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Entenda de uma vez por todas o que é e como fazer um briefing de forma correta! 

Entenda de uma vez por todas o que é e como fazer um briefing de forma correta! 
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Está entrando na área de marketing agora e se deparou com essa palavra estranha? Esse “tal de briefing”? Calma, vamos te ajudar!  

O briefing pode parecer complexo no início, mas ele não é nenhum bicho de sete cabeças. 

Na verdade, é uma etapa fundamental do planejamento de marketing e publicidade e o primeiro passo para alcançar as metas estabelecidas em um projeto. 

Nós do mLabs utilizamos essa ferramenta com frequência e entendemos sua importância. 

Por isso, queremos te ajudar a criar o melhor briefing possível para que você alcance os objetivos de seus clientes com mais agilidade e foco.

Entenda agora o que é briefing, seu significado e como fazer um briefing de maneira eficiente e assertiva! 

O que é um briefing e o que significa?  

Briefing significa “resumo” e é o manual de um projeto, ação ou campanha de publicidade e marketing. 

Neste documento são contidas informações para ajudar a equipe criativa a entender mais sobre: 

  • a marca; 
  • o mercado em que ela atua; 
  • seu público; 
  • as metas estabelecidas para o novo projeto.  

Ou seja, o briefing tem o intuito de sanar dúvidas sobre qual é deve ser a mensagem de uma campanha, quem deve recebê-la, como e quais são os objetivos tangíveis e intangíveis. 

Qual a importância de fazer um briefing bem-feito?  

Uma das principais ferramentas utilizadas entre profissionais do marketing e da publicidade, o briefing tem como objetivo tornar a troca de informações entre contratante e contratado (geralmente empresa e agência) mais organizada e focada.  

Normalmente, o profissional responsável pela criação desse documento é o analista de atendimento da agência, que levará todas as informações para o restante do time o desdobrando em demandas.

Apesar de ser possível criar um modelo de briefing para ser usado por todos, é importante tomar os cuidados necessários para que os resumos tragam as informações específicas para cada ação.  

Assim, o retrabalho é reduzido e expectativas são alcançadas com mais facilidade. 

Como fazer um briefing da forma correta?  

Agora que você já sabe o que é um briefing e o significado dessa palavra, é hora de entender como fazer um briefing que sana todas as necessidades dos usuários.  

Pegue papel e caneta para anotar tudo que precisa conter nesse “tal de briefing”😂. 

Informe os principais dados da marca 

Uma das, senão a primeira, informações que o briefing deve ter são os dados da marca.  

É essencial que os leitores saibam qual é a empresa foco para entender a relevância do projeto 

Entre os dados da marca que podem ser selecionados, vale a pena incluir: 

  • história da marca; 
  • faturamento; 
  • cases de sucesso; 
  • posicionamento no mercado; 
  • dimensão atual da marca (e possíveis crescimentos no futuro próximo) 

Informe os responsáveis pelo projeto 

E-mail, WhatsApp, Skype, Teams… o que não faltam são maneiras de se comunicar.  

Ao informar quem são os responsáveis pelo projeto e as melhores maneiras de abordá-los, você ajuda a equipe criativa a sanar dúvidas com mais rapidez. 

Coloque todas as informações do produto ou serviço em foco 

Agora é hora de falar sobre o produto ou serviço no qual a ação será focada.  

Esse é um dos tópicos que mais pedem por especificidade, já que um detalhe “irrelevante” pode servir de inspiração para os envolvidos no projeto. 

Ou seja, coloque no briefing: 

  • nome do produto; 
  • principais características; 
  • principais diferenciais do produto; 
  • qual “dor” o produto busca resolver; 
  • como o produto é produzido; 
  • se o produto é um lançamento, qual a recepção esperada; 
  • prós e contras do produto. 

Insira as especificações do público 

É impossível desenvolver uma ação de sucesso sem saber quem será impactado – e esse é o motivo pelo qual as especificações do público são mais que OBRIGATÓRIAS no briefing.  

Algumas das informações que podem ser relevantes em um briefing são: 

  • faixa de idade; 
  • escolaridade; 
  • hábitos de consumo; 
  • renda média; 
  • profissão. 

