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LinkedIn para empresas: conheça os principais recursos para fazer marketing no LinkedIn

LinkedIn para empresas: conheça os principais recursos para fazer marketing no LinkedIn
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Se você está em busca dos melhores recursos para fazer marketing no LinkedIn para empresas, chegou ao lugar certo!

Mas antes, reflita: você já parou para pensar no que exatamente os usuários do LinkedIn estão buscando na rede social

Ok, se você pensou em “emprego”, tá ceerto (rs). BUT… Não é só isso.

Diferentemente do Facebook, Instagram e Twitter, os usuários do LinkedIn estão lá buscando oportunidades para negócios, parcerias e, é claro, conexões comerciais. 

É justamente por essa predisposição aos negócios que a plataforma é uma rede social tão interessante para as empresas. Especialmente, mas não exclusivamente, as do segmento B2B (Business to business) – ou seja, aquelas que vendem produtos ou serviços para outras empresas.

Porém, para ter sucesso trabalhando o LinkedIn para empresas, e não para o seu perfil profissional, é preciso conhecer os recursos disponíveis — além de ter clareza sobre o motivo dessa rede social ser tão relevante na estratégia digital.

Por que o LinkedIn é uma boa aposta?

Com 600 milhões de usuários ativos, o LinkedIn é campeão quando o tema é aquisição de leads qualificados.

Afinal, sendo uma rede social muito conhecida por ter inúmeras vagas de empregos e para promover a imagem pessoal, os cargos e empresas que os usuários colocam no perfil, certamente, serão verdadeiros.

Você tá ligado como isso pode facilitar a vida, principalmente, para negócios que têm na mira um nicho muito específico de mercado, né? 

Além disso, a rede social conta com um público extremamente exigente e segmentado, sendo a única plataforma onde as vendas, negociações e relações comerciais são o foco. 

É exatamente este motivo que faz o LinkedIn ser considerado a rede social mais efetiva para a geração de leads no segmento B2B, como a gente citou.

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Como criar uma estratégia de marketing para o LinkedIn? Veja quais recursos usar

O LinkedIn tem uma série de recursos interessantes para empresas, certamente. 

Mas antes de explicar quais são eles e você querer sair fazendo tudo de uma vez… FIRST THINGS FIRST: entenda o funcionamento do algoritmo da rede social para elaborar uma estratégia de LinkedIn para empresas!

Aqui valem as regras para se ter uma boa estratégia de marketing em qualquer canal (que você, provavelmente, já tá de saco cheio de tanto ouvir): ela precisa ter objetivos claros, ser mensurável e absolutamente focada na buyer persona.
Para posicionar uma marca como referência em um nicho para os profissionais desse setor, além dos posts na sua Company Page do LinkedIn, você deve explorar diversos recurso disponíveis na plataforma.

Deles, que falaremos em detalhes mais à frente, para este objetivo, podemos destacar:

  • artigos no LinkedIn Pulse
  • LinkedIn Ads (anúncios segmentados); 
  • participação ativa em grupos;
  • criação dos próprios grupos da marca; 
  • Lives; entre outros.

Agora, se o objetivo for a conversão em vendas, usar os recursos de captação de leads do LinkedIn Sales Navigator será imprescindível.

Entenda o algoritmo do LinkedIn — engajamento gera alcance

Saber como funciona o algoritmo do LinkedIn é indispensável para colocar qualquer estratégia — e ação — em prática.

Uma das vantagens da rede social em relação às outras é ter uma política diferente quanto a divulgação do funcionamento dele.

O algoritmo do LinkedIn funciona da seguinte maneira:

  1. um robô avalia o conteúdo publicado qualificando-o como spam, post de baixa qualidade ou bom;
  2. o algoritmo considera o engajamento para aumentar o alcance. Se uma publicação recebe muitas curtidas, comentários e compartilhamentos, ela é exibida para mais usuários. Quando as pessoas passam direto pelo post, ocultam do feed ou denunciam spam, seu alcance é diminuído;
  3. o algoritmo realiza considerações sobre a possibilidade de spam e a credibilidade da fonte. Ou seja, o histórico da página também conta;
  4. pessoas reais (editores da empresa LinkedIn) realizam uma análise para observar se a publicação em destaque deve continuar sendo exibida e, muitas vezes, até sugerem o impulsionamento aos administradores.

Como você pode ver, existem diversas etapas que compõem as atividades do algoritmo, incluindo a intervenção humana.

