Entenda o que é Social Selling e como adotar em sua empresa

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Com mais de 100 milhões de usuários somente no Brasil, o Facebook demonstra a abrangência das redes sociais e o potencial que elas têm para os negócios. Porém, é preciso saber trabalhar a marca em um terreno dedicado às relações pessoais. Para isso, é preciso saber o que é Social Selling.

De uma maneira geral, esse conceito consiste na utilização das mídias sociais para criar, desenvolver e manter relacionamento com clientes — em potencial ou não — e, como consequência, gerar negócios para a empresa.

Esse processo pode acontecer no Facebook, como já citado neste artigo, Instagram, Twitter, Skoob, Flickr, Pinterest, YouTube ou outra plataforma digital voltada para a interação interpessoal. Mas para alcançar bons resultados é preciso mais do que um perfil: é fundamental ter estratégia.

Não basta entender o que é Social Selling para que desenvolva um trabalho nesse sentido. É preciso saber aplicar esse conceito na sua empresa de maneira que potencialize suas vendas. Nos próximos parágrafos vamos explicar como montar essa estratégia. Confira!

Entendendo o que é Social Selling

As mídias sociais não são plataformas de vendas, embora algumas empresas já utilizem seus perfis para comercialização.

Esses sites foram criados com o propósito inicial de socialização, ou seja, exigem que as empresas se relacionem e interajam com o seu público por meio desses canais.

Um processo que implica quesitos essenciais para um bom perfil nas mídias sociais: linguagem adequada ao público-alvo, conteúdo de qualidade e recorrente, política de relacionamento bem desenvolvido, entre outros aspectos.

Tudo isso ajudará a estabelecer uma linha de contato com seus clientes.

Além disso, é preciso ficar atento ao que as pessoas falam nas redes sociais. Essas plataformas digitais são usadas por seus usuários para manifestar ideias, opiniões e desejos.

Assim, as empresas que ficarem atentas a esses detalhes conseguem ter insights valiosos para os seus processos de vendas.

Confira a seguir como fazer Social Selling!

Prospectando contatos

As pessoas lançam milhares de novas informações a todo instante nas mídias sociais. Elas conversam, argumentam e apresentam pontos de vistas.

E a sua marca precisa fazer parte desse diálogo, sobretudo ao oferecer dicas e soluções para os problemas e desejos que elas podem apresentar.

Para isso, é importante produzir conteúdos de qualidade e valiosos que demonstrem que a sua empresa entende do mercado em que atua e que pode oferecer soluções para os diversos problemas. Dessa forma, é possível começar um relacionamento com seus clientes em potencial.

Qualificando contatos

Após chamar atenção das pessoas e apresentar o que a sua empresa têm a oferecer, é preciso estreitar esse relacionamento. O conteúdo produzido — que na etapa anterior pode ser mais superficial — agora precisa ser mais específico e colocar seus produtos e serviços em mais evidência.

Trabalhe materiais que possam gerar insights em seus clientes em potencial e mostre que a sua empresa pode ajudá-los a ter melhores resultados. Mas faça isso sem vender claramente o produto ou serviço. Ofereça soluções e se apresente como uma das alternativas de apoio.

Analisando resultados

Se bem executado os processos anteriores, esses clientes em potencial estarão abertos a comercializar com você. É nesse momento que o vendedor entra em cena para fechar um novo negócio. A venda se concretizando ou não abre uma nova etapa no trabalho: a mensuração de resultados.

Avalie qual foi o impacto de seus conteúdos, quais deles geraram melhores resultados, quantos clientes conseguiu após o trabalho de Social Selling e veja o que pode ser melhorado em suas próximas campanhas. Mensurar os resultados é essencial para que desenvolva o seu negócio de maneira constante.

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