Instagram Shopping: como ativar para vender diretamente pela loja no Instagram

Instagram Shopping como vender pelo app

Se você trabalha com a venda de produtos e ainda não ativou o Instagram Shopping, saiba que está perdendo a oportunidade de ganhar MUITO dinheiro.

Com a loja no Instagram você cria posts com preço nos produtos, escolhe um intermediador de pagamento e adiciona links que encaminham o usuário direto para a sua loja, sem pagar nada por isso!

Quer saber mais informações sobre a loja do Instagram? Fica com a gente, neste post, vamos mostrar tudo o que você precisa saber para criar uma do zero!

Loja do Instagram, uma evolução para as marcas na rede social

Quem usa o Instagram sabe que a rede social permite, apenas, link na biografia e links nos Stories (no segundo caso, apenas para contas comerciais verificadas ou com mais de 10 mil seguidores).

Essa limitação “obrigou” as marcas a investirem em anúncios para divulgar links dos seus produtos. Mas, com a loja do Instagram a possibilidade de inserir links de produtos foram ampliadas!

Quer mais motivos para criar a sua loja no Instagram?

O que é e como funciona o Instagram Shopping?

O Instagram Shopping, ou loja no Instagram, é um recurso que permite vender pelo próprio aplicativo. Para isso, é usada uma nova aba no feed da página, com o ícone que imita uma “bolsinha”.

Nesse espaço, é possível colocar os produtos que estão à venda e informar o preço deles em uma etiqueta de compras.

Dessa forma, não há mais a necessidade de vender somente pelo link da bio do perfil. Com a aba do “Shopping”, fica mais fácil divulgar um produto, já que o caminho para venda foi encurtado.

Quando o usuário clica na foto do produto que ele deseja, aparece um botão que o direciona a visualizar o produto dentro do e-commerce ou do catálogo de produtos o Facebook da marca.

post-carrossel-instagram-3

Quais são os requisitos do Instagram Shopping?

Existem algumas etapas que precisam ser realizadas antes de criar sua loja na rede social mais querida do Brasil! 😍

De forma resumida, é o seguinte, você precisa ter um perfil comercial no Insta vinculado à uma Fan Page, ter um domínio, um catálogo de produtos no Facebook ou um e-commerce.

👉 Caso você não tenha um e-commerce ou um catálogo de produtos, é preciso que você abra uma conta no Gerenciador de Negócios para criar o seu catálogo – é obrigatório, não tem como fugir.

Assim, os produtos do seu catálogo do Facebook poderão ser marcados nas publicações do Instagram, e aparecerão para os usuários de maneira orgânica!

Ou seja, você posta uma imagem com o seu produto e insere descrições, preço + link para compra do mesmo.

Além de criar uma vitrine de produtos, você ainda pode compartilhar as promoções com anúncios no feed ou nos Stories para aumentar o alcance das suas publicações.

Depois de ativar a sua loja do Instagram, os usuários poderão clicar nos produtos e ver as informações comerciais como nome, descrição e preço.

Veja o exemplo da loja Amaro no Instagram.

Loja no Instagram: imagem da loja no Instagram da marca amaro com uma mulher vestindo uma jaqueta jeans à venda

Tá bom, o usuário clicou no post, visualizou todas as informações do produto, decidiu comprá-lo e agora?

Após escolher o produto o usuário será direcionado para uma das duas opões:

  • catálogo de produtos do Facebook;
  • plataforma de comércio eletrônico (e-commerce).

Por esse motivo, você precisa ter uma dessas duas plataformas antes de criar a sua loja no Instagram.

Como criar loja no Instagram? Passo a passo!

Confira o passo a passo e as recomendações que você precisa se certificar para que a loja do Instagram dê certo!

1. Confirme a sua qualificação

Ao cumprir todos os requisitos, a sua empresa estará qualificada e poderá configurar o recurso Compras no Instagram, são eles:

2. Migre para o perfil comercial no Instagram

Para converter o perfil pessoal para perfil comercial no Instagram siga estas etapas:

  • acesse as configurações do seu perfil no Instagram;
  • toque em “Conta” e em “Mudar para conta profissional”;
  • escolha a opção que melhor descreve você “Criador de conteúdo”, “Empresa” etc;
  • selecione uma categoria que descreva melhor o que você faz;
  • escolha as opções de exibição do perfil.

Se o perfil pessoal estiver privado, autorize a conta se tornar pública e seu perfil comercial no Instagram será criado com sucesso.

Caso tenha mais dúvidas, veja nosso post Como mudar para perfil comercial no Instagram e quais as vantagens de fazer isso?

3. Vincule a sua conta do Instagram à sua página do Facebook

Siga estas etapas para vincular sua conta comercial do Instagram a uma Página do Facebook.

  • acesse o perfil da sua empresa no Instagram;
  • selecione “Editar Perfil”;
  • sob a seção “Informações comerciais públicas”, selecione “Página”;
  • escolha a página do Facebook que deseja conectar;
  • caso você não tenha uma página no Facebook, selecione “Criar uma nova Página no Facebook”.

