Pesquisar

Saiba como divulgar sua marca com pouco ou nenhum investimento!

Saiba como divulgar sua marca com pouco ou nenhum investimento!
Avatar de mLabs

Por

Publicado em

Saber como divulgar uma empresa é parte fundamental da gestão de uma marca. Conseguir sucesso nisso e ainda por cima não precisar investir muito seria o conjunto perfeito, não é?

Se você acha que isso é impossível ou só é possível com mágica, achou errado!

É possível, sim, divulgar uma empresa com pouco ou nenhum investimento e isso está muito ligado, principalmente, à divulgação na internet e ao tráfego orgânico!

Vamos saber mais sobre o assunto? Confira o post a seguir!

Dicas de como divulgar uma empresa na internet

Quando falamos sobre como divulgar uma empresa com pouco ou nenhum investimento, devemos voltar nossos olhares para a internet mas, é claro, isso não significa que não é possível fazer divulgação também nos meios off-line (falaremos mais sobre isso ao longo do texto).

O foco no on-line se justifica porque o usuário passa a maior parte do tempo nas redes, buscando por conteúdo, pesquisando produtos e serviços, comparando preços e vendo recomendações.

Ou seja, é na web que há mais chances de divulgar uma empresa e encontrar quem está buscando por ela.  

Para isso, é preciso usar estratégias de marketing digital e ficar ligado nas tendências e novidades desse universo.

A seguir, você vê algumas dicas de como divulgar uma empresa na internet sem precisar gastar rios de dinheiro.

Aposte nas redes sociais

Quando falamos sobre divulgação de empresa não pode faltar essa dica essencial: tenha uma presença on-line!

Faça perfis nas redes sociais, como Facebook, Instagram, Twitter e até mesmo Linkedin, caso seja seu perfil.

Conhecendo quem é o público da empresa, tudo fica mais fácil! Uma dica: analise também a concorrência e veja o que está rolando por lá ;).

Tenha postagens constantes. Que tal montar um cronograma? Ah, e, não fale só dos seus produtos, mas também de outros assuntos do momento que possam ter alguma relação com o seu segmento.

Crie memes, enquetes, dissemine conteúdos e, não se esqueça de interagir com os seguidores!

Crie conteúdo

A criação de conteúdo ajuda a fazer com que as pessoas encontrem sua empresa ao buscar por algum termo específico.

Por exemplo, ao estudar seu público-alvo, você percebeu que ele tem determinadas dores de acordo com as buscas que ele faz na internet. Por meio dessas buscas, é possível tirar palavras-chave que irão dar uma direção para a sua produção de conteúdo.

Ao fazer um texto que resolva aquele problema, o usuário vai conhecer sua marca, ver que você ajudou e voltar ao site quando precisar de mais informações.

Se você tem conteúdo do interesse do público e que pode ajudá-la em outras questões, vai se dar bem!

Aos poucos, a empresa vai se tornando referência e a pessoa vai se lembrar da marca, com possibilidade de ser até  mesmo um cliente ao converter e comprar algum produto/serviço.

E-mail marketing

O e-mail marketing vem para ajudar nessa estratégia. Ao captar prospects por meio de conteúdo e redes sociais, por exemplo, você vai nutrindo um relacionamento com eles até que virem clientes fiéis.

Usar o e-mail marketing é uma ótima ferramenta para isso. A cada etapa, a pessoa vai se tornando mais próxima e mais perto de converter uma venda.

Você pode ir divulgando conteúdos nos primeiros e-mails, como uma newsletter. Depois, ofereça promoções e descontos exclusivos, por exemplo.

Porém, para disparar estes e-mails, é importante ter atenção.

Para pequenas empresas, o processo pode ser feito “na mão”. Mas, quando sua base de clientes é muito alta, fica inviável e aí é preciso recorrer à ferramentas de automação — que podem ser um pouquinho caras e fugir do orçamento para quem não quer gastar tanto.

Google Meu Negócio

Com essa ferramenta do Google é possível fazer uma “publicidade local”, informando aos usuários sobre a sua empresa. Ela será encontrada por qualquer pessoa que pesquisar no próprio buscador ou pelo Google Maps.

Por isso, atualize suas informações, como nome da empresa, endereço, telefone, site, horário de funcionamento, recomendações, e-mail, etc.

Uma ótima funcionalidade é que os usuários podem achar a empresa sem estar procurando necessariamente por ela.

Por exemplo, há um recurso em que, caso a pessoa pesquise por “restaurantes”, o google irá analisar a localização atual em que ela está e, se for perto da sua empresa (aqui, no caso, um restaurante), você aparecerá para ela!

Ou então, se o usuário decidir pesquisar por locais pelas proximidades em que está, você também poderá ser sugerido.

Ofereça promoções

A promoção é uma estratégia que atrai muitas pessoas e ajuda a divulgar a empresa ainda mais.

Ofereça alguns descontos na primeira compra, por exemplo, ou para quem aparecer com indicação de outro amigo quem indicou, ganha algum desconto ou item de graça, assim como quem está comprando.

Como divulgar uma empresa no meio off-line

Como falamos antes, é possível saber como divulgar uma empresa nos meios on e offline. A internet é mais assertiva, pois consegue alcançar um número maior de pessoas em menos tempo.

Mas o meio off também é bastante rentável e pode ajudar a complementar as estratégias!

Veja algumas dicas de divulgação:

Tenha um diferencial

Trate os clientes de forma especial! O diferencial pode ser um serviço, um produto inovador, mas, além disso, é preciso ir mais a fundo.

Toque nos sentimentos dos usuários. Ofereça pequenas lembranças para quem comprar em sua loja. Por exemplo: um marcador de páginas, um enfeite de mesa, um descansa copos ou chaveiro.

Esses são mimos que custam barato, são pequenos, possíveis de personalizar com o nome da empresa e ainda úteis para quem receber.

Assim, se a pessoa colocar seu descanso de copos na empresa onde trabalha ou usar o chaveiro na mochila ou na chave do carro, por exemplo, há grandes chances de outras pessoas verem aquele objeto e o nome de sua empresa.

É uma forma de divulgação “gratuita” e que ainda faz com que o cliente se sinta especial por ganhar um presente.

Participe de feiras e eventos

Feiras e eventos de negócios são ótimas oportunidades de como divulgar uma empresa.

Lá, é possível conversar com outros empreendedores, trocar experiências, fazer networking, divulgar seu trabalho e apresentar seus diferenciais.

Você pode até mesmo distribuir cartões ou folders com o nome da empresa e um breve resumo sobre ela e como pode solucionar os problemas de quem precisa.

Vá no boca a boca

Divulgue a empresa para conhecidos, amigos, familiares, parentes e até mesmo desconhecidos. Isso mesmo! Seja sociável, converse e sempre dê um jeito de falar sobre a empresa da qual precisa divulgar.

Esse é um ótimo meio de fazer tornar a marca conhecida sem gastar nada! Além disso, o mundo é cheio de coincidências e você pode encontrar pessoas que estejam realmente buscando o que a empresa oferece naquele momento.

Gostou de aprender mais sobre como divulgar uma empresa? Não perca mais tempo e comece agora mesmo a colocar essas dicas em prática!

Continue acompanhando mais conteúdos aqui no blog da mLabs e aproveite para seguir nossas redes sociais.

Agende posts com a mLabs e
economize horas de trabalho!

VOCÊ ACABA DE GANHAR 30 dias grátis

Gerencie todas as mídias sociais

por 30 dias grátis