É claro que o funcionamento não é assim tão simples, e entender direito o detalhe de cada etapa muito menos, mas essa breve noção já nos auxilia — e muito — a criar planos mirabolantes desenvolver uma boa estratégia.

Entendido isso, vamos aos principais recursos do LinkedIn para empresas 😜

Company Page: o essencial do LinkedIn para empresas

A primeira coisa que uma empresa precisa ter para estabelecer uma presença digital no LinkedIn é uma Company Page.

Como o próprio nome diz, trata-se de uma página corporativa. Ainda hoje algumas empresas utilizam perfis pessoais para interagir com pessoas na rede social, mas pelamoooor de GOD esse não é o caminho mais indicado.

As páginas para empresas no LinkedIn servem para os mais diversificados objetivos. Com elas uma marca pode:

  • publicar conteúdo relevante com frequência;
  • divulgar produtos e serviços;
  • contar um pouco mais sobre o que ela faz e quais são seus valores;
  • mostrar dados de contato, como localização e site oficial;
  • manter o relacionamento com pessoas que se interessam pela empresa;
  • divulgar vagas;
  • captar e relacionar com potenciais clientes;
  • investir em anúncios; 
  • e muito mais!

Ou seja, ter uma Company Page é o pilar para começar uma estratégia de LinkedIn para empresas.

Ahh! Não se esqueça de personalizar a URL da página. 

O LinkedIn vai criar um endereço tipo: https://linkedin.com/company/um-tanto-de-numeros-e-letras. Com a personalização, a URL ficará https://linkedin.com/company/nome-da-sua-empresa.

Faça também a descrição do perfil, preenchendo o campo de visão geral. Escreva sobre a empresa de forma didática, objetiva e disponibilize informações, inclusive, sobre seus valores. 

Lembre-se que se trata de uma rede social de nicho. Os participantes já são e estão abertos para tratar sobre negócios. Portanto, numa estratégia de LinkedIn para empresas você pode:

  • construir reputação digital;
  • firmar-se como referência no segmento de atuação;
  • adquirir leads;
  • obter reconhecimento de marca (brand awareness);
  • conversões/vendas;
  • educar o mercado.
imagem de um banner publicitário com chamada para baixar o app mlabs

LinkedIn Ads: mídia paga para um público qualificado

Atualmente, muitos empreendedores investem principalmente em plataformas como o Google AdWords e o Facebook Ads. Porém, o LinkedIn Ads é uma solução extremamente interessante para alcançar objetivos de negócios variados.

Isso porque, nessa rede social, os anúncios são segmentados de uma maneira extremamente qualificada. É possível, por exemplo, atingir somente pessoas de um determinado segmento, nível hierárquico ou formação acadêmica. 

Em um nível mais complexo, há até mesmo segmentação por intenção ou identidade. É possibilidade pra bater meta que não tem fim! 

Há também diferentes tipos de formatos para anúncios, como:

  • conteúdo patrocinado: localizado no feed de notícias;
  • mensagens InMail: mensagens diretas na caixa de entrada;
  • anúncios em texto: ficam em locais específicos, como a barra lateral;
  • anúncios Dinâmicos: anúncios personalizados e otimizados de acordo com a performance;
  • anúncios em vídeo;
  • anúncios em formato carrossel.

LinkedIn Analytics: dados que ajudam a converter

Uma das grandes vantagens de se ter uma Company Page no LinkedIn é justamente o acesso a um incontável número de dados relativos ao comportamento do usuário e desempenho de postagens.

Por meio dessas informações podemos elaborar estratégias regulares, extrair relatórios numéricos e realizar ajustes nas ações que estão sendo desenvolvidas.

Uma análise de métricas aprofundada pode revelar, por exemplo:

  • os melhores dias e horários para postagem;
  • os tipos e formatos de conteúdo que geram melhores resultados;
  • dados demográficos, geográficos e comportamentais do seu público de interesse;
  • detalhes a respeito do engajamento, tráfego, cliques, alcance, entre outros.

Ou seja, podemos dizer que, se o LinkedIn é um mapa para um tesouro pirata, o LinkedIn Analytics é a “seta que aponta a direção” para encontrá-lo. 

Sem esses dados, você estará no escuro, tomando decisões baseadas em “achismo”. Por isso, é preciso analisá-los com regularidade e objetividade.

Para acessar essa ferramenta, vá à página inicial do seu LinkedIn e siga os seguintes passos:

  1. clique em “Eu” no canto superior direito;
  2. desça até a seção “Gerenciar” e escolha a Company Page desejada;
  3. no topo da página você encontrará a seção de análise.

