Cross Posting de Stories no Instagram: entenda como funciona a integração

Cross Posting de Stories no Instagram

 

Já ouviu falar em Cross Posting de Stories? Se ainda não, calma que esse post é para você! :)

Você já deve ter reparado que pouquíssimas pessoas se interessaram em utilizar o Facebook Stories e repetir o sucesso do Instagram Stories, certo?

O fato que é os usuários do Insta simplesmente amaram a funcionalidade, o que explica, em boa parte, porque ela praticamente derrubou o Snapchat, o “pai” desse tipo recurso.

Mas, como não existe causa ganha quando o tema é redes sociais, o Facebook conta com uma funcionalidade que já está mudando esse cenário: o Cross Posting de Stories.

Mas o que é o Cross Posting de Stories?

O Cross Posting de Stories tem o objetivo de integrar todas as postagens do Instagram Stories para o Facebook Stories, ou seja, tudo o que for produzido em uma plataforma irá automaticamente para outra (UAU!).

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Com esse recurso, o Stories do Facebook ganha mais visibilidade entre seus usuários que não precisarão mais produzir conteúdo para as duas plataformas, o que provavelmente foi um dos motivos pelos quais essa funcionalidade não conseguiu adesão significativa.

Por que esse recurso é útil para os Stories?

O lançamento do Instagram Stories praticamente engoliu seu concorrente e idealizador da funcionalidade, o Snapchat.

Ele deixou de ser utilizado por parte do público, provavelmente, pelos mesmos motivos que impedem as histórias do Facebook de cativar os usuários: o excesso de mídias disponíveis com os mesmos objetivos força as pessoas a utilizarem apenas uma delas e o Instagram passou a ter essa vantagem.

Isso porque ele é conhecido por ser um espaço para fotos “cool” e mais elaboradas, e estendeu isso para o Story. Em um mesmo lugar, você tem também uma ferramenta para fotos e vídeos mais curtos e informais que desaparecem em 24 horas.

Sendo assim, para dar aquela agitada no recurso do Facebook e não fazer com que o serviço disponível seja perdido, o Cross Posting de Stories pode ser uma solução lógica, já que o que é postado em um canal também é publicado no outro!

Isso otimiza o tempo do usuário e aumenta as chances dele absorver o novo recurso.

Como funciona o Cross Posting de Stories?

A integração entre as duas plataformas ocorre de forma simples e pode ser feita logo depois de você tirar uma foto, fazer um vídeo, um boomerang ou qualquer outro tipo de imagem. 

O que muda é: sabe onde aparecem as opções de envio? Então, nesse momento, o usuário pode optar se sua postagem ficará disponível nas duas redes ou apenas na original.

Para deixar mais claro, vamos ao passo a passo de como fazer o Cross Posting de Stories:

  1. faça seu Story;
  2. cliquei na opção “Enviar Para”;
  3. na parte de “Seu Story”, clique nas opções de compartilhamento;
  4. escolha entre “Compartilhar no Facebook todas as vezes” ou “Compartilhar uma vez” caso queira que apenas aquele Story seja divulgado em ambas as redes;
  5. pronto! Você terá a integração do seu Story no Instagram e Facebook!

Essa modificação é bastante coerente com o objetivo do Facebook de tornar sua rede de apps cada vez mais integrada, ainda que ressaltando as particularidades de cada uma, mas tornando a experiência do público mais funcional e otimizada para suas necessidades.

Como se beneficiar dessa novidade na gestão de mídias sociais?

Embora ainda não possa ser utilizado por perfis empresariais no Facebook (o que provavelmente será revisto em um futuro breve, levando em conta que o Instagram Stories é amplamente trabalhado por diversas marcas para divulgar seus produtos), os influenciadores digitais ampliarão consideravelmente seu alcance, o que indiretamente favorecerá empresas parceiras que utilizam essas vozes para promovê-las.

De qualquer maneira, ainda que seja por meio de influenciadores nesse primeiro momento, empresas que utilizam redes sociais para marcar sua presença digital certamente se beneficiarão do cross posting de Stories, já que o recurso possibilita um ganho significativo de público e engajamento com seus produtos e serviços.

Novas funcionalidades como o Stories do Instagram realmente ampliam o horizonte de possibilidades para quem faz marketing digital. Mas para ter sucesso nesses canais você precisará saber como atuar em cada rede social estrategicamente.

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