3 caminhos certeiros para fidelizar clientes com conteúdo

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Fidelizar e conquistar novos clientes começa muito antes deles comprarem ou assinarem um contrato de compra de seus produtos ou serviços.

Uma estratégia de conteúdo que tem como foco resolver as necessidades de seus clientes é capaz de leva-los até você, ajudar a te posicionar como referência em algum assunto e também dará a eles um roteiro de sucesso para quando estiverem usando seu produto ou recebendo seus serviços.

Ou seja, a experiência deste cliente será fundamental para você traçar as melhores ações e conquistar, cada vez mais, mais fãs para sua marca.

Mas, afinal, como fidelizar clientes com conteúdo?

Para começar, compreenda as dificuldades e necessidades que levam clientes até você. Construir sua buyer persona é o primeiro passo para isso.

Seu conteúdo deve atender essas questões, antes mesmo dele conhecer seus produtos ou serviços. Se você tem uma loja de eletrônicos, por exemplo, pode ensinar seus clientes como escolher um celular, o quê significam as configurações dos aparelhos, como usar os aparelhos, como entender os termos de garantia, etc. Veja que, abordando esses temas, você não está falando “compre”, “esse produto está em promoção”. Você está, simplesmente, ajudando seu público.

Fazendo isso, você entrega valor e se posiciona como referência no assunto, o que te ajudará a atrair os leads até a conversão em vendas. Esse tipo de estratégia, também conhecida como Inbound Marketing (ou Marketing de Atração), traz resultados muito mais consistentes e duradouros em termos de conquista de novos clientes e ganho de visibilidade. Isso é muito mais atrativo do que empurrar propostas, como há pouco tempo atrás.

Se sua empresa mostrar, através do conteúdo, que está focada nas necessidades de seus clientes, de forma legítima e contínua, ela terá sucesso! Então, confira agora 3 caminhos para seguir em prol de seus clientes.

Caminho 1: Ensine-os a fazer algo bem feito, com ou sem seu produto, é o caminho mais fácil para fidelizar seus clientes!

O propósito da sua empresa existir vai muito além de seus produtos, certo?

Uma empresa que fabrica camisinhas, por exemplo, além de comercializar os produtos que vão apimentar a relação das pessoas, oferece segurança para suas vidas.

Os clientes também têm interesses em fazer negócios com sua empresa que vão além do consumo. Neste mesmo exemplo, sem dúvida, os fãs deste tipo de empresa querem consumir dicas de sexo, novidades e curiosidades sobre o tema.

Entender que o que seus clientes querem não é exclusivamente usar seu produto ou serviço é a chave para poder oferecer conhecimentos que os ajudem a ir além.

Caminho 2: Ofereça informações para ajudar os clientes a tomar decisões

Ao informar seus clientes sobre algo, automaticamente eles ficam mais capacitados.

Clientes capacitados compram com segurança, tomam decisões mais assertivas e tendem a se arrepender menos (e gastar mais!).

Se sua empresa for uma fonte confiável de informação para os potenciais compradores, você construirá um lugar na mente deles, ganhará respeito e manterá seus clientes por mais tempo.

Acompanhe sempre os resultados das publicações e verifique, na prática, quais assuntos são mais interessantes e relevantes para seu público.

Este acompanhamento é fundamental para você entender e dar um tiro cada vez mais certeiro em seu conteúdo.

Caminho 3: Considere a manutenção do cliente, mesmo antes da compra

Quanto mais cedo você “ensinar” seu público a consumir/usar seu produto, melhor!

Além do mais, por compreender o uso do seu produto mais cedo, seu cliente terá expectativas mais alinhadas com o que sua solução oferece, bem como uma curva de aprendizado menor.

Lembre-se sempre:

  • Evite conteúdo técnico. Ao falar sobre seus produtos e serviços, tente inseri-los em um contexto. Por exemplo, se você vende uma marca de adoçantes, evite publicar fotos somente do produto, mas inclua o mesmo em uma mesa, onde uma família está tomando café da manhã, conversando. As pessoas sendo impactadas pela imagem, se sentirão mais próximas à sua marca, pois esta imagem é mais humanizada do que simplesmente uma foto de um produto.
  • Foque no cliente. Exercite a simpatia e inicie uma jornada que pertence ao dia a dia do cliente, de temáticas que já fazem parte das dúvidas e questões que ele enfrenta em sua rotina.

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