Se a marca tiver também uma persona bem definida, vale a pena incluí-la no briefing para trazer mais especificidade sobre o perfil do consumidor da marca. 

Defina os objetivos do projeto, campanha ou ação de marketing 

Esse projeto lançará um produto novo ou está focado em intensificar as vendas? Talvez reforçar a imagem da marca em foco? Ou talvez aumentar a participação no mercado? 

Um briefing pode ser um “mapa” para diferentes tipos de projetos, então deve ser claro e sucinto sobre seu objetivo.  

Lembre-se que a equipe criativa só alcançará as metas esperadas se elas estiverem bem explicadas. 

Coloque dados de mercado e observações importantes  

Você já imaginou gastar tempo, dinheiro e imaginação em uma ação incrível… que não funciona no mercado em que ela será divulgada?  

Assim como uma marca de produtos de bebê não promove uma ação em um festival de rock, você precisa ter cuidado ao explicar sobre a marca do seu cliente no briefing para delimitar a área de atuação em que esse projeto deve se encaixar. 

Isso significa explicar pontos como: 

  • qual o principal mercado em que a marca está inserida; 
  • o tamanho atual e possíveis expansões que ele pode sofrer nos próximos meses; 
  • sazonalidades que podem afetar as vendas; 
  • formas de pagamento e frequência de compras dos consumidores. 

Informe qual é a concorrência do produto ou serviço em foco 

Para começar esse tópico, vamos ter uma ajuda de ninguém menos que o cantor Falcão, que disse: “qualquer um pode ser vencedor, desde que não haja nenhum concorrente.” 

Se a concorrência é peça-chave na montagem de uma estratégia, é lógico que ela será essencial ao fazer um briefing.  

De concorrentes diretos e indiretos até estratégias de marketing e posicionamento no mercado, essas informações são necessárias para garantir foco e cuidado da sua equipe criativa. 

Defina a verba destinada a realização do projeto 

Apesar dos próximos tópicos não serem tão complexos, pode ter certeza de que eles estão entre as principais preocupações da sua equipe criativa.  

Isso porque eles serão compostos pelos números mais importantes do projeto: dinheiro e tempo.  

Vamos falar sobre ambos, começando pelo dinheiro. 

Entender a verba destinada para a realização deste projeto é imprescindível para evitar frustrações ou mudanças abruptas de planos.  

Isso significa explicar, em detalhes, qual o tamanho do investimento que o cliente deseja fazer e o que ele espera em troca por esse valor. 

Defina um cronograma para a realização do projeto 

E por último, mas não menos importante (na verdade, MUITO importante), o cronograma do projeto.  

Ao montar uma linha do tempo para a produção dessa ação, a primeira coisa que você precisará ser é realista. Isso é, entender: 

  • Esse é o único projeto que a equipe está lidando? 
  • Qual é o nível de prioridade desse cliente/projeto em relação aos outros?
  • O cliente paga o valor necessário para prazos mais apertados?

Ou seja, ter os pés no chão e praticar a empatia ao criar um cronograma não só deixará a equipe e o cliente mais feliz, como também evitará possíveis atrasos.  

Com o cronograma mentalmente desenhado, é hora de passar para o papel (ou Docs) informações como: 

  • todas as etapas do projeto em ordem de importância; 
  • data de entrega de cada uma das etapas, priorizando as ações mais urgentes; 
  • prazos para alterações no projeto; 
  • prazo final de conclusão do projeto. 

Com essas informações incluídas, é hora de revisar o documento criado, desdobrar as demandas e disponibilizar para o responsável por cada uma delas para que se  inicie a produção!  

Mas lembre-se que o briefing não é quem garantirá o sucesso desse projeto. Ele é apenas um dos primeiros passos que podem ajudar o time a alcançar objetivos com menos ruídos de comunicação, mais produtividade e efetividade!  

Se esses são alguns dos seus objetivos como profissional, leia nosso artigo “Descubra tudo que você precisa saber sobre uma campanha publicitária” e siga aprendendo com a mLabs.  

Esperamos que esse texto também te ajude a entender mais conceitos e ficar expert em marketing! 
 

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