20 ferramentas para Instagram indispensáveis

ferramentas de instagram

Você já imaginou um super-herói que tenha a força do Superman, a agilidade do Pantera Negra, a perspicácia do Batman, a velocidade do Flash e os poderes paranormais do Caçador de Marte?

Tal personagem não existe, mas muitas vezes um social media precisa se transformar em Super Saiyan para lidar com tantas tarefas simultâneas.

Quem trabalha com Instagram, por exemplo, sabe que é preciso ser um profissional multifuncional. Redação, edição de imagens e vídeos, planejamento, análise de dados, estratégia… e às vezes também tem que preparar o café. É vida dura, meus amigos!

Mas, assim como alguns vigilantes da justiça possuem gadgets para ajudá-los em suas missões, nós temos alguns utensílios digitais do nosso lado.

Se você quer saber quais são as ferramentas para Instagram, continue a leitura! A seguir, veja quais são os principais recursos para melhorar a sua estratégia, (mesmo que você não seja rico como o Homem de Ferro).

Ferramenta de Gerenciamento de Instagram

Uma das ferramentas para Instagram mais importantes em uma estratégia é a de gestão.

Se você precisa agendar posts e Stories, acompanhar resultados, gerar relatórios do Instagram customizados, responder directinteragir com seguidores, descobrir os melhores horários para postar e tudo o que envolve suas ações dentro do Instagram, use a mLabs.

Esta certamente é a plataforma de gerenciamento de Instagram com melhor custo-benefício.

Se quiser conferir na prática, faça um teste grátis.

Ferramentas para Instagram: criação e edição de imagens

O Instagram é uma rede social essencialmente visual. Sendo assim, as imagens são o machado de Thor do aplicativo, essenciais para potencializar o poder da sua estratégia de marketing.

Algumas ferramentas úteis para criar e editar as fotos são descritos a seguir.

1. Studio mLabs

O Studio mLabs é uma ferramenta de design, com foco no criação de posts para as redes sociais. Por estar vinculado à tela de agendamento da mLabs, é possível criar publicações para esses canais e formatos disponíveis na plataforma.

Ao utilizar o Studio você pode criar posts nos formatos ideais para o agendamento pela mLabs, criar posts utilizando templates exclusivos, utilizar nosso banco de Imagens gratuito (com mais de 3 milhões de imagens gratuitas), editar a imagem com vários recursos, como máscara, efeitos DUO tone e muito mais.

2. Canva

O Canva é uma ferramenta mágica para profissionais de mídias sociais. Ele não apenas possui um arsenal gigantesco de imagens, fontes, ícones e outros recursos para serem utilizados, como também facilita a nossa vida por meio dos templates com os tamanhos exatos para cada rede.

Para utilizá-lo no desktop ou tablet, não é preciso fazer o download, sendo acessível pelo navegador. Já pelo smartphone, é possível baixar o aplicativo.

3. Afterlight

O Afterlight é uma das ferramentas mais conhecidas de edição de imagem para Instagram. Disponível para Android e OS o app é considerado o Photoshop dos dispositivos móveis. Por meio dele você pode modificar as imagens de diversas maneiras, considerando contraste, textura, cores, textos, templates e adicionar filtros, que dão às imagens um aspecto muito bonito e com cara de profissional

4. Layout from Instagram

O Layout para Instagram é o app oficial da rede social para criar colagens com múltiplas fotos. Ele está disponível tanto para dispositivos iOS quanto Android.

Existem outros apps que fazem a mesma função, mas o grande diferencial do Layout é a simplicidade. O visual é limpo, as ferramentas são básicas e as possibilidades de edição são enxutas. Portanto, para quem quer agilidade e praticidade na hora da montagem, o app é uma mão na roda.

5. Over

Over é super indicado para editar artes com rapidez e facilidade. Você pode começar uma arte do zero ou utilizar os modelos personalizáveis disponíveis no app. A ferramenta possui uma série de efeitos inspiradores para fazer brilhar sua marca e seus projetos de arte pessoal.

No plano pago você ainda tem acesso a inúmeros modelos de gráficos, fontes e imagens, todos personalizáveis. Mas se você optar pelo plano gratuito, também poderá criar e personalizar conteúdo com texto, fotos e vídeos.

Ferramentas para Instagram: criação e edição de vídeos

Um dos formatos de conteúdo mais engajadores da web na atualidade é o vídeo. Ele não apenas chama a atenção do usuário, como também estimula que ele permaneça na publicação até o final.

Como possui um formato peculiar, diferente das demais plataformas digitais, vale à pena dar atenção especial às ferramentas para criação e edição. A seguir, vamos conhecer algumas.

