Ao preencher seu currículo no LinkedIn, você capricha na descrição das experiências, formação acadêmica, competências, certificados e recomendações. Parece tudo certo, não é? Mas tem um detalhe importante que muita gente esquece: o resumo no LinkedIn!
Nome, título e descrição – o “sobre” do perfil – formam o resumo do seu currículo e é a primeira informação que salta aos olhos dos usuários. É com base nessas informações que os recrutadores ou possíveis parceiros terão a primeira impressão sobre você.
A partir daí, eles refletirão se vale a pena analisar todo o seu perfil na rede social. Portanto, perceba a importância disso se um potencial cliente, parceiro ou contratante está de olho em você.
Pensando nisso, separamos dicas e exemplos para você se inspirar e escrever um resumo no LinkedIn que ajude a alcançar os seus objetivos. Dá uma olhada!
7 dicas para mandar bem no seu resumo no LinkedIn
Como você pode ver o resumo do LinkedIn funciona como um cartão de visitas, é com ele que você se apresenta e instiga a pessoa a saber mais sobre você, mas você sabe como escrevê-lo?
O texto do resumo varia muito de profissional para profissional. Cada pessoa tem que olhar para si mesma e se perguntar o que a torna única, quais são seus talentos, principais conquistas e o que deseja na carreira. Aqui, você vai precisar de um pouco de introspecção, ok? Por isso, vale a pena fazer com calma.
1. Comece com planejamento
A vontade de sair escrevendo é grande, mas antes faça um planejamento do seu resumo no LinkedIn. Pense que você vai escrever uma peça de marketing — é a sua marca pessoal, afinal — que precisa de estratégia para dar certo.
Então, pergunte-se:
- Quais são seus objetivos (mudar de emprego, ser promovido, atrair clientes etc.)?
- Quem esse resumo deve conquistar (marcas, consumidores, recrutadores etc.)?
- Quais concorrentes ou colegas da área se destacam (benchmarking)?
Portanto, perceba que também é preciso olhar para o mercado para entender o perfil do seu público e ter boas referências. Estudar os seus objetivos, público-alvo e benchmarking vai direcionar o caminho que você deve seguir no seu resumo.
2. Organize as informações
Depois desse momento de pesquisa e reflexão, a dica é selecionar e organizar as informações principais do seu currículo de maneira objetiva, considerando que você já preencheu todo ele, ok?
Se você já descreveu uma experiência profissional, por exemplo, tente resumi-la em uma frase, sem compromisso ainda com o texto final. Não importa se você tem 1 ou 10 formações acadêmicas, tente também resumir em uma frase.
Assim, você começa a selecionar e sintetizar o que é mais importante. Pense que você tem 30 segundos para conquistar a atenção da pessoa que vai ler o seu resumo!
3. Saiba o que escrever no título
O título do seu LinkedIn acompanha o seu nome por toda a rede social: no perfil, nos posts, nos comentários, nos resultados de pesquisa – no LinkedIn e no Google – e nas menções ao seu nome.
![resumo-no-linkedin-luiza Resumo no LinkedIn: imagem do perfil da Luiza Helena Trajano, com o título de Presidente do conselho de administração na Magazine Luiza](https://s3.amazonaws.com/mlabs-s3-blog/wp-content/uploads/2020/04/14143057/resumo-no-linkedin-luiza.jpg)
O título é o resumo mais sucinto sobre quem você é profissionalmente. Aqui você pode colocar a sua atividade, cargo na empresa e até alguma conquista, como o título de “LinkedIn Top Voice”, por exemplo. Explore o que melhor descreve você dentro de 120 caracteres!
4. Conte sua trajetória
Com 2.600 caracteres à disposição, o campo de resumo do LinkedIn é bastante generoso. Mas o importante é contar o que você acha que merece destaque, entre experiências, formações, aprendizados, projetos, habilidades, conquistas e interesses.
Muita gente adota uma ordem cronológica para contar sua trajetória, mas não é uma regra. Você pode começar falando da sua atividade atual ou da sua maior conquista na carreira, por exemplo. Sendo que as três linhas iniciais são determinantes para engajar o leitor, pois definem se ele vai querer clicar em “visualizar mais”.
5. Imprima sua personalidade
O LinkedIn não é um currículo tradicional, já que a rede social foi criada para gerar conexões entre as pessoas. Então, aqui no resumo você tem a chance de se aproximar de quem lê, dar um toque pessoal ao currículo e mostrar sua personalidade.
Para isso, não importa apenas o conteúdo, mas também a linguagem que você usa no resumo do LinkedIn. Em primeiro lugar, o texto precisa ser profissional e correto, sem erros de escrita.
Uma boa dica é escrever em primeira pessoa para mostrar que a sua história é única. Usar o storytelling também pode ser uma boa solução para envolver o leitor.
Conte uma história que faça sentido e conecte os pontos. Afinal, mesmo que sua carreira não seja linear, todas as suas experiências contribuíram para formar quem você é hoje, não é mesmo?
