Usuários, visualizações e sessões no Google Analytics: entenda para que serve cada métrica!

o que sao sessoes no google analytics: imagem da página do Google Analytics mostrando os seguintes dados: cliques, impressões, CTR e posição

O Google Analytics é um grande aliado nas estratégias de marketing digital. Mas tem cada termo na ferramenta que deixa a gente confuso, né? 🤔 Por isso, estamos aqui para ajudar você a saber o que são sessões no Google Analytics!

Você sabe quantas pessoas acessam o seu site? Quanto tempo elas ficaram lá? De onde elas vêm e por que elas saem? Bom, antes de dominar todos esses dados, primeiro você precisa conhecer as métricas básicas do Google Analytics e suas diferenças.

Então, acompanhe este artigo e veja o que são sessões e quais as diferenças dessa métrica para usuários e visualizações!

O que é o Google Analytics?

Google Analytics é um software gratuito do Google para análise de dados. Basicamente, é um dos principais parceiros de um profissional de marketing digital!

O programa oferece inúmeros relatórios sobre o perfil e o comportamento dos visitantes do seu site. Com ele, você consegue saber informações relevantes para a sua estratégia digital, como:

  • quantas pessoas acessaram seu site;
  • de quais canais os visitantes vieram;
  • quais conversões foram realizadas;
  • qual a duração das visitas;
  • quais páginas foram mais visitadas;
  • entre outros diversos dados.

Mas para que servem todas essas informações? A partir da análise e do cruzamento dos dados, você pode tomar melhores decisões e extrair insights para a sua estratégia.

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O que são sessões no Google Analytics?

Uma sessão é um conjunto de ações que um usuário realiza no seu site dentro de um período de tempo. É durante uma sessão que o Google coleta todos os dados de comportamento dos visitantes no site, como visualizações de página, cliques, compras e outras interações.

Geralmente o Google considera que a sessão termina depois de 30 minutos de inatividade do usuário, mas é possível ajustar essa contagem como você preferir.

Você pode encontrar essa informação em Público-Alvo > Visão geral. Essa página também mostra o número de sessões por usuário, o número de páginas por sessão, a duração média da sessão e a taxa de rejeição.

Assim, você consegue compreender melhor como os visitantes estão usando seu site. 😉

O que são usuários únicos?

Um usuário único é uma pessoa que interagiu com seu site, ou seja, que iniciou uma sessão no período selecionado. Com essa métrica, você pode entender o perfil e os comportamentos dos visitantes de maneira individual.

Anteriormente, os usuários eram chamados de visitantes únicos. Mas a mudança de nomenclatura tem um motivo: usuários não são meros visitantes, porque eles interagem com o site.

Você também pode encontrar essa informação em Público-Alvo > Visão geral. Os relatórios também mostram o número de novos usuários no site e de usuários recorrentes.

o que são sessões no google analytics: imagem da tela de públicos, visão geral dos dados

O que são visualizações de páginas?

Uma visualização de página (ou pageview) é uma visita que ela recebeu. Essa informação também está disponível em Público-Alvo > Visão geral.

Se um usuário único visita uma mesma página várias vezes, em uma ou mais sessões, essa métrica contabiliza cada vez que ele a visualizou, independentemente se houve interação ou não.

Logo, o número de visualizações de páginas tende a ser sempre expressivo, maior que sessões e usuários únicos. É por isso, também, que essa métrica costuma ser usada para impressionar, tirar uma onda, sabe?

Mas não fique apenas na análise superficial. Utilize as métricas de pageviews com outros dados, para saber se o seu site está performando conforme você esperava.

imagem de um banner publicitário para divulgação do webinar de google ads para pequenas verbas da mLabs em parceria com a agência #TudoNosso

Como analisar as principais métricas do Google Analytics?

Mais importante que saber o que são sessões e as outras métricas do Google Analytics é cruzar esses dados e fazer análises. Assim você obtém insights poderosos para o marketing!

Afinal, o Google informa números e dados, mas quem extrai inteligência dos relatórios é você. Veja agora algumas dicas de como fazer isso!

Visualizações de página x Sessões

Aqui você descobre a média das páginas visualizadas durante cada sessão no site, contando também com visualizações repetidas de uma mesma página.  Essa métrica já vem prontinha para você nos relatórios de Público-Alvo > Visão geral.

Ao analisar as Páginas x Sessão você entenderá se o usuário navega pelo site para encontrar novos conteúdos. Quando as sessões possuem apenas 1 ou 2 visualizações de página, pode ser que o usuário não se sinta estimulado a interagir e você precisa investigar o porquê.

Existem muitos motivos e soluções:

  • pode ser que você precise investir em links internos, que façam o usuário explorar o site;
  • talvez a qualidade do conteúdo esteja abaixo da expectativa e faça o usuário abandonar logo o site;
  • pode ser que a experiência de navegação no site seja frustrante, etc.

Considere também o tipo do site. É natural, por exemplo, que um e-commerce tenha mais páginas por visita que um site institucional, porque as pessoas pesquisam vários produtos. Existem vários fatores que entram nessa análise.

Sessões x Usuários

Nessa análise você estuda a média das sessões que um mesmo usuário abre num período de tempo. Digamos que duas pessoas entrem no site e interajam com as páginas, cada uma, duas vezes em um mês. Então, a média é de 2 sessões/usuário.

Essa métrica indica que o site conseguiu despertar o interesse do usuário em acessá-lo mais vezes para realizar alguma ação. Quanto mais sessões o usuário realizar, mais você está conseguindo engajá-lo.

Por outro lado, uma média baixa de sessões por usuário não é necessariamente mau sinal. Pode ser que o usuário tenha encontrado e realizado o que queria no site na primeira sessão e não precisou mais voltar.

Portanto, sempre considere o tipo de site e conteúdo que você tem!

Aquisição x Usuários

Em Aquisição, estão todas as origens dos acessos ao site: tráfego direto, tráfego de referência, busca orgânica, redes sociais, campanhas pagas e todos os seus detalhamentos.

Então, quando você cruza essa informação com o número de usuários, consegue identificar quais canais e mídias geram mais tráfego. Dessa forma, você pode focar em estratégias de marketing digital para essas fontes de aquisição.

Local x Usuários

Cruzar os dados geográficos com o número de usuários ajuda a entender de onde são as pessoas que interagem com o seu site.

Essa informação ajuda a traçar estratégias de direcionamento de campanhas no Google Ads, de vendas e de distribuição de produtos, por exemplo.

O dado da localização dos usuários está em Público-Alvo > Geográfico > Local. Você pode filtrar por país, cidade, continente ou subcontinente.

Essas são apenas algumas dicas de análises que você pode fazer, mas o Google Analytics tem uma infinidade de relatórios e métricas que você pode explorar.

Agora, você já sabe o que são sessões no Google Analytics e conhece as métricas básicas para qualquer análise na ferramenta e pode ter mais Insights!

Se quiser avançar um pouco mais nas análises, aprenda também sobre os parâmetros UTM do Google Analytics. Eles são essenciais para monitorar o desempenho das suas campanhas de marketing digital.

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