6. Horizon

O Horizon é um app essencial para quem quer postar no Instagram. Isso porque é o único que permite transformar vídeos feitos na horizontal para se adequarem ao formato horizontal.

Funciona mais ou menos como uma foto: sua funcionalidade permite “recortar” uma área do vídeo para postá-la em outro formato, o que é excelente também para os posts do Instagram Stories. O app é de graça para iOS e Android.

7. Boomerang

Disponível tanto para iOS quanto para Android, o Boomerang é um dos favoritos dos usuários. Com ele você pode editar vídeos para formatos diferentes, o que realmente implica em melhores performances para os posts.

Os recursos mais famosos incluem o famigerado vai-e-volta, slow motion, os vídeos feitos com sequências de fotos, GIFs e outros. O mais legal é que você pode postar diretamente no Instagram, sem a necessidade de outros processos.

8. Quik

O Quik é uma ferramenta de edição de vídeos disponível para Android e iOS e também para MacOS e Windows, que permite criar vídeos incríveis com apenas alguns toques. O app foi comprado pela GoPro para fazer parte do pacote oferecido aos seus usuários de câmeras de ação.

Junto com o GoPro app, o editor de vídeo permite manipular imagens feitas com a “action cam” sem precisar usar um computador incluindo transições, cortes, vinhetas, texto, fotos, músicas do seu próprio celular entre outros recursos avançados que deixam seu vídeo com jeito profissional mesmo quando feito em um smartphone.

9. Inshot

O Inshot é uma ótima solução para edição de imagens e vídeos que auxilia na criação de conteúdo para o YouTube, Instagram, Tik Tok, etc. A ferramenta permite fazer vídeo com música e fotos, recortar vídeo, rodar vídeo, desfocar o fundo, adicionar texto e adesivos em vídeo.

Você pode incluir textos, emojis, girar imagens e criar suas próprias montagens. Tudo isso sem a necessidade de sair do celular e se sentar à frente da tela do PC, direto do seu smartphone com sistema operacional Android ou IOS.

10. Magisto

O Magisto é um editor de vídeos para Android e iOS com opções de adicionar música e efeitos especiais, permitindo uma grande personalização dos vídeos. O grande diferencial é o uso da inteligência artificial, responsável por identificar as necessidades de edição e, assim, fazer com que o usuário não precise de muito conhecimento ou experiência prévia com edição de vídeos.

Essas funções automáticas facilitam muito a sua utilização, já que é só selecionar o vídeo que você quer editar, o filtro, a música e tudo acontece automaticamente, sem tomar o seu tempo.

Ferramentas para Instagram: descobrir hashtags

As hashtags são as principais responsáveis por fazer com que usuários descubram a sua página. Isso porque muitas pessoas usam a aba “Explorar” para encontrar conteúdos etiquetados.

Você não precisa confiar na sua intuição ou aplicar o “chutômetro” para encontrar as melhores. Existem ferramentas que podem auxiliá-lo na tarefa. Vamos saber quais são elas?

11. All Hashtag

O All Hashtag é uma ferramenta para quem deseja encontrar as principais hashtags de seus respectivos segmentos, um diferencial pouco encontrado em ferramentas para esse tipo de situação.

Pelo site, você pode pesquisar sobre qualquer assunto e ainda realizar buscas em português. A ferramenta é leve e sem muitas complicações de usabilidade e as hashtags disponibilizadas também funcionam no Facebook, Twitter, Google+ e Pinterest.

12. Tag It

Já o Tag It é um app mobile, disponível para Android, que ajuda encontrar as hashtags perfeitas para os posts no Instagram. A ferramenta possui uma interface direta com o Instagram e ainda há funções para copiar os itens e usar em outras redes sociais, como Facebook e Twitter, inclusive para enviar em mensagens diretas.

Existem diversas categorias, como animais, social, comida e natureza para você encontrar a hashtag que mais se adequar ao tema da sua imagem. O aplicativo está disponível apenas em inglês e é gratuito para baixar e usar.

13. Tag O’ Matic

O Tag O’ Matic merece destaque por pesquisar em tempo real quais são as hashtags mais relevantes e populares do momento. O app, disponível para Android e IOS, além de procurar por hashtags ele permite que elas sejam copiadas e coladas na publicação da rede social.

Ele ainda possui um mecanismo de buscas para o usuário escolher as tags mais indicadas para suas fotos e vídeos, e possui um botão para acessar o Instagram diretamente, tornando mais simples e rápido o processo de publicação.

