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Analista de mídias sociais: o que ele faz, quanto ganha e como se tornar um?

Analista de mídias sociais: o que ele faz, quanto ganha e como se tornar um?
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Com o avanço do setor de marketing digital, oanalista de mídias sociais– também conhecido como social media –tornou-se um profissional fundamental para as empresas que investem nessa estratégia. 

É de responsabilidade dele promover a marca na Internet, conquistar engajamento, monitorar os resultados, produzir conteúdos, entre outras ações.  

Para executar um bom trabalho e obter reconhecimento na profissão, um analista de mídias sociais precisa ter algumas habilidades básicas. Será que você apresenta todas elas? 

O que faz um analista de mídias sociais?

Se você acha que o analista de mídias sociais é aquele que apenas cria posts para algumas redes sociais, achou erradoO trabalho de um analista de mídias sociais vai além! 

Primeiro, é importante analisar o perfil da empresa e em quais redes sociais faz sentido ela atuar.  Após entender o cenário das redes sociais é que o analista começa a exercer as suas principais atividades. 

Planejamento das ações 

O primeiro passo para a construção de um plano de marketing eficaz nas redes sociais a definição dos objetivos e do prazo de execução. 

Com o objetivo definido, em conjunto com o cliente, o analista de mídias sociais saberá quais metas e KPIs deverá acompanhar para garantir o resultado das suas ações – ou pelo menos saber se está no caminho certo. 

É importante também ter definido brand persona e a buyer personaCom base nessas personas, será possível traçar a linguagem e o tom de voz a ser seguido nas publicações. 

Produção de conteúdo para as redes sociais 

Agora que já foi definido o objetivo da marcao público e o que eles gostariam de ver nas redes sociais, é chegado o momento de produzir conteúdo e ganhar o coração dos usuários. 😍 

É aí que surge a necessidade de criar um calendário editorial, para organizar todas as editorias e saber o que será postado, quando e onde. E caso o analista não seja o responsável por todo o processo, ele precisará delegar as tarefas para outros colaboradores.  

Passar a ideia inicial para o redator, depois gerenciar a criação da arte com o designer, enviar para a aprovação dos clientes e tudo mais. 

Nessa etapa, ter um fluxo de trabalho bem definido e uma ferramenta de gerenciamento de redes sociais ajuda e MUITO a diminuir as falhas de comunicação e evitar dores de cabeça. 

Gerenciamento das redes sociais 

Depois de executar ou delegar as atividades de produção de conteúdo, o analista passa a exercer sua atividade principal, fazer o gerenciamento das redes sociais. 

Esse gerenciamento envolve o agendamento de posts em múltiplas plataformas, a checagem e os ajustes das postagens – quando solicitado pelo cliente. 

Responder a dúvidas e reclamações nas redes sociais e garantir a interação com o público pelos comentários do Feed. 

Fazer o monitoramento de concorrentes, avaliação de menções da marca, analisar os resultados e checar se a estratégia está dando certo. 

E caso não esteja performando como planejado, o analista deve fazer a reelaboração de plano de acordo com os Insights adquiridos, para por fim, apresentar os relatórios de resultados para o cliente. 

Quanto ganha um analista de mídias sociais? 

Segundo o site Vagas.com.br, um analista de mídias sociais inicia ganhando R$ 1.388,00 de salário e pode vir a ganhar até R$ 2.612,00. Sendo assim, a média fica em torno de R$ 1.951,00. 

É importante, no entanto, avaliar o cenário da sua região. Além disso, é possível, ainda, trabalhar como freelancer, atendendo seus próprios clientes e definindo sua renda de acordo com os trabalhos que consegue realizar. 

Quais as habilidades do analista de mídias sociais?
Para se tornar um analista de mídias sociais é ideal que você tenha algumas habilidades. Confira algumas das mais importantes a seguir. 

Formação em comunicação 

Esse não chega a ser um requisito obrigatório, mas é inegável que os profissionais da área de comunicação estão um passo à frente para a realização desse trabalho. 

