O que é teste A/B e como usar para otimizar conversões e gerar mais resultados!

Marketing Digital

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Por Autor Convidado

Publicado em 18 de maio de 2021 | Atualizado em 26 de outubro de 2021

O bom desempenho de uma estratégia de marketing digital não depende de uma “receita de bolo”, certo? De fato, não existe um passo a passo com etapas definidas que garantam o sucesso.

Mas, existem boas práticas! São técnicascomuns que estão por trás dos sites, e-mails e páginas de conversão e anúnciosbem-sucedidos. E o teste A/B é uma delas!

A possibilidade de testar formatos, imagens, cores,botões, horários de postagem e até mesmo a linguagem da comunicação,possibilita a otimização da estratégia ao longo do tempo. E é exatamente issoque o teste A/B te oferece.

O que é teste A/B

Pense no teste A/B como se fosse um experimentode laboratório, em que é preciso analisar dois produtos diferentes para saberqual deles têm mais benefícios ou oferece mais vantagens para o cliente.

A realização dessa prática permite comparardiferentes variáveis, de modo a descobrir qual delas promove uma melhorperformance.

No caso do marketing digital, as comparações também podem ser feitas com landing pages, mudando as cores dos botões ou alterando a CTA (call to action), por exemplo.

Por que o teste A/B é importante

A tomada de decisão com base em números einformações mais concretas é o melhor caminho para o sucesso das suas páginas.

Independentemente da página escolhida, ostestes A/B apontam as melhores formas de receber um feedback real do mercadocom base em fatos consolidados, nada de achismo.

Assim, você consegue obter melhoras emindicadores importantes e, até mesmo, traçar o perfil do público-alvo com maisprecisão. Confira as taxas mais avaliadas nos testes A/B:

  • taxa de conversão: para validar se é possível converter mais visitantes em leads, comparado com o método atual;
  • taxa de rejeição: para verificar mudança no comportamento dos visitantes e validar se eles ficarão por mais tempo no seu site, blog ou e-commerce;
  • taxa de cliques: para medir se os usuários tendem a clicar mais em determinados links do seu site, anúncio, ou outra página a ser testada.

Quais variáveis podem ser testadas?

Tanto em anúncios nas redes sociais ou Google Ads, no site ou e-commerce, nos e-mails marketing e landing pages, a sua performance pode ser melhor ou pior em razão de pequenas mudanças em um texto ou layout.

Por isso, fique sempre atento a variáveis paracada tipo de teste:

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  • Imagem;
  • Texto;
  • Botões de CTA;
  • Segmentação do público;
  • Formato;
  • Horário da postagem.

E-mail Marketing

  • Títulos;
  • Intertítulos;
  • CTAs (chamadas para ação);
  • Imagens;
  • Organização dos elementos;
  • Dia e horário dos disparos;

Landing Page

  • Títulos;
  • Intertítulos;
  • CTAs (chamadas para ação);
  • Imagens;
  • URL;
  • Campos de um formulário;
  • Informações descritivas sobre o produto;
  • Elementos visuais como cores, etc.

imagem: banner - guia da qualificação de leads

Quando é indicado fazer teste A/B

A verdade é que você pode realizar testes A/Bsempre que sentir necessidade de testar o seu desempenho ou houver desejo de aumentara receita, porém existem alguns momentos em que eles são cruciais e não devemser ignorados, são eles:

  • mudança de design do site;
  • alteração de serviço, plug-in ou recurso;
  • alteração de preços;
  • oscilações na taxa de conversão fora do comum.

Além da escolha de quando fazer o teste,outro problema comum dos profissionais de marketing digital é o de nãoconseguir obter resultados expressivos com testes A/B.

Isso pode acontecer por diversos motivos,como escolha da variável errada, falta de conversões suficientes paratorná-la válida, período de teste muito curto e comparação de mais de umavariável ao mesmo tempo.

Como fazer teste A/B?

Confira as melhores dicas de como fazer testeA/B para colocar em prática assim que terminar de ler esse artigo. 😉

1. Escolha uma variável para testar

Como você pode perceber o teste comparardiferentes variáveis, mas é importante que elas sejam testadas uma de cadavez. Pense que se você testar muitascoisas ao mesmo tempo, não conseguirá descobrir o que realmente gerou o melhorresultado.

A combinação por etapas é o que irá permitirverificar com exatidão qual variável vai trazer resultado! Você pode testarmais de uma variável para o site, e-mail, lading page, anúncio etc., apenascertifique-se de testá-las uma de cada vez.

2. Estipule uma meta para seus testes A/B

Sem uma meta definida é impossível avaliar aviabilidade dos esforços para conseguir otimizar sua página, anúncio oucampanha. Como diz o ditado: “para quem não sabe onde vai, qualquer caminhoserve”.

Então, se o objetivo do post ou anúncio étrazer tráfego para um blog, crie uma meta para isso. Lance as duasvariáveis e observe qual delas mais se aproxima (ou cumpre primeiro) a metaestipulada.

imagem: banner publicitário

3. Divida os seus grupos de amostra

Nos testes de e-mail, por exemplo, em quevocê tem mais controle sobre o público é necessário testar com dois ou maispúblicos iguais para conseguir obter resultados conclusivos.

A dica aqui é dividir os testes igualmentee aleatoriamente para esses dois públicos para que cada variação obtenhauma amostra aleatória de visitantes. A forma como você fará isso pode variar deacordo com a ferramenta de teste A / B a ser utilizada.

4. Determine o tamanho da amostra (sempre que possível)

É importante determinar do tamanho da amostrado teste A/B para garantir que ele seja bem-sucedido, é esse número que mostraráa viabilidade do experimento.

O tamanho da amostra está diretamenterelacionado o seu objetivo de teste, ele pode ser a quantidade de visitantes aacessar uma página, pessoas que devem abrir um e-mail ou clicar em um botãoetc.

5. Defina uma métrica para escolher o vencedor

Depois de escolher uma variável, estipular umobjetivo e realizar os testes, é chegado o momento de decidir quãosignificativos seus resultados precisam ser e de definir uma métrica para aamostra vencedora.

Os seus resultados precisam sersignificativos para justificar a escolha de uma variação em vez de outra, combase na métrica escolhida.

Essa decisão pode estar relacionada aopercentual do teste, afinal quanto mais alta a porcentagem do seu nível deconfiança, mais certeza você pode ter sobre os resultados.

6. Use uma ferramenta de teste A / B

Para fazer um teste A/B em sites, landingpages ou e-mail marketing, você precisará usar uma ferramenta específica.Existem diversos nomes reconhecidos no mercado que variam de acordo com preço efuncionalidades.

Confira a lista das cinco ferramentas deteste A/B mais utilizadas por profissionais de marketing:

 

Ficou com alguma dúvida sobre os testes A/B? Sesim, conta pra gente nos comentários!

Os testes A/B são uma excelente forma de melhoraras taxas de conversão das suas páginas, aumentar as taxas de cliques dos seuse-mails e a impulsionar a performance dos seus anúncios.

Além do teste A/B, existem outras técnicas que ajudam a otimizar a conversão de sites, uma delas é o CRO (Conversion Rate Optimization ou Otimização de Conversão).

Quer saber mais? Leia nosso artigo sobre O que é CRO: saiba como aplicar para melhorar a taxa de conversão do site!

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