4. Carregue o seu catálogo de produtos

O recurso Compras no Instagram é desenvolvido com o seu catálogo de produtos. Há duas maneiras de conectar um catálogo de produtos à sua conta comercial do Instagram, são elas:

  • Gerenciador de catálogos: é o método para fazer essa conexão por conta própria, localizado no Gerenciador de Negócios do Facebook;
  • Plataformas de e-commerce parcerias: é uma integração realizada por meio de um de nossos parceiros certificados de plataforma de comércio eletrônico, como a Shopify ou o BigCommerce.

5. Faça a análise da conta

Depois de conectar um catálogo à sua conta do Instagram e cadastrar produtos, siga as etapas para enviar sua conta para análise. Normalmente, as análises de conta levam alguns dias, mas às vezes podem demorar mais.

  • acesse o perfil da sua empresa no Instagram e toque no ícone de três barrinhas;
  • selecione “Configurações”;
  • cadastre-se para o recurso “Compras”;
  • siga as etapas para enviar sua conta para análise;
  • a qualquer momento, acesse Compras nas Configurações para verificar o status.

Algumas empresas podem ser notificadas de que informações adicionais são necessárias para provar a propriedade do domínio do site.

Se você receber essa notificação, siga as etapas para concluir o processo verificação de domínio para enviar sua conta para análise.

6. Habilite o modo compras no perfil do Instagram

Depois que sua conta for aprovada, você poderá ativar o recurso “Compras”.

Caso você não encontre a opção “Compras” em “Configurações”, sua conta provavelmente ainda está em análise ou não foi aprovada para usar o recurso compras no Instagram.

  • acesse o perfil da sua empresa no Instagram e toque de três barrinhas;
  • selecione “Configurações”;
  • toque em “Empresas” e em “Compras”;
  • selecione o “Catálogo de produtos” que você deseja conectar à sua conta;
  • selecione “Concluir”.

7. Marque os seus produtos na loja do Instagram

Agora, que você já fez a parte trabalhosa é só criar um post com a foto do produto e escolher a opção “Marcar produtos”.

A opção de marcação aparece em lugares diferentes:

  • posts no feed: o botão fica abaixo do conteúdo e da marcação de pessoas;
  • posts nos stories: a marcação de produtos fica dentro da aba de Stickers.

Quais são os principais recursos do Instagram Shop?

Agora que você já configurou a sua loja no Instagram, confira os recursos que o tio Zuck criou para aumentar as suas possibilidades de vendas na rede social.

Vendas nos Stories

Além de permitir maior frequência e dinamismo nas publicações, os Stories permitem investimento em mídia paga. Com isso você amplia o alcance dos seus posts, aumenta o engajamento e, consequentemente, os resultados.

Mas como funciona o shopping nos Stories?

É simples! Ao criar um Story, é necessário usar a tag de venda. O procedimento é bem similar à utilização no feed, inclusive.  Para isso, é preciso ter o catálogo de produtos devidamente cadastrado.

Que tal se inspirar com alguns Stories da marca Forever 21?

instagram shopping: imagem de dois stories com uma mulher usando um vestido sentada na grama

Loja na aba “Explorar”

Outra possibilidade que o recurso traz é o de aparecer na sessão “Loja” na aba “Explorar”.

Sabe ali na lupinha, onde você pode buscar por “Jogos”, “Esportes”, “Arte”, “Fitness”, “Música” e outras etiquetas? Então, também tem a sessão “Loja”, onde aparecem para os consumidores produtos à venda.

Para marcas que pretendem vender pelo programa, isso pode representar um novo rol de oportunidades. Afinal, por meio dessa aba, não são apenas os seguidores que podem visualizar o conteúdo e comprar os produtos, mas qualquer um que faça uma busca direcionada.

Você pode aparecer no “Explorar” direcionando o seu anúncio para esse posicionamento ou usando palavras-chave relacionadas ao seu produto e nicho de atuação (essa segunda opção, orgânica, é mais difícil de acontecer porque depende da boa vontade do algoritmo do Instagram).

CheckOut

O CheckOut é um dos recursos que ainda não foram lançados para todos, mas segue em teste na versão beta nos Estados Unidos 🇺🇸 e alguns outros poucos países.

A ideia é que o usuário não precise ser redirecionado para o e-commerce para finalizar a compra, podendo fazê-la dentro do próprio Instagram. Ou seja, mudaria a última etapa do que já está disponível no shopping.

