Como deixar sua chamada para artigos mais atrativa nas redes sociais?

Chamada para artigos: imagem de duas mulheres olhando para um notebook.

Que as redes sociais são ótimos canais de relacionamento você já sabe, né? Mas neste artigo queremos reforçar outra característica delas: o poder de gerar tráfego para um blog em uma estratégia de marketing de conteúdo ― e o papel da chamada para artigos nessa tarefa.

Quem investe em marketing de conteúdo e inbound marketing sabe como é importante atrair visitantes para o site, blog e landing pages da marca. E, as redes sociais podem ser canais bastante eficientes para isso.

Nós mesmos, da mLabs, investimos nas redes sociais para geração de tráfego pro nosso blog e temos ótimos resultados! Mas, não basta postar qualquer coisa nas redes sociais e esperar que as pessoas cliquem no seu link.

Ter uma chamada para artigos irresistível é fundamental par ativar os gatilhos de ação necessários para que o usuário clique no seu link. E esse é o desafio que vamos te ajudar a resolver neste post. Continue lendo e veja dicas de como deixar suas chamadas para publicações mais atrativa nas redes sociais!

Como é uma boa chamada para artigos nas redes sociais?

Uma boa chamada para artigos é aquela que, de fato, converte na ação desejada. Mas, essa é uma explicação bastante genérica e ampla.

Primeiro, vamos pensar que cada rede social possui seus formatos e recursos. Uma chamada para artigos a partir do Instagram Stories, por exemplo, pode conter detalhes totalmente diferentes de uma chamada para artigos na timeline da sua FanPage, certo?

No Instagram Stories é possível usar GIFs, Stickers, vídeos e imagens para passar a mensagem. Já na timeline, você precisará ser criativo na legenda, ter uma boa CTA e uma arte irresistível.

Aqui na mLabs, por exemplo, nossos artigos do blog são divulgados nas redes sociais. Criamos chamadas originais e atrativas para eles, com base em neuromarketing, storytelling, humor, perguntas e outros recursos que vamos mostrar logo abaixo para você se inspirar.

8 dicas para criar uma chamada para artigos irresistível

Com base na nossa própria experiência e observações de grandes marcas que fazem marketing de conteúdo, separamos algumas dicas essenciais para você atrair mais visitantes com ótimas chamadas para artigos nas redes sociais.

1. Alinhe a chamada ao conteúdo do artigo

Sabe aquela expressão “comprar gato por lebre”? É isso que acontece quando o leitor clica no link cheio de expectativas, mas se decepciona com o artigo porque ele não tem nada a ver com a chamada.

Por isso, você deve alinhar o conteúdo da chamada ao que o usuário vai encontrar no blog ou site, sem enganá-lo ou exagerar na promessa. Assim, as expectativas são atendidas ― ou até superadas!

Não vai prometer o “Guia Completo de Marketing Digital” se você vai entregar um post com 5 dicas e 500 palavras, ok?

Esse tipo de “falsa promessa” aumenta sua taxa de rejeição no blog, reduz o tempo de permanência na página e tudo isso impacta diretamente no seu posicionamento orgânico nos mecanismos de busca. Ou seja, uma baita furada.

2. Fale com a sua persona

Você cria conteúdo para quem? Para a sua persona, não é? Então, é com ela que você deve conversar! Para isso, é preciso utilizar a linguagem que ela usa, conhecer os seus comportamentos, e entender as suas dores e necessidades para criar chamadas que se comuniquem com ela.

É isso que fazemos aqui na mLabs, miramos nas dores dos nossos clientes e usamos uma linguagem leve e bem-humorada que fala com o nosso público e reflete a identidade da marca. Veja um exemplo:

3. Utilize palavras-chave estratégicas nas chamadas

Que as palavras-chave são essenciais para o posicionamento dos artigos no Google, você já sabe, certo? Todo post no blog deve estar otimizado para uma palavra-chave (ou mais). O que talvez você não saiba é que elas também são importantes nas redes sociais!

Ao utilizar suas palavras-chave nas chamadas para publicações, você aumenta as chances de posicionar o post tanto na busca interna das redes sociais quanto no ranqueamento do Google, que indexa os posts do Facebook, Twitter, LinkedIn e Pinterest. Esse cuidado faz é fundamental para uma boa estratégia de SEM (Search Engine Marketing), que inclui tanto a otimização para os buscadores quanto para as redes sociais.

4. Explore recursos de neuromarketing

O neuromarketing estuda como o cérebro atua nas decisões de compra dos consumidores. Essa área do conhecimento também pode ser explorada na criação de chamadas para artigos, já que você quer que o usuário tome a decisão de clicar no link.

Para isso, você pode despertar os sensos de urgência, exclusividade, pertencimento e curiosidade do ser humano. Esses recursos são chamados de gatilhos mentais, também conhecidos como atalhos que fazem as pessoas tomarem decisões rápidas com o inconsciente.

Um recurso bastante utilizado para despertar a atenção é o storytelling. Uma boa história tem o poder de captar a atenção das pessoas e instigá-las para saber como termina o enredo. Neste post, da Revista Superinteressante, o leitor fica instigado a clicar no link para saber mais sobre a história da foto:

5. Use números e listas para aumentar o interesse

Números e listas têm o poder de aumentar o interesse dos usuários e as conversões no marketing digital. Os números funcionam como bons argumentos, já que você mostra quantitativamente o que está dizendo. Veja, por exemplo, essa chamada do Neil Patel:

Já as listas agilizam a absorção do conteúdo que você está apresentando, porque fragmentam a informação e, assim, captam o olhar e facilitam a leitura. Veja como esse post da SEMrush, por exemplo, consegue despertar a curiosidade:

6. Faça perguntas

Fazer uma pergunta na chamada para artigos é o convite para que o usuário procure uma resposta. Dessa forma, você já inicia uma conversa e cria um laço com a pessoa, que tende a clicar no link para saber como solucionar aquela questão. A página do Hostelworld costuma fazer bastante isso:

7. Utilize um criativo atraente

Palavras são importantes nas chamadas para publicações. Mas as imagens e vídeos também têm poder! Com elas, você tem mais uma ferramenta de persuasão para atrair o interesse das pessoas e fazê-las clicarem no link. Então, capriche na foto ou vídeo que acompanham a chamada. No Facebook, a Oppa mudou o ângulo da foto para despertar atenção e direcionar os usuários para o seu blog:

8. Faça o leitor tomar uma ação

Você quer que o usuário clique no link, não é? Então, peça para ele fazer isso! Deixe claro qual ação você quer que a pessoa tome. Isso ajuda a orientá-la e a gerar o resultado que você deseja.

Você pode usar uma Call to Action (CTA) com palavras de ordem (clique, leia, descubra, conheça etc.) ou de maneira criativa. Veja esse exemplo da Alelo no Facebook (“Descubra mais”):

E agora, já se sente mais preparado para escrever uma chamada para artigos matadora? Esperamos que as nossas dicas ajudem você a atrair o interesse do seu público e gerar mais tráfego para o site da marca.

Além de atrair os visitantes nas redes sociais, é preciso ter um conteúdo de qualidade no site ou blog para não gerar frustração e, consequentemente, aumento na taxa de rejeição. Então, veja também nosso post sobre técnicas de copywriting para profissionais de marketing e eleve o nível dos seus textos.

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