Pesquisar

Entenda tudo sobre a importância de ganhar seguidores no Facebook!

Entenda tudo sobre a importância de ganhar seguidores no Facebook!
Avatar de mLabs

Por

Publicado em

Você já se perguntou como ganhar seguidores no Facebook? Pois saiba que você não está sozinho.

É muito comum que, ao iniciar uma estratégia de social media, os administradores de página comecem a sonhar com os números de seguidores se multiplicando.

Quando tratamos de páginas corporativas, então, temos a nítida sensação de que quanto mais followers adquirirmos, maior será o número de vendas.

Mas será mesmo?

Se você quer saber tudo sobre a importância de ganhar seguidores no Facebook, leia o restante do texto! A seguir, você conhecerá todas as verdades e mentiras sobre esse assunto!

Afinal, ganhar seguidores no Facebook é realmente importante?

Pedro Paulo finalmente inaugurou sua lojinha virtual. E o primeiro passo para adentrar no marketing digital foi criar uma página corporativa no Facebook.

Logo criada, layout arrumado, configurações ajustadas, Pedro Paulo pôs a fanpage no ar. Depois de algum tempo, ele conseguiu um número bem satisfatório de seguidores. Mas isso não se refletia em vendas. Você sabe me dizer o motivo?

Bom, a verdade é que o número de seguidores é considerado uma “métrica da vaidade”. Ou seja, ele é bem bacana para tirar uma onda com seus concorrentes, mas de nada adianta ter 1 milhão de followers e nenhuma venda!

Por outro lado, aumentar o número de seguidores também representa que o seu trabalho está sendo bem feito e, consequentemente, mais pessoas querem consumir o conteúdo.

Sendo assim, é fácil concluir que essa ação é positiva, mas está relacionada aos meios e não aos objetivos. Em uma analogia simples: uma horta grande pode até produzir uma boa quantidade de tomates, mas isso é inútil se boa parte deles vierem podres!

Pois é, a qualidade dos seguidores importa muito mais do que uma cartilha imensa. É bem melhor ter uma base mais enxuta, mas que realmente se interessa pelo seu conteúdo, produto ou serviço.

No fim das contas, a métrica que realmente faz a diferença é o engajamento, seja qual for o objetivo. Ou seja, as reações sociais, como curtidas, reações, comentários, compartilhamentos e cliques em links.

Falando mais especificamente sobre o Facebook, há uma limitação do alcance das postagens, que tem um valor médio de 2%. Porém, esse número pode crescer diante do engajamento, podendo inclusive ultrapassar os 100% e atingir pessoas que nem estão na sua lista.

Sendo assim, o número de seguidores é importante, mas mais importante ainda é que eles interajam com o seu conteúdo!

Ok, mas como aumentar o número de seguidores de uma fanpage?

Antes de te ensinar a aumentar o número de seguidores de sua fanpage, aqui vai uma recomendação: nunca, de maneira nenhuma, “jamé” compre seguidores. Quer dizer, a não ser que o seu objetivo seja apenas mostrar para os seus amigos da escola o quanto você é popular.

Você certamente se deparará com alguns aplicativos que prometem entregar uma grande quantidade de seguidores, mas a verdade é que esses bots lotam a sua lista de perfis desqualificados. Geralmente estrangeiros que moram na China, fakes ou simplesmente pessoas que não condizem com o seu público!

Dito isso, vamos adiante. Afinal, como ganhar seguidores no Facebook?

Chame os amigos

Essa é uma ação um tanto quanto básica, mas bem valiosa, principalmente no início. Quando você se torna o administrador de uma fanpage, é possível enviar convites aos mais próximos por meio de uma funcionalidade da própria página.

Apesar da tentação, tente se concentrar naquelas pessoas que realmente podem vir a ser clientes, ou você pode poluir a sua lista de seguidores.

Compartilhe conteúdo valioso

Não adianta fugir da produção de conteúdo. Esse é o principal pilar de uma página no Facebook: posts que encantem, engajem e sejam relevantes.

Para isso, pense no objetivo da sua persona. A seguir, compartilhe posts que realmente tenham alguma utilidade e a ajudem a solucionar problemas. Em suma, seja útil!

Não se importe muito com os padrões que você verá por aí. Cada público possui um comportamento distinto.

Pense primeiro nos seus seguidores. Compartilhe conteúdo valioso, mesmo sendo de páginas concorrentes. No fim, o que importa é que os seguidores enxerguem valor no que você divulga.

Envie convites por meio de outros canais

Você também pode utilizar seus outros canais para aumentar o número de seguidores. Páginas em outras redes sociais como o Twitter, o Instagram ou o YouTube, por exemplo, podem servir como alicerce.

No fim de seus vídeos, peça para sigam a página. O mesmo vale para blog posts, e-books, podcasts e outros formatos de conteúdo que você produza.

Vale muito a pena lembrar às pessoas que podem se conectar à sua marca por meio de diversas outras praças digitais.

Seja uma espécie de SAC 2.0

Responder aos comentários e estimular os debates nas suas postagens são ótimas maneiras de manter em alta o nível de engajamento da página.

Como dito anteriormente, as interações são a engrenagem que move o algoritmo do Facebook. Dessa forma, quanto mais você puder estimular reações sociais, melhor!

Invista no Facebook Ads

Se você tiver verba para investir em anúncios, o Facebook Ads é a maneira mais rápida de conseguir aumentar a quantidade de seguidores.

Nas configurações da campanha existem, inclusive, objetivos que focam no crescimento da base.

Nesse caso, otimize seu investimento para tal. Ah, e aqui temos a melhor parte: você pode segmentar seus ads apenas para pessoas que podem se interessar pelo que você vende.

Utilize as métricas a seu favor

Não é nenhuma novidade que toda campanha de marketing online deve basear-se nos números, não é mesmo?

Então, realize testes e consulte o Facebook Insights para se certificar dos melhores dias e horários, formatos de conteúdo, linguagem e outros elementos relacionados às suas postagens.

Realize eventos, promoções e concursos

Ações como eventos, promoções e concursos incentivam o engajamento e, logo, o aumento do número de seguidores.

Agora que você já sabe tudo sobre a arte de ganhar seguidores, que tal contar esses segredos para seus amigos, hein? Compartilhe este post nas suas redes sociais!

 

Agende posts com a mLabs e economize horas de trabalho!

Gerencie todas as mídias sociais por 30 dias grátis

redes-sociais-banner

VOCÊ ACABA DE GANHAR 30 dias grátis