Cross Posting de Stories no Instagram: entenda como será essa integração

cross posting

Já ouviu falar em Cross Posting de Stories? Se ainda não, calma que esse post é para você!

:)

Você já deve ter reparado que pouquíssimas pessoas se interessaram em utilizar o Facebook Stories e repetir o sucesso dessa funcionalidade no Instagram, certo? O fato que é os usuários do Insta simplesmente amaram a funcionalidade, o que explica, em boa parte, porque ela praticamente derrubou o Snapchat, o “pai” desse tipo recurso.

Mas, como não existe causa ganha quando o tema é redes sociais, o Facebook anunciou uma novidade que promete mudar esse cenário: o cross posting de Stories.

A feature tem o objetivo de integrar todas as postagens do Instagram para o Facebook, ou seja, tudo o que for produzido em uma plataforma irá automaticamente para outra (UAU!).

cross posting de stories novidade

Com esse recurso, o Stories do Facebook ganhará mais visibilidade entre seus usuários – que não precisarão mais produzir conteúdo para duas plataformas, o que provavelmente foi um dos motivos pelos quais essa funcionalidade não conseguiu adesão significativa.

Uma história que se repete

O lançamento do Instagram Stories praticamente engoliu seu concorrente e idealizador da funcionalidade, o Snapchat. Ele deixou de ser utilizado por parte do público, provavelmente, pelos mesmos motivos que impedem as histórias do Facebook de cativar os usuários: o excesso de mídias disponíveis com os mesmos objetivos força as pessoas a utilizarem apenas uma delas – e o Instagram passou a ter essa vantagem, fornecendo o conhecido espaço para fotos “cool”, mais elaboradas, e disponibilizando, no mesmo lugar, uma ferramenta para fotos e vídeos mais curtos e informais, que desaparecem em 24 horas.

O cross posting de Stories pode ser uma solução lógica, já que o que é postado em um canal também é publicado no outro, otimizando o tempo do usuário e aumentando as chances dele absorver o novo recurso.

Como funcionará o cross posting de Stories?

Ainda em fase de testes, a integração entre as duas plataformas ocorrerá de forma simples e poderá ser feita após a gravação, onde aparecem as opções de envio. Nesse momento, o usuário poderá optar se sua postagem ficará disponível nas duas redes ou apenas na original.

Essa modificação é bastante coerente com o objetivo do Facebook de tornar sua rede de apps cada vez mais integrada, ainda que ressaltando as particularidades de cada uma, mas tornando a experiência do público mais funcional e otimizada para suas necessidades.

Como se beneficiar dessa novidade na gestão de mídias sociais?

Embora ainda não possa ser utilizado por perfis empresariais no Facebook (o que provavelmente será revisto em um futuro breve, levando em conta que o Instagram Stories é amplamente trabalhado por diversas marcas para divulgar seus produtos), os influenciadores digitais ampliarão consideravelmente seu alcance, o que indiretamente favorecerá empresas parceiras que utilizam essas vozes para promovê-las.

De qualquer maneira, ainda que seja por meio de influenciadores nesse primeiro momento, empresas que utilizam redes sociais para marcar sua presença digital certamente se beneficiarão do cross posting de Stories, já que o recurso possibilitará um ganho significativo de público e engajamento com seus produtos e serviços.

Novas funcionalidades como o Stories do Instagram realmente ampliam o horizonte de possibilidades para quem faz marketing digital. Mas, para ter sucesso nesses canais você precisará saber como atuar em cada rede social estrategicamente.

Ficou alguma dúvida? Comente aí! Sua pergunta pode ser tema do nosso próximo post!