É possível, inclusive, exportar relatórios em períodos específicos para facilitar a interpretação dos dados, compará-los e, com isso, tomar decisões mais acertadas

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LinkedIn Sales Navigator: o melhor aliado do social selling

Você já deve ter ouvido falar em social selling, certo? O termo, usado para definir as vendas que ocorrem a partir das redes sociais, foi especialmente contemplado pela maior rede corporativa do mundo.

Por perceber a disposição natural dos seus usuários a fazer negócios no canal, a rede social disponibilizou para as empresas o LinkedIn Sales Navigator, um recurso para prospecção de clientes e captação de leads dentro do LinkedIn.

Com essa ferramenta as empresas podem realizar buscas ainda mais avançadas de perfis no LinkedIn. 

Além de salvar as listas desses contatos, elas podem se cadastrar para receber notificações quando surgirem novos resultados do perfil procurado. 

Ou seja: você informa ao LinkedIn que tipo de lead está buscando e ele te notifica sempre que detectar um usuário desse tipo. Incrível, não?

O recurso permite o envio de mensagens personalizadas para esses perfis, mesmo que eles não estejam conectados com você. Além disso, te dá informações e insights do comportamento de cada um desses leads, ampliando suas chances de se comunicar de forma relevante com eles.

Sem dúvidas é um recurso obrigatório a ser usado no LinkedIn para empresas que têm como objetivo a captação de leads.

Slideshare: muito mais que um repositório para seus slides

Durante um bom tempo o SlideShare foi uma rede social apartada do LinkedIn. 

Lá os usuários podiam salvar suas melhores palestras, vídeos e arquivos deixando-os públicos para que seus seguidores – ou qualquer pessoa que os visse – pudesse baixar. 

Mas, o cenário mudou e, em 2012, o LinkedIn comprou o SlideShare, integrando-o à plataforma. E os motivos para isso são vários! 

Além do crescimento progressivo de visitantes únicos acessando o SlideShare todos os meses, o canal era – e ainda é – muito usado no âmbito profissional. Palestras, vídeos institucionais e arquivos são muito compartilhados por ali.

Ok, mas por que o SlideShare é um recurso importante do LinkedIn para empresas?

Bem… A resposta é simples: porque lá você poderá entregar valor para o seu público compartilhando conteúdo de alta relevância!

Mas veja bem: isso só vai funcionar se o conteúdo for mesmo muito bom. 

Não pense que você vai fazer uma apresentação institucional e ter milhares de shares por lá, ok? Estamos falando de um canal que leva os conteúdos de alto valor para um público altamente qualificado.

Lembre-se: potenciais clientes, incluindo tomadores de decisão, estarão vendo esse conteúdo e construindo a imagem sobre a empresa que o produziu.

Lives no LinkedIn

Simmm, as queridas lives também chegaram no canal e podem ser exploradas nas estratégias de LinkedIn para empresas! 

Com o recurso, assuntos mais sérios e profissionais podem ser tratados na plataforma, de forma dinâmica e interativa. Afinal, quem não ama assistir um vídeo e ter a chance de dar pitacos e ainda fazer perguntinhas, né?

Mas a ideia das lives no LinkedIn para as empresas vai além. 

Os donos das páginas que possuem o recurso ativo podem transmitir eventos da empresa em tempo real para os seguidores ou participar de conferências ao vivo a convite de outra marca/profissional.

O foco, é claro, não é criar conteúdo pessoal. Isso aí você deixa para os canais pessoais, não é mesmo? 😜

Content suggestions: as sugestões de conteúdo para bombar suas páginas

O recurso de “sugestões de conteúdo” do LinkedIn mapeia quais são os assuntos mais relevantes para os seguidores da página. 

Por meio da comunidade que sua página está inserida, é possível conferir tópicos e tendências e, assim, ter ideias tanto para criar posts como compartilhar aqueles que estão em alta. Isso devido à recomendação dos artigos.

Você pode usar uns filtros bem legais para selecionar em quais campos deseja visualizar esses trending topics (não, não fomos parar no Twitter, tá? Ainda estamos falando do LinkedIn :P). 

Algumas das opções de filtro disponíveis são: 

  • localização; 
  • setor de mercado; 
  • nível de carreira; 
  • cargos/funções. 

E aí, já tá dominando todos os paranauês do LinkedIn para empresas? 

Se tiver alguma dúvida, já sabe, né? Só deixar seu comentário aqui no blog da mLabs que a gente te dá aquele help! 😜 

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