Entendimento do negócio 

Não adianta nada conquistar vários likes e promover o engajamento nas redes sociais se o público-alvo alcançado não gera leads qualificados. Por isso, é importante que o social media fique atento ao perfil do consumidor ao mercado. 

Raciocínio rápido 

Sabemos como as informações correm rápido nas mídias sociais. Em uma semana, é possível que vários assuntos surjam e desapareçam, e o analista de mídias sociais precisa observar em quais conversas vale a pena envolver a marca. 

Disposição para leitura 

Ser uma pessoa bem informada é um requisito básico para esse profissional. A leitura de textos ajuda a aumentar a criatividade, a manter a mente aberta, a descobrir as novidades, a ficar de olho na concorrência, entre outras vantagens. 

Conhecimento de ferramentas de marketing digital 

Abordamos, até aqui, as habilidades teóricas, mas, para colocar tudo em prática, é necessário que o social media tenha conhecimento de algumas ferramentas de marketing digital. 

Google Analytics, Google Adwords, Facebook Ads, e-mail marketing, blogs, marketing de conteúdo, plataformas de suporte e atendimento etc — esses são só alguns exemplos do que é utilizado no dia a dia. 

Espírito empreendedor 

Para ter sucesso na carreira de analista de mídias sociais, o profissional deve ter espírito empreendedor. Isso porque, assim como nos negócios, as redes exigem habilidades de adaptação e análise. 

Organização e planejamento 

Um bom analista de mídias sociais precisa ser, antes de tudo, organizado. Pense no seguinte: ele precisará lidar com múltiplas plataformas e, muitas vezes, com diversos perfis e páginas corporativas 

Criatividade e inovação 

Para dialogar com um público qualificado, o profissional de mídias sociais deve ser criativo. Esse, aliás, é mais um motivo pelo qual os profissionais de comunicação se dão tão bem nessa profissão. 

Habilidade para interpretação de dados 

Aqueles que pensam que estarão longe dos números ao seguir nessa carreira estão muito enganados. Os relatórios, as métricas e os KPIs fazem parte do cotidiano desse profissional. 

Capacidade de ser multitarefas 

Pois é, ser fera em português e saber lidar com números é só uma fatia da torta. Muitas vezes, serão exigidas habilidades de designer para a composição de peças gráficas, de editor de vídeos ou, até mesmo, de programação. 

Perfil de resolvedor de problemas 

Essa é, provavelmente, a principal habilidade de um analista de mídias sociais. Sem meias palavras, muitas vezes, você terá que “se virar”. Responder solicitações fora da sua área nas redes sociais é só um exemplo do que acontece no meio. 

imagem de um banner publicitário com chamada para testar a gestão de redes sociais da mLabs

Por que uma marca deve ter um analista de mídias sociais?

Segundo uma pesquisa de 2019, cerca de 42% da população mundial usa alguma rede social. São cerca de 3,2 bilhões de pessoas! 

O Brasil é um dos que mais passa tempo online. Segundo dados da GlobalWebIndex, só perdemos para as Filipinas. Nós passamos, em média, 212 minutos por dia online. 

Com tanta gente acessando as redes sociais, você já deve ter imaginado as possibilidades que isso pode gerar para empresas, certos? 

Por isso, é importante contar com um analista de mídias sociais realmente qualificado e preparado para lidar com todos os desafios que citamos aqui. 

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A mLabs é uma plataforma de gerenciamento de redes sociais com mais de 160 mil clientesinclusive ferramenta mais usada no Brasil 😍, segundo a pesquisa Marketing Tools Latam, realizada pela Rock Content em 2019. 

Através da nossa ferramenta você organiza e simplifica o processo de aprovação do seu conteúdo. Assim, você consegue otimizar os seus processos, aumentar a produtividade da equipe e alcançar seus objetivos e metas com mais facilidade. 

Nós sabemos que a jornada do social media não é fácil, e justamente por isso convidamos você a fazer um teste grátis na nossa plataforma para simplificar a sua rotina. Mas já adiantamos é um caminho quase sem volta. Então, experimenta e conta pra gente o que achou!

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