Como redimensionar foto para Instagram em poucos passos?

redimensionar foto para instagram

A gente sabe que para manter o feed organizado no Instagram é preciso ter muita dedicação e planejamento.

Diante desse desafio, o primeiro passo para deixar seu feed perfetio, com a cara da marca é conhecer as medidas corretas da rede social para postar imagens no tamanho ideal.

Mas se você, nem sempre, tem as imagens nos tamanhos recomendados pela plataforma, separamos algumas dicas incríveis de como redimensionar foto para Instagram.

Continue lendo e aprenda como redimensionar as fotos para deixar o perfil harmônico e todo arrumadinho.

Como e por que redimensionar foto para Instagram?

Antes de falar sobre o redimensionamento de foto, vamos entender um pouco mais sobre a importância de ter uma página organizada e coerente visualmente na rede social.

Instagram é uma rede social visual, ou seja, a imagem importa muito e sua qualidade interfere diretamente na experiência do usuário. Quem nunca entrou numa página, achou atraente o layout e começou a seguir?

Pois é, ter um perfil organizado e com fotos do tamanho correto é um fator decisivo para os usuários e interfere nos resultados como quantidade de seguidores, engajamento e curtidas.

Falando em curtidas, depois que a rede social foi atualizada, elas ficaram ocultas para os usuários, fazendo com que as marcas revisassem a maneira de medir o seu engajamento na rede.

Além disso, organizar o feed e usar as imagens corretamente ajuda a diminuir os possíveis “ruídos” da comunicação.

Sabe quando o usuário não entende a ideia do post ou acaba interpretando de maneira errada? Pois bem, redimensionar a foto e postar da maneira certa, ajuda a acabar com esse tipo de problema!

Quais são as medidas corretas?

Antes de começar a redimensionar as fotos e organizar o feed, vamos mostrar quais são as medidas corretas dos principais formatos no Instagram.

Para te ajudar, fizemos uma tabela com as imagens e suas dimensões corretas. Lembrando que esses valores estão em descritos em pixels e podem passam por alteração.

Então, vale sempre dar aquela conferida, combinado?!

Instagram Perfil

O tamanho correto para que a imagem de perfil do Instagram apareça sem distorções na tela é de 180 x 180.

Redimensionar foto para Instagram: medidas da foto de perfil

Instagram Feed e Stories

Os posts no Instagram podem ser realizados em vários formatos, cada um possui sua especificação definida. Confira:

  • quadrado 1080 x 1080;
  • horizontal 1080 x 566;
  • vertical 1080 x 1350;
  • Stories 1080 x 1920.

Redimensionar foto para Instagram: medidas do post de feed e stories

Recomendações de postagem

👉 O vídeo para o feed deve ter a duração de até 60 segundos. Tamanho máximo de arquivo: 4GB / Tamanho máximo da mLabs: 200MB.

👉 O vídeo para os Stories deve ter a duração de até 15 segundos. Tamanho máximo do arquivo: 2,5GB / Tamanho máximo da mLabs: 200MB.

👉 Os GIFs devem ter a duração mínima de 3 segundos. Tamanho máximo do arquivo: 4GB / Tamanho máximo da mLabs: 200MB.

👉 Os vídeos e imagens no padrão retrato ou paisagem podem sofrer ajustes pelo Instagram. Para agendar pela mLabs, recomendamos que opte pelo padrão quadrado.

Instagram IGTV

O tamanho correto para que o Thumbnail do IGTV apareça sem falhas e distorções na tela é de 420 x 654.

Redimensionar foto para Instagram: medidas do IGTV

Se você quer saber as medidas de outras peças do Instagram ou de outras redes sociais é só visitar a Central de Templates Social Media da mLabs. Lá, você encontra todas as dimensões que precisa! 😉

3 apps grátis para redimensionar foto para Instagram

Agora, que você já entendeu a importância do redimensionamento das imagens e já descobriu o tamanho correto dos principais formatos para o Instagram, é hora de conhecer os melhores aplicativos para arrumar suas fotos. Bora lá?

InstraFitter: No Crop for Instagram, Square Photo

redimensionar-foto-para-instagram-insta-fitter

O primeiro app que vamos recomendar é o InstraFitter. Ele é bem simples e intuitivo. Sua principal função é ajustar as fotos antes de serem postadas no Instagram, evitando que elas fiquem cortadas.

