Pesquisar

Como usar o SEO Local para atrair mais clientes?

Como usar o SEO Local para atrair mais clientes?
Avatar de mLabs

Por

Publicado em

Quando falamos de Google Meu Negócio estamos nos referindo às inúmeras possibilidades de trabalhar estratégias de marketing digital. Uma delas é o SEO local, que permite que mais pessoas encontrem uma marca por meio de uma simples busca no Google.

Tudo isso acontece com base no algoritmo de busca local!

A prática de realizar pesquisas por produtos ou serviços no Google aumenta a cada dia. Para você ter uma ideia, de acordo com dados do Google, existem:

  • 5 bilhões de pesquisas por restaurantes;
  • 3 bilhões de pesquisas por hotéis;
  • 1 bilhão de pesquisas por lojas de roupa;
  • 600 milhões de pesquisas por salões de beleza;
  • 5 milhões de pesquisas por cafeterias.

Diante dessa realidade, não dá para ficar de fora, não é mesmo?

No post de hoje, vamos mostrar o que é SEO Local, quais são seus benefícios e como aproveitar a estratégia para se destacar na frente dos concorrentes com mais autoridade digital.

Continue a leitura e confira!

O que é SEO local?

Dá-se o nome de SEO Local ao processo de otimizar a presença de um site para buscas locais.

Se você tem um restaurante e uma pessoa está a alguns minutos do seu estabelecimento procurando um lugar para almoçar, ao digitar “restaurante” no Google, ela encontra o seu negócio?

Se esse exemplo fez você refletir sobre a sua presença online, imagina só a quantidade de clientes que podem estar AGORA na Internet procurando por estabelecimentos como o seu!

Esse é um dos motivos pelo qual você precisa investir em ações que melhorem o posicionamento da marca no ranking.

Se interessou pela estratégia e quer começar a trabalhar com a geolocalização? Saiba queprimeiro passo é ter uma ficha cadastrada no Google Meu Negócio!

A partir daí, os mecanismos de busca conseguirão encontrar informações da marca com mais facilidade.

Segundo o próprio Google, empresas que mantêm atividade frequente no GMN:

  • possuem duas vezes mais chances de serem consideradas confiáveis pelos consumidores;
  • recebem 42% mais solicitações de rotas de carro no Google Maps;
  • recebem 35% mais cliques para acessar seus sites do que as demais empresas.

Como o Google Meu Negócio aparece nessa estratégia?

O Google Meu Negócio é uma ferramenta que permite que a marca seja encontrada no principal mecanismo de buscas do mundo (Google) e na ferramenta de navegação da mesma empresa (Google Maps), tudo isso sem nenhum custo.

Ou seja, se você nunca fez o seu cadastro no Google Meu Negócio, você está perdendo visitas qualificadas no site, na loja física e pode, até mesmo, estar perdendo vendas.

Mesmo em casos que a marca trabalhe apenas com atuação sazonal, você pode criar a ficha e remover a página depois, sem  nenhum problema.

Em uma busca simples no Google por restaurantes, por exemplo, você encontra um “cartão” do lado direito da página de resultados, com as melhores opções. Nesse “cartão”, estão disponíveis fotos da empresa, telefone, endereço e outros dados relevantes.

Veja o exemplo da nossa própria ficha!

Google Meu Negócio: imagem da ficha da mLabs no Google.

Quais são os benefícios do SEO local para as marcas?

Você já viu que o SEO orientado geograficamente aumenta as chances da marca ser encontrada na Internet, né? Porém, saiba que existem inúmeros contextos em que o SEO local é de grande ajuda. Veja quais são eles!

Atrair novos clientes

O SEO local é a forma mais eficiente e barata de atingir público de uma determinada região. Imagina quantos potenciais clientes trafegam diariamente próximo ao seu estabelecimento, mas não têm a menor ideia de que ele existe.

E, melhor ainda, podem ser pessoas que vivem ou trabalham próximo do local. Ou seja, clientes com grande potencial de fidelização pela comodidade!

Ter uma presença online relevante

Ser encontrado organicamente nos primeiros resultados do Google, sem dúvidas, é importantíssimo para aumentar a confiança do consumidor.

Além de garantir uma presença relevante, o SEO local também gera autoridade para a marca que passa credibilidade para os usuários fazendo com que eles a enxerguem como um negócio de grande potencial.

Aumentar vendas partindo do digital

Com o SEO local, você consegue aumentar o poder de divulgação da marca e, consequentemente, aumentar o número de pessoas encontrando o seu negócio. Assim, aumentam também as oportunidades de crescimento de vendas.

Fidelizar clientes

Negócios locais se destacam por critérios geográficos. Assim, boa localização, entregas rápidas e qualidade do atendimento ao público que está próximo à loja são diferenciais para fidelizar os consumidores.

Como dissemos, o cliente que enxerga conveniência na sua localização é muito fácil de ser fidelizado. Ele volta naturalmente, sem que você tenha que fazer grandes sacrifícios baixando preços e cirando promoções.

Além disso, ele vai falar de você para seus vizinhos e essas pessoas vão procurar pela marca no Google. Isso é um ótimo exemplo de como a propaganda boca a boca pode ser estimulada e reforçada pelo marketing digital.

Estar presente no Google é indispensável e fazer SEO local é um grande diferencial de uma marca com relação aos concorrentes. Agora, que você já conheceu como funciona, invista nessa estratégia!

Quer saber como funcionam as avaliações do o Google Meu Negócio e quais fatores são determinantes para a classificação da empresa no ranking do buscador? Leia nosso post sobre o tema!

Agende posts com a mLabs e
economize horas de trabalho!

VOCÊ ACABA DE GANHAR 30 dias grátis

Gerencie todas as mídias sociais

por 30 dias grátis