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Infoproduto: como criar e os melhores tipos para ganhar dinheiro na Internet!

Infoproduto: como criar e os melhores tipos para ganhar dinheiro na Internet!
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Você sabia que o seu conhecimento pode se transformar em produtos e render dinheiro para a sua empresa?

Não, não estamos falando de um produto físico que você encontra nas prateleiras, mas em infoproduto, que é distribuído pela Internet.

Infoprodutos são produtos digitais, como ebooks, cursos online e webinars. Eles trazem informações que resolvem dúvidas e necessidades do público. Parece simples, não é?

Mas, como qualquer produto, só quem estuda o mercado, o público, os tipos de infoprodutos que mais vendem e a melhor estratégia de marketing consegue sucesso.

Com um tiro certeiro, você pode construir uma forma de renda, com alta margem de lucro, demanda no mercado e facilidade de produção. Quer saber mais? Segue a leitura!

O que é infoproduto?

Infoprodutos são produtos digitais focados em informação e distribuídos de forma paga ou gratuita pela Internet. Podem ter os mais diversos formatos, como ebooks, podcasts, videoaulas e outros tipos, que vamos mostrar a seguir.

A função do infoproduto é resolver alguma dúvida ou necessidade da persona e facilitar a sua vida. Por isso, eles devem trazer informações valiosas, com base no conhecimento do produtor do conteúdo.

Muitas vezes, a distribuição e venda desses produtos digitais acontece por meio do marketing de afiliados, mas essa não é uma regra, você também pode divulgar o seu infoproduto nos canais próprios da marca.

Para as empresas, por exemplo, os infoprodutos podem ser usados como estratégia de construção de autoridade e relacionamento com o público, ao oferecer conteúdo gratuito de valor.

Mas também é possível pensar na venda de infoprodutos como uma renda extra (ou até principal) para o negócio.

Banner Workflow Redes Sociais imagem de um banner convidando a pessoa para clicar e testar gratuitamente a mLabs.

Quais são os tipos de infoprodutos?

Vamos ver agora quais são os tipos de infoprodutos que você pode criar. Repare que existem várias opções — então, dá para diversificar bastante!

Audiobooks

Audiobooks são livros em formato de áudio. Trata-se de uma narração em voz alta do conteúdo, em que o usuário pode ouvir enquanto executa outras atividades do seu dia a dia.

Cursos online

Cursos online são um dos formatos de infoprodutos mais vendidos. Eles podem abranger videoaulas (gravadas ou ao vivo), materiais de apoio e fóruns, que permitem apreender um tema por completo.

Ebooks

Ebooks também são um dos produtos digitais mais populares. Muitas vezes, são oferecidos de forma gratuita, já que são fáceis de produzir, em troca dos dados dos usuários para gerar leads.

Geralmente são em formato PDF, para serem lidos em qualquer dispositivo, inclusive o Kindle. Confira, a nossa página com todos os Ebooks que lançamos ao longo do ano para se inspirar!

Infográficos

Infográficos trazem dados e informações com impacto visual, por meio de gráficos, imagens e um layout criativo. Eles têm alto poder de atração e compartilhamento, devido a disposição dos dados de forma criativa e fácil de entender.

Podcasts

Podcasts se popularizaram nos últimos anos. São conteúdos em áudio que podem ter vários formatos, como entrevistas, mesas redondas ou uma conversa com o ouvinte.

Videocasts

Videocasts são como podcasts com vídeo. Geralmente são distribuídos em plataformas de streaming e não dependem da internet para serem visualizados.

Revistas eletrônicas

Revistas eletrônicas abordam vários assuntos dentro de um tema mais abrangente, em diversos formatos de conteúdo, como notícias, artigos e entrevistas. São como as revistas impressas, mas em formato digital.

Screencasts

Screencasts são gravações de tela, geralmente com uma narração ao fundo que explica o conteúdo. O formato é muito usado para criar tutoriais e facilitar o entendimento.

Sites de membros

Sites de membros são ambientes exclusivos para um grupo (assinantes ou clientes VIPs, por exemplo) que oferecem conteúdos e materiais especiais para os participantes.

Templates

Templates são modelos com conteúdo que você pode personalizar como quiser. Pode ser um template de blog, e-mail, apresentação, planilha e outros diversos materiais.

Webinars

Webinars são palestras ou seminários transmitidos pela internet. Geralmente são ao vivo, para gerar mais interação com o público. Assim como os ebooks, são bastante usados de forma gratuita para captar dados de usuários.

Dá uma olhada na quantidade de temas e convidados que participaram dos nossos Webinars ao longo do ano!

