Pesquisar

O que é marketing de relacionamento e como usá-lo para fidelizar clientes e vender mais

O que é marketing de relacionamento e como usá-lo para fidelizar clientes e vender mais
Avatar de mLabs

Por

Publicado em

O marketing de relacionamento é, como o próprio nome já deduz, um campo focado na relação entre empresa e potenciais clientes, além dos já firmados.  

Tratar bem os consumidores e criar solidez nessa relação é essencial para conseguir bons resultados, afinal, a forma como eles são tratados interfere diretamente na decisão de compra. 

Quer saber mais sobre o assunto? Entender como fazer um marketing de relacionamento na prática? Então, fique com a gente! Neste post, vamos ensinar como você pode construir um relacionamento com seus seguidores usando, especialmente, as redes sociais.  

O que é marketing de relacionamento 

O marketing de relacionamento é um conjunto de ações realizadas por uma empresa para seus clientes e prospects. 

Sabemos que a qualidade dos produtos e serviços que uma empresa oferece é fundamental para desenvolver o negócio e fortalecer a marca.  

Porém, de nada adiantar ter qualidade nos produtos se não tiver quem consumir — e para cativar essas pessoas é preciso entendê-las e se relacionar com elas. 

Nessa nova era a qualidade de produtos e serviços é o mínimo necessário para a sobrevivência de uma marca no mercado. E a construção de um relacionamento sólido se torna tão importante quanto para gerar leads, nutrir, reter e fidelizar clientes. 

Em muitos negócios, o relacionamento com o cliente é desenvolvido apenas no momento da venda, hora em que o bom atendimento faz a diferença. Mas, hoje em dia, essa simples atitude não demonstrando e fidelizando clientes, é preciso investir no marketing de relacionamento. 

Foi pensando exatamente na relação consumidor x empresa que essa vertente do marketing foi criada. Esse tipo de estratégia pensa no conjunto de ações que devem ser tomadas para aproximar o público da empresa, tornando a comunicação mais efetiva e construindo vínculo com o consumidor. 

Para que serve o marketing de relacionamento 

O objetivo do marketing de relacionamento é conquistar prospects por meio de uma boa relação, fazendo com que eles se tornem fiéis à marca e grandes seguidores dos serviços oferecidos pela empresa e reter os clientes já existes. 

Além desse consumidor sempre retornar para comprar com você, as chances dele ser um disseminador de sua empresa é grande. 

É ele que indicará os seus serviços para outros conhecidos, fará boas avaliações de sua marca na internet e se tornará um verdadeiro defensor da empresa. 

Vale a pena investir em marketing de relacionamento? 

Sabendo para que serve o relacionamento e a fidelização de clientes, você deve estar se perguntando se, de fato, vale a pena implementar o marketing de relacionamento. 

A resposta é SIM! Vale muito a pena. 🚀 

Dados da American Express mostram que o atendimento faz toda a diferença — 60% dos entrevistados afirmaram que já tiveram a intenção de fazer uma compra, mas, por conta de um mau atendimento, desistiram.  

Já em uma pesquisa da New Voice, foi constatado que 58% das pessoas nunca mais voltam a usar uma empresa depois de obterem uma experiência negativa. 

Os números expressivos mostram a importância em ter um bom atendimento! 

Conheça mais vantagens do marketing de relacionamento 

Se tudo o que falamos até agora não te convenceu sobre a importância do marketing de relacionamento para uma empresa, veja as principais vantagens de implementar essa estratégia. 

Reduzir custos com marketing e anúncios 

Muitos profissionais ainda não sabem, mas investir na retenção dos clientes sai mais barato do que conquistar novos. Já que trabalhar na fidelização faz com os custos com marketing e anúncios sejam reduzidos.  

Corrigir erros nos produtos e serviços 

Você pode não reparar, mas os seus clientes são as pessoas que mais vão notar as mudanças e problemas no seu produto. E escutar o que eles têm a dizer é uma ótima oportunidade para a correção de erros.  

Então, aproveite os feedbacks e canais de comunicação com o seu público e use as falhas apontadas para promover melhorias. 

Fidelizar clientes 

Quando se cria uma conexão forte entre marca e cliente, você ganha a confiança daquela pessoa que passa a frequentar seus lugares, a recomendar a sua marca para os amigos, a defender seus valores e se torna parte daquilo de forma espontânea. #brandlover ❤️ 

Aumentar a satisfação dos clientes 

O marketing de relacionamento está ligado à satisfação do cliente, afinal de contas, você proporciona uma experiência única com um atendimento humanizado e diferenciado, a tendência é deixar o cleinte ainda mais contente com seu serviço. 

Aumentar o Lifetime Value (LTV) 

Ao melhorar o nível de satisfação dos clientes com a marca, você também consegue aumentar o ciclo de vida do cliente ou Lifetime Value. Isso significa que o cliente fica mais tempo “em casa”, consumindo os seus produtos ou assina um contrato mais longo,  o que aumenta a média de faturamento por cliente. 

Ações de marketing de relacionamento 

Agora que você entendeu o conceito de marketing de relacionamento, o que é, para que serve, e quais estratégias deve levar em consideração para criá-lo, chegou a hora de conhecer ações envolvidas nessa estratégia! 

Programa de fidelidade 

Pode ser por meio de acumulação de pontos conforme quantidade de compras, oferecendo descontos exclusivos ou brindes.  

