Aprenda como adicionar e analisar os concorrentes na mLabs

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Acompanhar as marcas concorrentes é importante para ter uma percepção do mercado. Por meio dessa análise é possível ter percepção sobre as tendências de mercado e o comportamento dos consumidores. 

Além disso, é possível perceber como o seu público-alvo reage diante de diferentes ações, gerando Insights estratégicos para a elaboração do plano de marketing. 

Ao adicionar concorrentes na mLabs, você automatiza a coleta de dados, concentra as informações em um único espaço e conta com relatórios personalizados para acompanhar o crescimento dos principais competidores. 

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O que é o recurso Concorrentes na mLabs? 

Imagina acompanhar os dados de crescimento dos seus principais concorrentes manualmente? Seriam extensas planilhas e horas de verificação perfil por perfil das marcas.  

Confesso que só de pensar, já fico cansado. 

Por isso, a plataforma da mLabs conta com o recurso Concorrentes, permitindo que você faça o cadastro de até cinco perfis — por canal — para acompanhar. 

Dá para ser incrivelmente estratégico na escolha das marcas concorrentes, escolhendo aquelas que se destacam em cada uma das redes sociais: TwitterFacebookInstagramLinkedInPinterest e YouTube. 

A partir do cadastro, a plataforma acompanha as marcas selecionadas automaticamente, gerando dados pelo período que quiser analisar. 

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Por que adicionar concorrentes na mLabs? 

Acompanhar os concorrentes oferece diferentes benefícios para toda a estratégia de marketing. As abordagens ficam mais eficientes, ao visualizar as ações que geram engajamento do seu público ou que pode prejudicar a interação. 

É possível aprender mais sobre o seu nicho, conhecendo tendências e possibilidades para aplicar na sua marca. 

Confira alguns dos benefícios de investir no acompanhamento dos concorrentes pela mLabs!: 

Monitorar o número de seguidores e engajamento 

Muitas pessoas acreditam que o número de seguidores é uma métrica de vaidade quando se trata das redes sociais. Mas não é bem por aí! 

O aumento da base de seguidores e do engajamento ajuda a compreender se o canal do concorrente está em ascendência ou em queda. Ou seja, é uma das métricas das redes sociais que precisam ser monitoradas. 

Monitorar esses números é uma maneira de, por exemplo, entender se uma campanha do concorrente está gerando resultados positivos ou um crescimento de seguidores. 

Ter Insights para estratégia de conteúdo  

O crescimento dos indicadores citados acima pode apontar para vários caminhos. Um deles é para a possibilidade de o concorrente ter consigo fazer um conteúdo que seja altamente relevante para o público. 

Assim, você pode aprender mais sobre o comportamento da persona, compreendendo quais as abordagens dialogam melhor com suas necessidades e dores.  

O contrário também pode acontecer. Uma queda repentina no número de seguidores pode significar uma reação negativa do público em relação a um conteúdo considerado ofensivo. 

Esse tipo de aprendizado é fundamental, afinal, você não quer cometer falhas graves na sua estratégia, né? 

Acompanhar as discussões com o público 

Nas redes sociais estar atualizado é fundamental. São tantas conversas simultâneas que é fácil se perder em meio a tantas questões. 

Monitorar os dados dos concorrentes, por meio da plataforma da mLabs, ajuda a entender se um tópico levantado por eles foi capaz de gerar engajamento com o público. 

A partir daí, você pode tomar uma decisão mais efetiva sobre quais assuntos vale a pena ou não interagir. 

Personalizar relatórios com dados dos concorrentes 

Concentrar em uma plataforma as informações sobre os concorrentes possibilita desenvolver relatórios personalizados com os dados em gráficos autoexplicativos. 

Dentro da mLabs você acompanha os números de seguidores e engajamento dos concorrentes e pode até gerar um arquivo com todas as informações em gráficos separados por canal. 

Dessa forma, é possível enxergar os dados de forma objetiva e ter ideias de atuações em cada uma das redes sociais. 

Como cadastrar, adicionar ou excluir concorrentes na mLabs? 

Agora que você conheceu os benefícios de acompanhar os concorrentes pela mLabsveja como adicionar, cadastrar e excluir os perfis na plataforma. 

