Pesquisar

Como usar o Layout para Instagram? Aprenda a aproveitar esse app em sua estratégia

Como usar o Layout para Instagram? Aprenda a aproveitar esse app em sua estratégia
Avatar de mLabs

Por

Publicado em

Sabe aquelas montagens com várias fotos incríveis, em uma única imagem, que os usuários postam no Instagram? Se você já pesquisou como fazer e ficou perdido com tantas indicações de ferramentas, seus dias de luta acabaram! O Instagram já tem um app próprio para isso: o Layout para Instagram. Com ele você pode colocar várias fotos em uma única imagem, de maneira fácil e intuitiva!

Mas será que esse tipo de funcionalidade é interessante para as suas estratégias de comunicação nas redes sociais?

Uma coisa é certa: as montagens podem ser um recurso visual incrível para uma marca no Instagram. E, muitas vezes, tudo o que o social media quer são ferramentas que facilitem o seu dia a dia e sejam efetivas.

O Layout para Instagram certamente é uma dessas ferramentas! Agora, então, vamos te mostrar como usar o app favor do marketing — com exemplos bem bacanas para você se inspirar. Acompanhe!

Como funciona o Layout para Instagram?

O Layout para Instagram é o app oficial da rede social para criar colagens com múltiplas fotos. Ele está disponível tanto para dispositivos iOS quanto Android.

Existem outros apps que fazem a mesma função, mas o grande diferencial do Layout é a simplicidade. O visual é limpo, as ferramentas são básicas e as possibilidades de edição são enxutas. Portanto, para quem quer agilidade e praticidade na hora da montagem, o app é uma mão na roda.

O funcionamento é bem simples, basta selecionar as imagens desejadas, escolher um dos layouts pré-configurados, fazer algumas edições na imagem e compartilhar nas redes sociais.

Como usar o app Layout?

O primeiro passo para usar o Layout do Instagram é fazer o download gratuito do aplicativo nas lojas da Apple ou do Google.

Ao abrir o aplicativo no seu celular, você será guiado por algumas telas de boas-vindas que explicam as principais funcionalidades.

Ao tocar em “Começar”, você já verá r a tela de seleção das imagens para começar a montagem. Você pode selecionar as imagens guardadas no dispositivo ou clicar em “Cabine Fotográfica” para tirar as fotos na hora. Caso selecione a captura, é possível definir a quantidade de fotos (de 1 a 4) que você quer tirar para criar o layout.

Layout para Instagram: imagem da tela do aplicativo.

Depois de selecionar as imagens, você deve definir qual tipo de layout deseja. As opções aparecem acima da galeria e incluem diferentes opções de montagem.

Layout para Instagram: imagem da tela do aplicativo.

Depois de escolher o layout, você poderá editar as imagens. Nessa fase é possível selecionar cada imagem que compõe o layout e realizar algumas ações como espelhar, virar, inserir borda, substituir e dar zoom.

Layout para Instagram: imagem da tela do aplicativo.

Agora, você pode salvar o layout para que ele fique armazenado no seu dispositivo ou compartilhar nas redes sociais (Instagram, Facebook, WhatsApp…), enviar via e-mail e mais outras opções.

Layout para Instagram: imagem da tela do aplicativo.

Como usar o Layout do Instagram no marketing?

Não basta criar bons conteúdosusar hashtags e interagir com os usuários no Instagram. Apesar de tudo isso ser extremamente importante, o primeiro passo para ter resultados nessa rede social é chamando a atenção do usuário no feed.

Por isso, os apps que ajudam a criar imagens diferenciadas agregam valor para as estratégias de marketing. Vale lembrar que o Layout para Instagram não precisa ser usado apenas para essa rede social, você pode montar imagens para usar em qualquer canal da marca.

Veja, agora, algumas dicas para aproveitar melhor os recursos desse app nas suas estratégias!

Planeje antes de criar

Quando estiver com a câmera na mão, pense na possibilidade de usar as fotos no modelo de colagens. Planeje como elas podem funcionar melhor para o layout, faça os cliques pensando nisso. Assim, as chances de a montagem ficar impactante são maiores.

Use a criatividade

Criar uma montagem de fotos é fácil, difícil é sair da caixa e ser criativo! O ideal é ir além de simplesmente reunir várias imagens em um único post, como se criasse uma galeria de fotos aleatórias. Pense nas possibilidades criativas que existem ao juntar, espalhar ou virar essas fotos.

Veja alguns exemplos de posts inspiradores!

Layout para Instagram: imagem de três posts no Instagram realizados pelo aplicativo Layout.

Conte histórias

Um conjunto de imagens juntas também pode ser uma boa forma de contar uma história. Fotos em sequência podem mostrar como um produto é produzido na fábrica ou como ele pode ser usado na prática. Veja, como fica bacana essa ideia de fotos em sequência.

Layout para Instagram: imagem de um posts no Instagram realizado pelo aplicativo Layout.

Crie composições equilibradas

Ao fazer a composição com várias imagens diferentes é preciso ter cuidado com a poluição visual. É fácil cair no erro de combinar imagens que não conversam entre si ou que tenham muita informação visual. Nesses casos, você corre o risco de confundir o usuário que fica sem saber para onde deve olhar.

A composição precisa ser harmônica. Para isso, é interessante usar imagens com uma mesma paleta de cores ou combinar uma imagem cheia de detalhes com outra minimalista. Assim, você cria um equilíbrio. Nesse post, por exemplo, as imagens seguem o mesmo tom.

Layout para Instagram: imagem de um posts no Instagram realizado pelo aplicativo Layout.

Alinhe à identidade visual da marca

Além de usar a criatividade e criar uma composição equilibrada, é preciso ter em mente a identidade visual da marca. Para fortalecer o branding e facilitar o reconhecimento da marca é interessante seguir uma linha visual estruturada.

Lembre-se de que é importante manter o feed organizado para mostrar profissionalismo e ter credibilidade.

Conclusão

Como você viu, existem várias possibilidades de uso do Layout para Instagram no marketing. Caprichar no visual dos posts é um dos caminhos para ter mais engajamento do público, atrair novos seguidores e fortalecer a marca.

Agora que você já sabe como fazer colagens de fotos no Instagram, veja também outros recursos, como o Hyperlapse: a ferramenta de time lapse do Instagram, para aumentar seu leque de opções na rede social.

Agende posts com a mLabs e
economize horas de trabalho!

VOCÊ ACABA DE GANHAR 30 dias grátis

Gerencie todas as mídias sociais

por 30 dias grátis