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Descubra 3 estratégias de marketing para recuperar carrinhos abandonados 

Descubra 3 estratégias de marketing para recuperar carrinhos abandonados 
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Recuperar carrinhos abandonados é uma grande preocupação para quem tem uma loja virtuals. Afinal, todos os esforços de vendas são perdidos quando o consumidor desiste de fazer uma compra.  

Contudo, existem algumas táticas de marketing digital que podem contribuir para o seu negócio virar o jogo e fazer com que o cliente finalize uma compra esquecida.  

1- Crie campanhas de e-mail marketing para recuperar carrinhos abandonados 

e-mail marketing é um recurso extremamente importante para as lojas virtuais por ser um canal de aquisição escalável.  

Para se ter ideia, de acordo com a Moosenda taxa de abertura de e-mail para recuperação de carrinhos abandonados pode chegar a 45%, enquanto a de e-mails padrão gira em torno de 15%.  

O mais interessante é que, segundo o estudo, essa tática pode contribuir para a recuperação de aprximadamente 20% das desistências de compra – um excelente argumento para você colocar essa ideia em ação, hein? 

Mesmo um recurso automatizado , os e-mails podem  ser extremamente personalizáveis.e isso vai muito além  apenas da troca da variável “nome” para o envio de mensagens.  

Com a utilização de e-mail marketing para recuperar carrinhos abandonados, é possível relembrar o cliente sobre os produtos que ele teve interesse (colocou no carrinho), mas ficaram esquecido na loja virtual.  

Para aumentar as chances de conversão, ainda é possível utilizar no CTA (chamada para ação), um redirecionamento direto para a página de checkout (pagamento). Dessa forma, você encurta o processo de compra e tende a vender mais.  

Como colocar esta tática em prática  

O primeiro passo é encontrar uma ferramenta de automação de marketing que possibilite a criação de e-mails com um layout amigável e, ainda, que permita uma integração fácil com a sua loja virtual.  

Depois disso, é preciso caprichar no assunto do e-mail e em seu conteúdo.  

Uma boa prática é adicionar avaliações positivas (prova social) de outros consumidores. Isso porque, se o cliente não levou o produto por insegurança em relação à loja ou à qualidade do produto, esse é o momento de reforçar a confiança em sua marca.  

É preciso também caprichar nas imagens dos produtos e criar um senso de urgência, por meio de gatilhos mentais, para que o cliente realmente feche a compra.  

Isso pode ser feito, por exemplo, com uma contagem regressiva do tempo em que o carrinho estará disponível, quantos itens daqueles escolhidos restam em estoque ou, no caso de um desconto especial, por quanto tempo ele será válido.  

#Dica: é preciso ser ágil! Um estudo da SeeWhy, feito com mais de 60 mil carrinhos abandonados, aponta que 54% das compras feitas via e-mail marketing foram recuperadas nas primeiras horas após a desistência.  

Lembre-se, ainda, que o carrinho pode ter sido abandonado por falta de tempo, distração com outras atividades ou por ter sido uma mera busca por preços, sem real interesse de compra. No entanto, também pode ter sido originado por  alguma objeção .  

Busque entender os motivos pelos quais seus clientes podem ter desistido da aquisição e, no copywriting do seu e-mail, trabalhe o discurso em cima das possibilidades levantadas.  

A dica de colocar avaliações de outros clientes é um bom exemplo disso.  

Se mesmo com todos esses esforços, a compra não for feita, você pode criar uma régua de relacionamento por e-mail.  

Aproveite o contato deste potencial cliente para envio de mensagens persoanlizadas, como promoções e outros itens que poderiam ser do interesse dele.  

Um atrativo final para estimular as vendas pode ser a oferta de um cupom de desconto ou, ainda, o chamariz do frete grátis. Veja se a oferta dessas condições faz sentido para o seu negócio e para a realidade financeira da sua loja. 

2- Anúncios no formato remarketing  

O remarketing é uma forma de reimpactar usuários que já passaram pela sua loja virtual com anúncios nas redes sociais ou na rede de display do Google.  

Essa tática de marketing digital é especialmente importante no contexto de e-commerce. Afinal, apenas 3% dos usuários realmente finalizam uma compra na primeira visita ao site, segundo dados de uma pesquisa do Google Ads.  

Com este tipo de anúncio, você consegue estabelecer uma comunicação direta com pessoas que já demonstraram interesse nas suas soluções e têm mais chances de efetuar uma compra.  

Como fazer remarketing para recuperar carrinho abandonado 

Para fazer campanhas de remarketing tanto nas redes sociais quanto no Google, é preciso instalar um Pixel, um código de programação que permite rastrear as ações executadas pelos usuários eme uma pagina ou domínio.  

