Saiba como integrar suas ações de marketing online e offline

Marketing Online

Você já pensou em integrar atividades de marketing online e offline para aumentar os ganhos da sua empresa?

Usar a estratégia de integração multicanal é muito importante porque permite fortalecer sua marca, entender melhor as necessidades dos seus compradores e oferecer o produto certo quando seus potenciais clientes estão realmente prontos para comprar.

Se você nunca integrou marketing online e offline em uma única estratégia e quer descobrir mais sobre isso, leia este artigo. Aqui você verá algumas estratégias de marketing úteis que o ajudarão a atrair mais clientes e aumentar seus lucros. Acompanhe!

Entenda o seu objetivo

A primeira pergunta que você deve fazer é: por que integrar as atividades de marketing online e offline? Isto é: o que você quer obter com isso? Qual sua intenção final?

Há muitas razões pelas quais você pode usar essa estratégia, por exemplo:

  • direcionar tráfego offline diretamente para seu negócio online e/ou para um produto ou serviço específico;
  • aumentar a conscientização do cliente sobre seus produtos;
  • fortalecer sua marca;
  • aumentar sua credibilidade;
  • aumentar suas vendas.

Lembre-se também de que boa parte do tráfego online é gerado por atividades promocionais offline. Portanto, é crucial que um usuário que conheça seu produto offline possa encontrá-lo na rede com o mesmo preço.

É essencial integrar atividades de marketing online e offline para evitar que potenciais compradores, ao não encontrar o que procuram no seu site, procurem no concorrente.

Escolha as mídias certas

Há uma vasta gama de ferramentas disponíveis que você pode escolher para promover seu negócio, mas é recomendável que você utilize apenas algumas, de modo que se concentre no objetivo final, otimize os recursos e tenha sucesso ao realizar um bom trabalho.

Exemplos de recursos offline:

  • panfletos;
  • publicidade via rádio ou televisão;
  • outdoors;
  • mala-direta etc.

Entre as ferramentas online, há também várias opções:

  • e-mail marketing;
  • anúncios nas redes sociais;
  • banners publicitários em sites;
  • artigos promocionais etc.

Integre marketing online e offline

Essa é a parte mais complexa e mais importante. Uma vez estabelecidos os objetivos e os meios, é necessário pensar em como implementar a estratégia. Veja algumas dicas úteis para integrar as ações de marketing online e offline de modo eficaz.

  1. Lance sua campanha online e offline ao mesmo tempo e com a mesma mensagem, assim você terá pleno controle sobre os produtos que está promovendo e poderá garantir a consistência entre seus anúncios.
  2. Procure integrar atividades de marketing online e offline de um ponto de vista gráfico também. Seus clientes podem ficar confusos com discrepâncias visuais.
  3. Lembre-se de sempre analisar criticamente sua campanha e a forma como ela é anunciada online e offline. Avalie seus esforços e calcule o aumento de tráfego no seu site. Dessa forma você verá quais são as fraquezas da sua campanha, podendo melhorá-la de acordo.
  4. Estude seus potenciais clientes e quais são suas necessidades para promover e anunciar os produtos certos, em uma linguagem efetiva e familiar. Também é importante que você sempre se dirija ao mesmo público, tanto online quanto offline.
  5. Use ferramentas online para identificar quais são os produtos mais vendidos e a mensagem mais eficaz. Há uma variedade de ferramentas que você pode usar para encontrar informações úteis sobre seus potenciais clientes e as palavras-chave que melhor funcionam. Tente incorporar as mensagens mais eficazes, mesmo em promoções offline.
  6. Alavanque seus canais online para incentivar os clientes a irem à loja para ver produtos recém-chegados ou em promoção, anunciando ofertas e eventos.

Como você vê, há muitas possibilidades de integrar atividades de marketing online e offline. O importante é ter seus objetivos pautados, saber escolher as mídias mais adequadas e botar a mão na massa.

Ajude seus amigos a descobrirem esta tendência também! Compartilhe este post nas redes sociais!

  • Letícia Sinta

    Sem dúvida esse artigo é o mais interessante que vou ler hoje. Não fazia ideia de que poderíamos juntar as duas coisas!

    • mLabs

      :)