Entenda o que são memes e como utilizá-los nas redes sociais

entenda-o-que-sao-memes-e-como-utilizalos-nas-redes-sociais.jpeg

Se você ainda não sabe o que são memes, e por que eles fazem tanto sucesso, é hora de entender de uma vez por todas qual a eficácia de um conteúdo divertido.

O humor, afinal, é um poderoso recurso para gerar conversões. Além de surpreender o público positivamente com elementos inesperados, o uso dessa linguagem conquista o interlocutor muito mais rápido, pois desperta aquela sensação única de bem-estar provocada pelo riso.

Nesse sentido, os memes, a maior forma de expressão humorística da internet, são peças-chave para o marketing digital. Incorporá-los às suas redes sociais contribuirá efetivamente para uma melhor nutrição de leads.

Mas não basta utilizar qualquer um, o tempo todo. Para saber qual se encaixa melhor em determinado momento, é preciso, primeiro, entender como eles funcionam e por que nós gostamos tanto deles.

No post de hoje, nós separamos tudo o que você tem que saber para fazer bom uso dos memes. Confira:

O que são memes?

Os memes existem desde muito antes da popularização da internet e foram referidos pela primeira vez em 1976, no livro “O Gene Egoísta”, de Richard Dawkins. Nele, o biólogo define “meme” como uma unidade evolutiva cultural, transmitida de um indivíduo para o outro.

Isso significa que, da mesma forma que passamos adiante características biológicas através dos genes, haveria um micro-organismo responsável por fazer o mesmo com aspectos culturais.

Embora Dawkins jamais pudesse haver previsto os gifs da Gretchen, o meme como o conhecemos hoje tem muito a ver com sua definição.

Considerando uma abordagem mais ampla, qualquer conteúdo viral pode ser considerado um meme da internet, uma vez que se trata de uma pequena porção de cultura sendo transmitida de indivíduo para indivíduo em larga escala.

Porém, como vimos no início deste texto, conteúdos humorísticos tendem a ser disseminados mais rápido, e a cair mais facilmente nas graças do público. Por isso, é muito mais comum associarmos meme ao humor cibernético, ao ponto de, hoje, a palavra ter assumido o sentido de “piada da internet” antes de qualquer outro.

Como usar memes nas redes sociais?

O meme é uma das melhores formas de gerar engajamento com a marca, não importa de qual rede social estejamos falando. E o melhor: seja imagens, gifs ou vídeos, é uma fonte praticamente inesgotável.

Veja alguns exemplos de memes que fazem sucesso em qualquer plataforma:

Willy Wonka sincero

“Então você não vê graça nos memes? Conte-me mais sobre o seu humor refinado…”

O “Willy Wonka sincero” foi um dos primeiros memes a bombarem na internet. A imagem estática do Willy Wonka de Gene Wilder olhando ironicamente para seu interlocutor abriu margem para diversas legendas criativas que podiam ser compartilhadas no Twitter, no Instagram ou no Facebook.

Marcas de roupa, agências de marketing, livrarias… Não há limite para o tipo de empresa que utilizou e pode utilizar esse meme. Você só precisa levantar questões pertinentes ao público e dar aquele toque de humor sarcástico e levemente provocativo.

Gifs da Gretchen

Graças principalmente ao Twitter, Gretchen voltou à boca — ou melhor, aos dedos — do povo. Mas, desta vez, atravessando as fronteiras do Brasil.

Seus gifs são tão populares aqui e lá fora que a cantora Katy Perry a convidou para estrelar o videoclipe de seu novo single! Poder é poder, né, meu bem? *inserir gif da Gretchen dançando*

A melhor parte é que tem gif para tudo! Duvida? Experimente buscar “gif gretchen” no google. Não tem como errar!

Carreta Furacão

Quando os vídeos da Carreta Furacão foram descobertos, a internet brasileira surtou. As fantasias que vão de Fofão a Capitão América, a coreografia que mistura samba e funk, as piruetas, a música que gruda na cabeça…

Não tinha como não virar um fenômeno.

O meme da Carreta é tão versátil que aparece na forma de vídeos, imagens e gifs — e todos são certeza de sucesso. Por isso, siga em frente, olhe para o lado e deixe que essa trupe divirta seus seguidores!

O humor é um grande aliado das marcas que buscam criar melhores relações com seu público. E agora que você já sabe o que são memes, e como usá-los, que tal aprender um pouco mais sobre campanhas de sucesso nas redes sociais? Continue conosco!