Ferramentas para Instagram: agregadoras de links

Você pode até discutir se isso é bom ou ruim, mas o fato é que o Instagram é bem econômico com relação aos links clicáveis na plataforma.

Apenas os Stories de perfis corporativos e anúncios podem levar o usuário a páginas de destino externas.

Além, é claro, da biografia. O grande problema é que o espaço é limitado e você só pode inserir um link. Fica difícil quando você quer divulgar várias páginas, não é mesmo? Para isso, existem as ferramentas agregadoras de links. Vamos conhecê-las abaixo.

14. Linktree

Criada justamente com o objetivo de otimizar a bio do Instagram, o Linktree é um app que cria uma página externa com múltiplos links. Ou seja, ao ser clicado, leva a um destino onde estão reunidos diversos outros links.

Com isso, você pode colocar o site, blog, links para redes sociais e outras páginas de destino. Em campanhas promocionais, por exemplo, você pode inserir várias páginas de produtos.

15. Hype Link

A funcionalidade do Hype Link é exatamente a mesma que a ferramenta citada no tópico anterior, com a diferença de integração com diferentes ferramentas, como o Google e o MailChimp, o que auxilia no recolhimento de dados.

16. Linkme.bio

O Linkme.bio é uma ferramenta bem bacana para ajudar a criar e organizar os links na bio do Instagram.  Além das funções básicas, o Linkme. Bio possui recursos de alta personalização, criação de links para WhatsApp, agendamento de links, parâmetros UTM para os usuários mais avançados e muito mais.

A ferramenta possui vários tipos de planos desde gratuitos e pagos sendo mensais, semestrais e anuais, para pessoa física e também para agências!

Ferramentas para Instagram: aplicação de filtros

Se o seu objetivo é criar alguns filtros bem legais para suas postagens, há alguns apps que podem ser de grande valia. A seguir, vamos conhecer alguns exemplos.

17. Snapseed

Disponível para Android e iOS, o Snapseed é um fenômeno entre os usuários. Com uma interface de fácil usabilidade, oferece toneladas de recursos que podem ser ajustados de acordo com o que o usuário quer.

18. VSCO

O VSCO pode ser baixado para Android e iOS. Mais do que um simples app, essa ferramenta reúne amantes de fotos bem editadas, sendo um dos mais populares do mundo.

Com estímulos à criação de conteúdo, fóruns de discussão sobre o tema e uma hashtag própria (#VSCO), é ótimo para quem quer levar as fotos do Instagram a um próximo nível de profissionalismo.

As ferramentas para Instagram certamente são armas poderosas para ajudar os profissionais de redes sociais. Aqui, listamos as principais, aquelas que realizam coisas que nem mesmo o Batman faria com seu cinto de utilidades.

E então, gostou do conteúdo? Então agora é hora de compartilhá-lo em suas redes sociais para ajudar os seus amigos!

19. Adobe Lightroom

O Adobe Lightroom, conhecido por apenas Lightroom, é um software que funciona basicamente como processador de fotos e organizador de imagens. Ele é faz parte de um subgrupo de funções complementares ao Photoshop e permite visualizar, organizar e retocar muitas fotografias digitais ao mesmo tempo, sem comprometer o arquivo original.

O Lightroom tem versões para Android e IOS, e algumas vantagens em comparação ao Photoshop: é mais acessível na aprendizagem, trabalha com arquivos RAW, permite marcar e classificar fotos. Tudo isso torna muito mais práticas as tarefas como tratar fotos com os mesmos efeitos e escolher as melhores para postar.

Ferramentas para Instagram: compartilhamento de posts

Se você já viu alguns reposts no Instagram e não sabia como fazer, seus dias de luta acabaram. Conheça a melhor ferramenta indicada para isso!

20. Repost for Instagram

O Repost for Instagram é uma ferramenta gratuita que permite repostar fotos e vídeos do Instagram. O app, disponível para Android, é muito indicado para os usuários dessa rede social.

Em sua interface é o usuário consegue visualizar os posts recentes dos seus seguidores no Instagram, além de poder procurar por posts antigos, para, assim, repostar o conteúdo no seu próprio perfil no Instagram, lembrando de atribuir os devidos créditos.

Agora, você está munido de um arsenal de ferramentas para criar mandar bem nas suas postagens, aproveite para conferir as últimas novidades do Instagram e teste os novos recursos nas suas estratégias de marketing.

Banner_Feed_Redes_Sociais: arte com convite para a pessoa testar gratuitamente a funcionalidade da mLabs.

Facebook Comments
Gestão de redes sociais Entenda por que a mLabs é a ferramenta de gerenciamento de redes sociais escolhida por mais de 120 mil marcas!

Posts relacionados