Whitepapers

Whitepapers seguem a ideia dos infográficos, mas com menos apelo visual. Sua função é transmitir dados e informações de maneira objetiva, em um documento simples e certeiro.

Conheça os infoprodutos mais vendidos no mercado

Ficou na curiosidade de saber quais são os infoprodutos mais vendidos no mercado? Confira o levantamento que a Hotmart fez com os nichos que mais vendem na sua plataforma de infoprodutos:

  1. Alimentação: muitas pessoas têm procurado informações na Internet para aprender ou melhorar a sua prática culinária, inclusive, para fonte de renda;
  2. Estilo de vida saudável: é um dos mais vendidos e mais concorridos, o ideal aqui é apostar em micro nichos para atingir um público específico;
  3. Negócios e carreira: cursos nessa área estão em alta, com profissionais especializados e conteúdo de qualidade, infoprodutos desse nicho podem ser altamente rentáveis;
  4. Pets: como esse mercado está em crescimento, a comercialização de infoprodutos sobre alimentação, saúde, lazer, ou serviços especializados na área estão em alta.

Essa lista te ajudará a escolher o nicho com as melhores oportunidades. Mas não adianta olhar só para a demanda do mercado, ok? Essa definição também passa pelos seus interesses, área de atuação da empresa e domínio do tema.

imagem de um banner publicitário com chamada para testar a gestão de redes sociais da mLabs

Aprenda como criar um infoproduto com 5 dicas de sucesso!

Agora, que você já sabe quais são os segmentos que estão em alta no mercado, confira algumas dicas para a sua empresa arrasar na escolha e na produção do conteúdo!

1. Escolha o tipo mais adequado para o seu público

Primeiramente, você precisa conhecer o seu público. Para quem você quer oferecer ou vender esse infoproduto? Quais dúvidas ou necessidades eles precisam resolver? Quais formatos eles mais gostam?

Essas informações sobre a persona direcionam a escolha do infoproduto mais vantajoso e a produção de um conteúdo alinhado às suas necessidades.

2. Pesquise sobre o tema, mercado e concorrência

O sucesso do infoproduto depende de uma boa pesquisa de mercado. Antes de começar a produção, entenda quais temas têm maior demanda e representam uma boa oportunidade.

Saiba também o que os concorrentes estão fazendo, estude a estratégia implementada por eles, conheça os materiais, para conseguir superá-los.

Essa pesquisa também vai ajudar a definir se o seu infoproduto deve ser oferecido de forma paga ou gratuita. Se ninguém vende infoprodutos no seu nicho, por exemplo, aí pode estar uma boa oportunidade para entender se vale a pena aproveitar!

3. Entregue conteúdo de valor para os seus clientes

Transforme o seu conhecimento em conteúdo de valor para as pessoas. Pense que o seu infoproduto deve melhorar a vida da pessoa de alguma forma — melhorar a sua alimentação, sugerir novas áreas de negócio ou ajudar a criar hábitos saudáveis, por exemplo.

Dedique uma boa parte do seu tempo pesquisando referências de conteúdo, entreviste pessoas da área, colete informações com empresas parceiras. Quanto mais profundo e solucionador for o seu conteúdo, maiores serão as chances de converter novos assinantes!

4. Capriche na qualidade do seu infoproduto

O conteúdo é a essência, mas uma boa apresentação é importante para o sucesso dos infoprodutos, afinal, a primeira impressão é a que fica. Por isso, capriche na qualidade!

Se o seu infoproduto for um podcast, o áudio deve ter uma gravação clara e limpa, sem interferência de som externo. Se for um ebook, deve ter uma revisão gramatical perfeita, no caso de um infográfico, o layout precisa ser atraente, se for uma área de membros, deve ter uma boa navegação. E por aí vai!

5. Escolha uma boa plataforma para hospedar o seu infoproduto

A distribuição dos infoprodutos depende de uma plataforma. Pode ser o seu próprio site, uma landing page, um site de cursos online ou de afiliados, por exemplo.

O importante é pesquisar e escolher uma plataforma que ofereça uma boa experiência ao usuário, de maneira que ele não tenha dificuldades de acessar o material.

Enfim, infoprodutos são uma forma de construir sua autoridade no mercado e se aproximar do público com conteúdo de valor.

Uma ótima oportunidade para transformar o seu conhecimento em produtos rentáveis para aumentar as vendas e o faturamento do seu negócio.

Mas não adianta só produzir o conteúdo — é preciso acertar na estratégia de divulgação. Então, aproveite para saber também como fazer o lançamento de produtos digitais para vender mais!

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