Dessa forma, não será necessário vincular um site à rede social. A marca terá uma completa e verdadeira loja ali mesmo no Insta!

imagem de um banner publicitário com chamada para baixar gratuitamente o material produzido pela mLabs sobre Kit de Planejamento de Conteúdo para as redes sociais

Lembretes para lançamentos e novos produtos em estoque

Essa função ajuda a lembrar os seguidores sobre um lançamento, a chegada de um produto no estoque e ainda a criar aquela sensação de expectativa e ansiedade geral. 🎉

O lembrete ajudará aqueles que amam ser os primeiros a comprar algo e os que são fãszaços da marca e querem ter todas as novidades. #brandlovers

O recurso funciona por meio de um adesivo que pode ter o nome do produto ou da próxima coleção, e daquele reloginho de contagem regressiva que tem nos Stickers, sabe?

Também será possível criar um post no feed com esse lembrete por meio de uma tag. Os seguidores que clicarem no ícone, vão receber uma notificação push avisando que o dia do lançamento está chegando.

instagram shopping: imagem de um tênis branco da marca adidas com a tag da loja do intagram

Realidade aumentada

Essa é uma das funcionalidades mais legais do Instagram Shopping. Pelo menos é o que nós achamos! hehehe

O recurso ajuda as marcas a não perderem vendas por falta de loja física. Afinal, há ainda seguidores que ficam inseguros de comprar alguns tipos de produto pela Internet sem experimentar antes.

Nada como uma ajudinha da tecnologia, não é mesmo? Com o recurso de realidade aumentada, o seguidor poderá se ver com determinado produto, ajudando na tomada de decisões.

Funciona tipo os filtros de jogos nos Stories, sabe? Para usar esse recurso, as marcas devem usar a tag de marcação de vendas.

Assim, quando alguém entrar no perfil da página, só precisará clicar na tag de marcação do post ou do story para ser direcionado para uma página específica, que vai mostrar o produto que a pessoa se interessou.

Ao clicar nele, a câmera frontal dos stories do usuário se abrirá, e ele enxergará como vai ficar com o produto! UHUUU

Inicialmente, apenas algumas lojas de cosméticos e óculos estão experimentando o recurso. Mas a gente não vê a hora dele ficar disponível pra tooodo mundo!

instagram shopping: imagem de três celulares mostrando na tela o efeito do batom no rosto de uma mulher

Boas práticas de como vender pelo Instagram Shopping!

De acordo com o Instagram for Business, existem uma série de boas práticas que quem pretende aproveitar a feature deve seguir. Veja:

  • crie, no mínimo, 9 posts na loja do seu perfil comercial para ativar a guia de compra;
  • marque o máximo de produtos possível nas imagens, isso ajudará o público a navegar;
  • DIVULGUE sua loja no Instagram! Use o Stories para isso (faça um tutorial ensinando a navegar pelo feed da loja);
  • use os diferentes formatos para vender: imagem única ou carrossel;
  • tenha certeza de que as marcações estejam corretas, isso garante a qualidade da experiência dos usuários na sua loja no Instagram e na sua loja virtual.

Por este link, você acessa o passo a passo criado pelo próprio Instagram para usar a ferramenta.

Dúvidas sobre o Instagram Shopping

Como são muitos detalhes, pode ser que você ainda tenha algumas dúvidas sobre essa funcionalidade.  Por isso, separamos algumas bem comuns para te ajudar! 😜

1. É preciso ter um e-commerce para usar a loja do Instagram?

Você precisa ter um domínio para vender pelo Instagram, isso é obrigatório!

Então, caso você não tenha um e-commerce é preciso que você abra uma conta no Gerenciador de Negócios, crie o seu catálogo de produtos e faça a conexão com uma plataforma parceira do Facebook.

Ah, e uma conta empresarial do Insta também, como já falamos aqui.

2. É possível agendar posts com as tags do Instagram Shopping?

Se você é cliente mLabs, essa é para comemorar: SIIIIIIIMMMMM!!!!!🎉

Pela plataforma, além de fazer uma ótima gestão das redes sociais poupando o seu tempo de execução e análise, é possível agendar os posts com as tags do Instagram Shopping.

Basta acessar “Configurações”, na tela de agendamento, e selecionar o recurso “Instagram Shop” para marcar seus produtos nos posts do Feed.

instagram shopping: imagem da tela de agendamento da mLabs indicando onde se localiza o menu configurar
instagram shopping: imagem da tela de inserção de tag do instagram shopping da mLabs

Inclusive, se você ainda não é cliente e desconhece a funcionalidade, aproveite para testar a mLabs por sete dias grátis e ver com seus próprios olhos como o recurso é uma “mão na roda”. Não pedimos cartão de crédito ou qualquer dado bancário. Pode confiar!

Agora, que você já sabe tudo sobre o Instagram Shopping, lembre-se que não basta configurar a sua loja, para que o recurso converta em vendas.

Você precisará ter mais seguidores no Instagram, se esforçar para aumentar o engajamento e criar uma estratégia de marketing no Instagram forte, alinhada com seu público.

Para dar os próximos passos, veja o nosso post com 17 dicas de como vender pelo Instagram e amplie as suas possibilidades de fazer negócio na rede social.

Facebook Comments
Quer mais conteúdo como esse? Inscreva-se na nossa Newsletter!

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.

Posts relacionados