6. Use palavras-chaves estratégicas
Palavras-chaves no LinkedIn são termos que identificam a sua área de atuação, talentos, profissão ou empresa. Elas devem ser usadas no resumo e ao longo do currículo de maneira natural por dois motivos:
- reforçar a associação do seu nome com aquele termo na mente da pessoa;
- acionar o seu perfil nos resultados das buscas relacionadas a eles.
Dessa maneira, seu perfil será mais lembrado, e o algoritmo do LinkedIn dará mais visibilidade a ele nas buscas.
7. Explore os sinais gráficos
Quer saber outra forma de se destacar perante outros perfis? Utilize sinais gráficos!
Bullet points, emojis (🙂), estrelinhas (★) e sinal de visto (✔️), por exemplo, são elementos que você pode usar para destacar alguma informação, tornar a leitura do texto mais agradável e diferenciar o seu resumo de outros.
Porém, a caixa de texto do LinkedIn não dá essas opções de edição. Você deve escrever o texto em um editor, no Word, por exemplo, e depois colar na rede social.
Exemplos de melhores resumos no LinkedIn
Agora, confira alguns exemplos de resumos para se inspirar! Depois de ver essas referências, é a sua vez de escrever um resumo atraente para o LinkedIn, ok?
O primeiro exemplo é do empreendedor Marco Gomes, que sabe usar as primeiras linhas do resumo para engajar o leitor como ninguém.
![resumo-no-linkedin-marco-gomes Resumo no LinkedIn: imagem do campo sobre do Marco Gomes que possui o seguinte texto: “Um visionário da tecnologia”, Sarah Lacy no TechCrunch / "O Melhor Profissional de Tecnologias de Marketing do Mundo", World Technology Network.](https://s3.amazonaws.com/mlabs-s3-blog/wp-content/uploads/2020/04/14143925/resumo-no-linkedin-marco-gomes.jpg)
Outro exemplo é o resumo do Conrado Adolpho, criador do Método 8Ps do marketing digital. Logo no início, ele traz uma frase impactante sobre sua missão e fala sobre o método, que é o grande marco da sua carreira.
![resumo-no-linkedin-conrado-adolpho-2 Resumo no LinkedIn: imagem do campo sobre do Conrado Adolpho que possui o seguinte texto: O meu objetivo é "Transformar o mundo através do empreendedorismo". E já venho conquistando isso através do Método 8Ps - método de Marketing Digital e Vendas, que é utilizado hoje por diversas empresas por todo o Brasil, e instituições de alguns outros países - que impactou, até o momento, mais de 8 mil pessoas através do treinamento Imersão 8Ps e mais de 33 mil empresas através do Método 8Ps.](https://s3.amazonaws.com/mlabs-s3-blog/wp-content/uploads/2020/04/14144435/resumo-no-linkedin-conrado-adolpho-2.jpg)
O resumo da Larissa Magrisso, VP de Criação e Conteúdo na agência W3haus, é um exemplo bacana de como humanizar a sua descrição. Veja como o final do texto tem um forte apelo emocional.
![resumo-no-linkedin-larissa-magrisso Resumo no LinkedIn: imagem do campo sobre do Larissa Magrisso que possui o seguinte texto: VP de Criação e Conteúdo na W3haus, atuo com marcas como O Boticário, Google, Bauducco e Tramontina. Meu ponto de encontro é o cruzamento de Criatividade + Jornalismo + Pessoas. Profissional do Ano em Conteúdo no Prêmio Share. Pós-graduada em Desenvolvimento de Grupos pela SBDG. Amo criar para marcas que entenderam que a comunicação não pode ser uma interrupção. Vamos inventar algo que faça sentido na vida das pessoas?](https://s3.amazonaws.com/mlabs-s3-blog/wp-content/uploads/2020/04/14144717/resumo-no-linkedin-larissa-magrisso.jpg)
Agora, um exemplo de fora ,em inglês, mas nós traduzimos para vocês. Katrina Ortiz conta como sua carreira migrou do sonho de ser revisora para o sucesso como desenvolvedora. O texto mostra bem como conectar os pontos e transmitir entusiasmo com a profissão.
![resumo-no-linkedin-katrina-ortiz Resumo no LinkedIn: imagem do campo sobre da Katrina Ortiz](https://s3.amazonaws.com/mlabs-s3-blog/wp-content/uploads/2020/04/14145231/resumo-no-linkedin-katrina-ortiz.jpg)
Muitas pessoas têm dificuldade de falar sobre si mesmas. No resumo do LinkedIn, essa tarefa pode ser ainda mais complicada porque você precisa sintetizar tudo o que você é em poucas palavras.
Mas com as nossas dicas você tem uma luz de como iniciar esse processo, que é tão importante para o seu sucesso no LinkedIn. Seja para conseguir um emprego, atrair clientes, crescer na carreira, fazer networking ou construir sua marca pessoal, tenha certeza que o resumo vai ajudar você a atingir seus objetivos!
Agora, aproveite para ler todas as nossas dicas de como ter um perfil atraente no LinkedIn e atualize os outros campos do seu perfil de maneira estratégica para se destacar na rede.