Pesquisar

Sugestões de Pesquisa no Instagram: como funciona?

Sugestões de Pesquisa no Instagram: como funciona?
Avatar de mLabs

Por

Publicado em

Você já clicou no ícone da lupa do Instagram? Ali existe um universo de posts e perfis para você descobrir! Essas são as sugestões de pesquisa no Instagram e não é à toa que elas existem.

Cada vez mais o aplicativo quer qualificar a experiência dos seus usuários. Para isso, a personalização é um ponto chave: cada pessoa deve ter uma experiência única, focada nos seus gostos e interesses.

É por isso que as sugestões de pesquisa no Instagram apresentam uma série de perfis que o aplicativo entende que sejam interessantes para cada usuário. Mas como ele faz isso? Como funciona esse sistema? Confira agora todos os detalhes sobre essa funcionalidade do app!

O que são as sugestões de pesquisa no Instagram?

As sugestões de pesquisa no Instagram são um recurso do aplicativo que mostra conteúdos de potencial interesse do usuário. Eles aparecem quando a pessoa clica na barra de pesquisa, na seção “Explore”.

A intenção desse recurso é fazer com que o usuário descubra novos perfis e interaja com eles, além de facilitar a suas pesquisas e melhorar sua experiência com o app.

Mas como o Instagram sabe o que uma pessoa tende a gostar mais? É simples: a própria pessoa informa seus gostos à plataforma. Vamos explicar melhor.

Análise de dados e machine learning são os conceitos que explicam como o Instagram decide quais conteúdos devem aparecer ali.

Quando uma pessoa faz uma publicação, curte um post, segue um perfil, pesquisa um assunto, manda uma mensagem no Direct ou usa uma hashtag, ela está mostrando ao Instagram qual é o seu perfil e do que ela gosta.

O aplicativo, então, coleta e analisa os dados do histórico de pesquisa e interações de cada usuário.

Porém, somente com a tecnologia é possível gerenciar todos esses dados e transformá-los em inteligência. É aí que entra o aprendizado de máquina (ou machine learning).

Segundo esse conceito, quanto mais dados nutrem um sistema, mais inteligente ele se torna para tomar decisões autônomas ― de maneira muito próxima à inteligência humana.

Então, isso significa que quanto mais você interagir no Instagram, mais informações sobre seus interesses você fornece ao sistema. E, assim, ele vai aprimorando as sugestões de pesquisa no Instagram.

30-DIAS-GRATIS-MLABS: BANNER

Como desativar as sugestões de pesquisa do Instagram?

O Instagram coleta os seus dados e usa para melhorar a sua experiência. Porém, muitas pessoas ficam incomodadas com isso, pois entendem como uma certa invasão de privacidade. #entendemos

A Política de Dados do Instagram é muito clara quanto à coleta e ao uso das informações, e todo usuário precisa concordar com ela para usar o aplicativo (eu sei que você não leu, rs). Os termos também esclarecem que os usuários têm a capacidade de controlar e excluir algumas informações que compartilham com o app.

Então, se o registro do histórico de pesquisas ou as sugestões do Instagram incomodam você por algum motivo, você pode apagá-los do app.

Como limpar histórico de pesquisa do Instagram?

O seu histórico de pesquisas recentes aparece nas sugestões do Instagram, ao clicar na barra de busca. Para excluir os perfis que aparecem ali, siga os passos abaixo:

  1. Acesse as configurações do seu perfil no aplicativo;
  2. Dentro de Conta, acesse o Histórico de Pesquisa;
  3. Então, clique em “Limpar histórico de pesquisa”.
sugestões de pesquisa no instagram

Como retirar as sugestões de pesquisa no Instagram?

Limpar o histórico de pesquisa não impede que o Instagram continue te dando sugestões de perfis para você ver. Na verdade, não existem uma fórmula de acabar definitivamente com elas.

Mas, você tem a opção de excluir manualmente os perfis que o app sugere, o que faz com que eles nunca mais apareçam ali. Para isso, é só fazer o seguinte:

  1. Acesse a aba “Explore”;
  2. Clique na barra de pesquisa;
  3. Clique no “x” ao lado de cada perfil sugerido para excluí-lo da lista.
sugestões de pesquisa no instagram 2

Eliminar o seu histórico de pesquisa ou as sugestões do Instagram não impede que o aplicativo continue mostrando perfis que talvez você goste, ok? Essa ação apenas exclui o que tinha na lista até o momento e te ajudar a tornar a aba mais relevante.

Esperamos que essas dicas ajudem quem não quer mais ver determinados perfis nas sugestões de pesquisa no Instagram. Agora, nós também temos algumas sugestões de perfis de marcas para você seguir. Confira o post e se inspire!

Agende posts com a mLabs e economize horas de trabalho!

Gerencie todas as mídias sociais por 30 dias grátis

redes-sociais-banner

VOCÊ ACABA DE GANHAR 30 dias grátis