A sua empresa tem uma boa estratégia nas redes sociais?

Estratégia nas Redes Sociais

O Marketing de Conteúdo já é uma das estratégias mais utilizadas pelas empresas brasileiras. Mais de 95% das empresas entrevistadas pela pesquisa Content Trends de 2017 afirmaram ter uma estratégia de conteúdo ativa para suas marcas.

Apesar da ótima notícia (o Marketing de Conteúdo é, afinal, muito eficaz para aumentar a visibilidade online de um negócio), muitas empresas ainda não o associam com outras estratégias.

A maioria das empresas também está presente nas redes sociais. Então por que tantas delas ainda não utilizam as redes sociais e o Marketing de Conteúdo de uma forma unificada?

Chega de cometer esse erro!  As redes sociais são importantes por diversos motivos, e um deles é o apoio e amplificação que elas dão para o Marketing de Conteúdo de uma empresa.

Neste post, vamos mostrar para você qual é a real importância das redes sociais para a sua estratégia de conteúdo.

Os principais motivos para você adotar uma estratégia nas redes sociais

Vamos direto ao ponto! Por que, afinal, a sua empresa deveria se preocupar em unir os dois métodos? Separamos os principais motivos para você entender de uma vez por todas porque toda empresa que investe em Marketing de Conteúdo não pode ignorar as redes sociais:

As redes sociais são o principal canal de promoção de conteúdo do seu blog (e um grande fator de rankeamento no Google)

O principal objetivo de um blog corporativo é conseguir tráfego. Tráfego significa mais oportunidades de negócios, então conseguir mais visitas é sempre o foco de uma empresa que investe em Marketing de Conteúdo.

Até aí tudo certo. O problema acontece quando as empresas começam a acreditar que produzir conteúdo de qualidade e otimizado para SEO é o suficiente para ter sucesso no mundo do Marketing Digital. Claro que isso é importante, mas se a sua tática é apenas produzir conteúdos para o seu blog e ficar esperando que o Google o note, eu tenho notícias ruins para você. Existem diversos fatores importantes de rankeamento, e o chamado Social Signs (sinais sociais) é um deles.

Isso acontece porque, aos olhos do Google, se o usuário gostou o suficiente do seu texto para compartilhá-lo com sua rede de contatos, então provavelmente o seu conteúdo é de qualidade. Ou seja: você precisa promover os conteúdos do seu blog nos seus canais de mídias sociais. De que adianta produzir um conteúdo incrível, se ninguém terá acesso a ele?

A promoção de conteúdo também faz parte de uma estratégia eficaz de Marketing de Conteúdo e SEO, e as redes sociais são sem sombra de dúvidas um dos canais de promoção mais relevantes, tanto pela facilidade de postagem quanto pelo potencial alcance de público que elas nos oferecem. Afinal, em que outro local você poderia atingir tanta gente em tão pouco tempo? Só o Facebook, a rede social de Mark Zuckerberg, já conta com mais de 1 bilhão de usuários!

Resumindo: se a sua marca pretende ter sucesso com uma estratégia de conteúdo, você não terá o impacto que deseja ter se não investir na promoção do seu conteúdo nas redes sociais. Além disso, as redes sociais também são uma fonte valiosa de tráfego. Nunca se esqueça disso!

As redes sociais podem dar novas ideias de conteúdos para o seu blog

Muitas empresas que trabalham com Marketing de Conteúdo, em algum momento, passarão por um problema comum: a falta de ideias sobre qual conteúdo publicar no seu blog.

Isso pode acontecer por diversos motivos, que vão desde a falta de criatividade ao esgotamento de algum assunto, principalmente se o blog da empresa for de algum nicho de mercado muito específico. Existem algumas maneiras de lidar com essa questão, mas não existe nenhum mais simples do que recorrer às redes sociais para conseguir mais ideias de conteúdo para o seu blog.

É muito fácil! É só perguntar ao seu público quais são as maiores dúvidas dele no tema que sua empresa domina. Junte as principais e crie conteúdo diferentes para cada uma delas. Você também pode fazer uma pesquisa sobre quais assuntos seus seguidores gostariam de ver sendo discutidos no seu blog – olha só, mais ideias de conteúdo!

Outra boa dica é entrar em grupos de discussões no Facebook e no LinkedIn, por exemplo, e observar quais são as maiores dúvidas dos usuários que postam por lá. Tenha em mente que você tem uma possibilidade imensa de conseguir novas ideias com as redes sociais. Use essa facilidade e amplitude a seu favor! Não deixe o seu blog morrer pela falta de conteúdos novos.