São quatro passos bem simples para que os dados passem a ser computados automaticamente, confira: 

1. Selecione o perfil que você deseja analisar os concorrentes 

Se você utiliza a mLabs para gerenciar mais de uma conta (de clientes ou marcas), é importante ter atenção a esse primeiro passo. 

Selecione o perfil ao qual você pretende fazer a análise de concorrentes no menu principal clicando na setinha que fica na parte centralizada do menu principal na parte de cima da tela:

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2. Acesse as configurações de Canais no menu lateral direito 

Depois de selecionar o perfil que você pretende fazer a análise de concorrente, chegou o momento de acessar os canais que estão cadastrados dentro desse perfil. 

Para isso, clique no desenho da engrenagem que fica no canto superior direito da tela. Uma barra será aberta e, na sequência, você escolherá a opção “Canais”. 

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3Selecione o canal para editar os concorrentes 

Dentro da tela de configurações de canais você verá todaas redes sociais cadastradas para esse perfil. 

A lista aparecerá com o nome da rede social e uma menção para “concorrentes”, que indica a quantidade de perfis concorrentes já cadastrados para determinada rede social. 

Ao selecionar uma das redes sociais , aparecerá no canto direito da tela a opção “Concorrentes”. 

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4. Adicione o perfil dos concorrentes 

Conforme mostra a imagem anterior, dentro do espaço “Concorrentes” há um botão em cinza com “Adicionar concorrente”.  

Ao clicar, você colocará a “@” do perfil que será adicionado como concorrente. A própria plataforma ajuda na busca com um auto preenchimento. 

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Clique no perfil da marca concorrente e ela será adicionada a sua lista. Lembrando que para cada rede social, você pode acrescentar até cinco perfis para serem acompanhados. 

Depois que finalizar o processo, basta clicar no botão vermelho escrito “Salvar”. 

Pronto! 

Agora, os perfis das marcas cadastradas já estão sendo acompanhadas você terá acesso aos dados nas funções “Acompanhamento” e “Relatórios”. 

O que é possível analisar com o recurso? 

Os dados coletados na plataforma mLabs são destrinchados em dois: “Concorrentes” e “Comparação Direta” — esta pode ser configurada conforme o período que você julgar necessário.  

Em “Concorrentes” você terá a lista de todas as marcas que você selecionou para determinada rede social.  

Já em “Comparação Direta” é possível ver dois gráficos — número de seguidores e engajamento — que comparam os números dos concorrentes aos da marca que você trabalha.  

Como acessar as informações dos concorrentes? 

Pela aba “Acompanhamento”, você confere não apenas os dados gráficos em relação às marcas concorrentes, mas também toda a performance na sua rede social. 

É possível alterar as informações conforme o período que deseja analisar. E, outro ponto positivo, é que cada rede social tem a sua aba específica. Dessa forma, as informações não ficam confusas e embaralhadas. 

Para ir direto aos dados dos concorrentes, basta clicar na aba “Concorrentes” no menu principal da página “Acompanhamento”. 

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Como criar relatórios personalizados sobre os concorrentes da marca 

Se você não pretende apenas visualizar as informações, mas também extraí-las o melhor a se fazer é criar um relatório personalizado! 

Na aba “Relatórios” você pode confeccionar um arquivo apenas com os dados e indicadores gráficos que deseja visualizar. 

Dá para acrescentar as informações de “Concorrentes” e “Comparação direta” de todas as redes sociais em um mesmo arquivo, por exemplo. Desse modo, no momento da apresentação, os dados ficam concentrados em uma única tela. 

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Contar com uma ferramenta que permite fazer análises gráficas comparativas — não apenas com os concorrentes, mas com toda a performance da rede social — é fundamental para conseguir ter uma estratégia de eficiência. 

Além disso, na mLabs você poderá agendar post, controlar o calendário editorial da marca, monitorar todos os dados dos perfis da sua empresa, responder as mensagens recebidas por inbox e programar publicações de Ads! 

Fazer toda a gestão das redes sociais fica muito mais fácil quando você conta com o suporte de uma ferramenta de gerenciamento como a mLabs, por isso, aproveite para fazer um teste grátis na plataforma! 

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