Além disso, o app também é ótimo para editar vídeos, adicionar moldura ou alterar a coloração do plano de fundo da imagem. Mesmo sendo básico, ele facilita, e muito, a vida do social media.

Esse aplicativo está disponível apenas para Android, por enquanto.

Editor de Vídeo e Foto Música – Inshot

redimensionar-foto-para-instagram-inshot

O segundo app da nossa lista é o InShot. Ele é ótimo para edição de fotos, vídeos e música. Entre suas vantagens, podemos citar a facilidade de manuseio, os filtros, as bordas e o seu excelente desempenho.

O app está disponível para os sistemas Android ou IOS. E, além de ser útil para edição e redimensionamento de imagens para o Instagram, também pode ser integrado com outras plataformas como YouTube, WhatsApp e até Tik Tok.

Photo Editor – Square Quick Size No Crop

redimensionar-foto-para-instagram-photo-editor

Outro app excelente que vai deixar sua foto no tamanho correto, para postar no Instagram, é o Photo Editor. Ele atende desde social medias iniciantes até profissionais com grande experiência na área.

Uma das suas principais funções é justamente arrumar a imagem para que ela caiba inteira na página do Instagram. O app também é simples de usar e além de redimensionar a foto, ele ainda oferece uma série de funcionalidades de edição, inclusão de Stickers e textos com fontes variadas.

Faça agendamento de posts e redimensione as imagens no mesmo lugar

Todos os apps que indicamos são realmente fantásticos, mas se você usa a mLabs, nenhum deles será necessário.

Pela nossa plataforma você consegue criar posts, agendar publicações para o Instagram e outras redes sociais, e ajustar o tamanho certo das imagens, tudo no mesmo lugar!

Com os nossos editores de imagem, o social media tem TOTAL autonomia para enquadrar o post no melhor formato e ainda visualizar a prévia antes de publicar.

Para começar, você só precisa logar no seu perfil, escolher a marca e selecionar a rede social que deseja publicar. Na imagem abaixo nós escolhemos o feed do Instagram, como exemplo.

Criar Posts: imagem da tela de agendamento da mLabs

Em seguida, você precisa escolher o editor de imagem mLabs Studio ou Canva para criar seu post, ou fazer o upload da imagem que deseja agendar.

Perceba que nós escolhemos o editor mLabs Studio só para deixar vocêcom um gostinho de tudo que da pra fazer por lá!

Criar Posts: imagem da tela de agendamento da mLabs

Ao clicar no Studio, você será redirecionado para a área de criação, onde encontrará vários recursos de edição de imagem como efeitos, máscara, remoção mágica do fundo e muito mais!

Você precisará confirmar o formato e a rede social e na sequência verá uma prévia com os formatos recomendados para publicar pela mLabs.  Nesse caso, selecionamos o tamanho quadrado, para postar no feed do Instagram.

Criar Posts: imagem da tela Studio da mLabs

Após escolher o formato, você poderá criar seu post a partir de um documento em branco.  No menu lateral à esquerda, clique em “Imagem” para selecionar uma opção do nosso banco de imagens gratuito ou faça o upload do seu arquivo.

Criar Posts: imagem da tela Studio da mLabs

Na opção banco de imagens, você pode escolher a sua preferida, por categoria. Nesse caso, escolhemos uma imagem da categoria “Marketing”. Após a escolha, clique no botão “Inserir”.

Criar Posts: imagem da tela Studio da mLabs

A imagem será adicionada no campo de edição e você poderá redimensionar o tamanho, recortar, usar uma máscara, deixar o plano de fundo transparente, usar filtros e outras funcionalidades.

Criar Posts: imagem da tela Studio da mLabs

Pronto! Desta forma, você conseguirá redimensionar a sua imagem para o tamanho ideal e poderá agendá-la ou publicá-la no Instagram em poucos cliques.

Para que sua postagem fique do tamanho correto e com qualidade, é importante que a foto esteja em alta resolução. Uma imagem ruim prejudica toda comunicação da página e não passa credibilidade aos usuários.

Depois de todas essas dicas, deu para entender como redimensionar foto para Instagram, né?! Aplique já essa estratégia. Agora, se você quer saber como ter um perfil ainda mais visual e atraente, leia nosso post com 5 dicas de como usar a foto de perfil do Instagram para o marketing!

Facebook Comments
Gestão de redes sociais Entenda por que a mLabs é a ferramenta de gerenciamento de redes sociais escolhida por mais de 120 mil marcas!

Posts relacionados