As redes sociais são o maior meio de interagir com o seu público e conseguir feedback do seu conteúdo

Já falamos como as redes sociais são uma fonte de tráfego, importantes para o seu rankeamento no Google e sobre como elas podem ajudar sua empresa a conseguir novas ideias de conteúdos para postar no seu blog.

Sabe em que mais elas podem ajudar você? Na possibilidade de engajar de forma genuína (e direta) com a sua persona. As redes sociais são o maior meio de interagir com o seu público. Elas são um pote de ouro para entender o que o seu potencial cliente busca, o que ele consome online, o que o atrai e o que ele não gosta.

Escolha os fãs mais engajados da sua fan page ou perfil e use-os como base para entender o perfil do público que te segue (e gosta) dos conteúdos que você promove nas redes sociais.

Além disso, use as redes sociais como forma de conseguir feedback da sua estratégia de conteúdo. Leia com cuidado os comentários, analise sua taxa de engajamento (seus conteúdos estão recebendo comentários, curtidas e compartilhamento?), fique atento a qual conteúdo performa melhor com os seus fãs e seguidores.

Prestando atenção nessas questões e monitorando o comportando da sua persona dentro das redes sociais, você consegue ter insights valiosos sobre a sua estratégia de Marketing de Conteúdo.

As redes sociais ajudam você a monitorar a sua concorrência

Nada disso que mencionamos convenceu você da importância das redes sociais para uma estratégia de conteúdo? Então nosso último motivo com certeza te convencerá.

As redes sociais são uma forma da sua empresa ficar de olho no que a sua concorrência anda fazendo. Isso mesmo! Simples, não é? O monitoramento da concorrência é uma parte essencial de qualquer estratégia de conteúdo que se preze e usar as redes sociais para esse fim é uma maneira de aumentar esse monitoramento e levá-lo a um outro nível.

Você pode monitorar não só o conteúdo que o seu concorrente anda postando, mas também como ele interage com o público, qual conteúdo faz mais sucesso com os seguidores, como ele aborda certos assuntos e por aí vai. Algumas redes, como o Facebook fornecem alguns dados, outras como o Instagram já não tem os dados tão claros assim, para isso conte sempre com ferramentas que possam te ajudar a monitorar a concorrência de maneira mais simples, como a mLabs, por exemplo.

Para finalizar, pense com a gente: se o seu concorrente tem uma presença ativa nas redes sociais, por que você não faria o mesmo? Se a sua concorrência está investindo nos canais de mídias sociais (e está tendo sucesso com isso), você ignorar o seu poder é perder imensas oportunidades de negócios e de crescimento do seu negócio.

A sua empresa tem uma boa estratégia de redes sociais?

Ufa! Chegamos ao fim do nosso conteúdo. Esperamos que agora você já esteja convencido da importância de usar as redes sociais como uma aliada forte na sua estratégia de conteúdo.

Queremos que você pense com cuidado em como você está usando essa ferramenta tão poderosa de divulgação de marca e de engajamento com o público. Como anda a sua estratégia de redes sociais? Lembre-se: o Marketing de Conteúdo precisa de bons aliados para sobreviver, assim como a sua empresa. Tenha isso sempre em mente!

Produzir um conteúdo de qualidade é só o começo da sua estratégia, que deve ser global e usar diversos canais para você atingir os melhores resultados possíveis. Se sua empresa já usa redes sociais, pense nas dicas que demos aqui como uma forma de aumentar e otimizar os seus objetivos. Temos certeza que você conseguirá números muito melhores com algumas das táticas que falamos aqui!

Se você ficou com dúvidas sobre como ter uma boa estratégia de redes sociais para a sua empresa, não deixe de ler também o nosso kit de ebooks completos (e gratuitos!) sobre o assunto.

Este conteúdo foi produzido pela equipe da Rock Content, a maior empresa de Marketing de Conteúdo do Brasil.

  • Guilherme Silva Figueiredo

    Eu achei que só produzir um conteúdo bom daria resultado, mas foi bom ler essas dicas aqui Vou tentar implementar tudo que vocês falaram

    • mLabs

      Bons conteúdos são essenciais Guilherme! Mas, realmente, você precisará de mais do que isso, especialmente se quiser ver resultados mais rápidos! As redes sociais são indispensáveis para a divulgação desse conteúdos e consequente aumento do tráfego no seu site. E quanto maior o seu tráfego, maiores serão as suas conversões e maior será a autoridade da sua página diante dos mecanismos de busca!