma luz de como iniciar esse processo, que é tão importante para o seu sucesso no LinkedIn. Seja para conseguir um emprego, atrair clientes, crescer na carreira, fazer networking ou construir sua marca pessoal, tenha certeza que o resumo vai ajudar você a atingir seus objetivos!

Agora, aproveite para ler todas as nossas dicas de como ter um perfil atraente no LinkedIn e atualize os outros campos do seu perfil de maneira estratégica para se destacar na rede.

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