Essa é uma maneira de demonstrar a importância que seus clientes têm para a sua empresa e ainda recompensá-los por serem fiéis.  

Campanhas de e-mail marketing 

Essa ação serve para diversas etapas do relacionamento com o cliente. Pode servir para disseminar conteúdos relevantes, informações, dicas, lembranças em datas importantes (como aniversário), promoções exclusivas, bônus, pedir retornos sobre serviços prestados, entre outros. 

Indique os planos futuros 

Faça pesquisas de satisfação, converse com seu cliente, peça sugestões e, principalmente, dê condições para o negócio dele funcionar bem em função da solução que oferece a ele: ela precisa ser um sucesso para que o negócio dele também seja. 

Como implementar o marketing de relacionamento nas redes sociais 

Para implementar o marketing de relacionamento na sua empresa, a princípio, é necessário que todos da empresa estejam engajados com a cultura organizacional e tenham um bom treinamento de atendimento ao consumidor.  

Os colaboradores precisam estar dispostos a buscar soluções, ajudar o usuário e desenvolver empatia. Sendo assim, confira as principais dicas de como implementar uma estratégia de marketing de relacionamento nas redes sociais.  

1. Interaja com os seguidores 

Como já falamos anteriormente, esse primeiro tópico pode parecer óbvio, mas é impressionante a quantidade de empresas que não respondem nem interagem com seus seguidores. As mídias sociais foram desenvolvidas para serem ambientes de troca de experiências e relacionamento virtual, por isso, use e abuse delas! 

Sempre que receber uma mensagem, trate de responder — e com o máximo de agilidade possível, pois se alguém lhe procurou é porque deseja um retorno rápido. 

Recebeu um comentário em uma publicação? Responda-o! Mostre para as pessoas que elas são importantes para a sua marca. 

2. Mantenha a frequência nas postagens 

Você certamente possui um perfil pessoal em alguma rede social e costuma acessá-lo com frequência. Já percebeu que as páginas com as quais mais se relaciona são aquelas que contam com uma política de publicação regular, compartilhando rotineiramente novos conteúdos e materiais? Isso não é uma coincidência. 

Quando se trata do gerenciamento do perfil de um negócio nas redes sociais, esse procedimento deve ser o mesmo. Estabeleça um calendário editorial e desenvolva conteúdos para que seus perfis nas redes estejam sempre atualizados e ofereçam novidades para os seus seguidores. Isso vai aumentar o engajamento com a marca. 

3. Tenha uma comunicação alinhada com a persona  

As redes sociais reúnem públicos diversos, que utilizam linguagens diferentes e se comportam cada um à sua maneira. Ao contrário do que muitos profissionais de marketing possam pensar, não se deve criar publicações pensando em todo mundo, mas pensando sempre na sua persona. 

Saber como atuar em cada rede social também é importantíssimo! O Twitter, por exemplo, exige textos pequenos, publicações objetivas e linguagem bastante direta. O Instagram, por sua vez, destaca as imagens, então as legendas devem ser curtas. 

Já com relação aos seus seguidores, é importante conhecê-los bem! Isso envolve ter uma persona bem estruturada, identificar quais redes sociais ela usa e, consequentemente, qual a melhor linguagem para chegar até essas pessoas. 

O Instagram, assim como o Snapchat, possui o histórico de reunir um público jovem. Logo, é preciso trabalhar as postagens com uma linguagem acessível para esses seguidores. 

É importante alinhar o tom das suas postagens à sua brand persona (e que ela tenha fit com seu público). Sempre que for postar, certifique-se de estar usando a linguagem e o tom que representam sua marca. 

4. Faça a gestão de crise com inteligência 

Uma página nas redes sociais não recebe apenas comentários positivos e elogios. Pelo contrário, também está sujeita a postagens com críticas sobre o conteúdo, o trabalho, o produto ou serviço. Nesse momento, é preciso ter jogo de cintura e saber gerir crises estrategicamente. 

As mensagens negativas tendem a ter mais repercussão que aquelas positivas, logo, é preciso saber como respondê-las para não aumentar os danos que elas podem causar na marca. É sempre interessante chamar o autor do comentário para conversar no chat inbox e lá resolver as demandas dele. Mas, publicamente, não o deixe sem resposta! 

5. Monitore os resultados de perto 

O trabalho nas redes sociais está em constante construção e, por isso, é preciso acompanhar a evolução das suas estratégias e os resultados gerados por elas. Para que consiga fortalecer e atrair mais seguidores é preciso saber o que dá certo e aquilo que não funciona muito bem. 

As redes sociais apresentam métricas e dados diversos, como alcance das publicações, engajamento, dados sobre os seguidores, dentre outras informações e insights — dos quais você pode averiguar fazendo um monitoramento das redes sociais. 

Ao conhecer a sua audiência e entender como ela se relaciona com seu conteúdo nas redes, é possível criar materiais e desenvolver estratégias ainda mais eficientes. 

Viu só a importância do marketing de relacionamento para sua empresa? Com estas dicas você já está preparado para desenvolver um planejamento nas redes sociais que envolva essa vertente! 

Agende posts com a mLabs e
economize horas de trabalho!

VOCÊ ACABA DE GANHAR 30 dias grátis

Gerencie todas as mídias sociais

por 30 dias grátis