Aprenda como instalar um pixel no facebook: O que é pixel do Facebook e como usá-lo para melhorar a conversão dos seus anúncios? 

Com isso, você vai poder identificar o comportamento e os interesses dos potenciais clientes do e-commerce, divulgando ofertas segmentadas no anúnciopara cada um deles.  

Além de personalizados oferecendo exatamente o que o usuário buscou ou abandounou no carrinho, os anúncios neste formato precisam ser atrativos, criativos e mexer com a emoção do usuário.  

Você deve apostar em gatilhos mentais e ofertas cativantes para e recuperar um maior número de carrinhos abandonados.  

Atenção: para utilizar o Pixel em seu site, é preciso estar em conformidade com a Lei Geral de Dados Pessoais (LGDP para e-commerce). 

3- Pop-ups para uma última tentativa de atenção 

Os pop-ups são mensagens que aparecem de forma automática em janelas flutuantes no site para fazer uma comunicação rápida e assertiva com os usuários.  

No contexto do abandono de carrinho, os pop-ups de saída são uma tática eficaz para prender a atenção do usuário antes mesmo que ele feche a página.  

Oferecer um desconto, um brinde ou criar senso de urgência pela mensagem são maneiras eficazes de tentar reverter a saída do usuário.  

Como fazer uso de pop-ups em lojas virtuais 

É por meio da sua plataforma de e-commerce que você conseguirá utilizar o recurso, que pode exigir a instalação de um plug-in ou tê-lo como nativo.  

Lembre-se de ser criativo direto, simples e, principalmente, curtlo na mensagem.  

É também importate que os seus pop-ups tenham um botão de saída visível. Isso evita desconfortos na experiência do usuário.  

Um outro ponto que deve ser levado em consideração é aadaptabilidade do recurso para dispositivos móveis.  

De acordo com a Google, no Brasil, 57% das buscas são feitas por celular. Além disso, a projeção de aumento nas vendas por dispositivos móveis é de 17% ao ano nos próximos quatro anos (dados: The Global Payments Report). 

#Dica: analise o que a concorrência tem feito e procure conteúdo no Google com alguns inspirações de pop-up para você caprichar nos do seu site! 

Por que os carrinhos são abandonados?  

Agora você já conhece as três dasprincipais táticas de marketing para recuperar carrinhos abandonados em uma loja virtual. Mas você já investigou quais poderiam ser os principais motivos que levam potenciais clientes a desistirem de uma compra?  

Os índices globais de abandono de carrinho são realmente elevados. De acordo com a Moosend, podem chegar a 69%.  

Mesmo que esse seja um problema generalizado, você deve ter uma atenção especial nos motivos por trás desses índices, assim você será capaz de descobrir maneiras de preencher gargalos e oferecer a melhor experiência de compra para os seus clientes.  

Confira a seguir quais são as objeções de compras no e-commerce. 

Principais motivos de abandono de carrinho: 

imagem de um infográfico com as porcentagens dos motivos dos carrinhos serem abandonados
[INFOGRAPHIC] Cart Abandonment Rate & Reasons. Fonte: Moosend. 
  • Altas taxas de envio: 60%; 
  • forçar registro no site: 37%; 
  • processo de checkout e formulários longos: 28%; 
  • custos escondidos: 23%;  
  • navegação lenta: 20%;
  • insegurança para fornecer os dados do cartão: 19% 
  • demora na entrega: 18%; 
  • ausência ou políticas de devolução insatisfatórias: 11%; 
  • métodos de pagamento limitados: 8%;  
  • recusa do cartão de crédito: 4%.  

De acordo com os dados levantados pela Moosend, muitos dos empecilhos que levam à desistência de compras estão associados à experiência com meios de pagamento, como é o caso do processo de checkout e formulários longos; insegurança para passar dados do cartão; formas de pagamento limitadas e, ainda, recusa do cartão de crédito.  

Uma maneira eficaz de preencher esses gargalos é contar com um meio de pagamento que atenda a essas necessidades e que seja otimizado para aumentar as suas taxas de conversão. Recursos como check-out transparente, compra com um clique e retentativa inteligente são funcionalidades que vão fazer a diferença para diminuir as suas taxas de abandono de carrinho.  

Agora você já sabe que além de procurar métodos para recuperar carrinhos abandonados, também precisa invistir em esforços para melhorar a experiência de compra e seus métodos de pagamento.. 

Este artigo foi produzido pelo time do Pagar.me, meio de pagamento digital que garante segurança e praticidade para você atender seus clientes e fazer o seu negócio crescer.  

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