Pesquisar

Foto de perfil do Instagram: 5 dicas de uso no marketing

Foto de perfil do Instagram: 5 dicas de uso no marketing
Avatar de mLabs

Por

Publicado em

Acredite, uma boa foto de perfil do Instagram pode aumentar o reconhecimento da marca e fazer com que ela se torne o novo Darth Vader das redes sociais! Afinal, até quem não assistiu ao Star Wars sabe quem é o grande vilão.

Então, se a marca para qual você trabalha não é tão conhecida como a Coca-Cola, a Nike ou a Apple, veja as dicas deste post. Vamos explicar a importância da foto de perfil para as estratégias de marketing nas redes sociais. Acompanhe!

Foto de perfil do Instagram: imagem do Darth Vader

A importância da foto de perfil do Instagram

Todo perfil no Instagram tem uma foto específica. Para usuários comuns, pouco importa a imagem utilizada. No entanto, para influencers e, principalmente, para marcas a foto adotada faz toda a diferença.

Por que? Em primeiro lugar, porque ela representa a marca e, portanto, é uma forma de conteúdo. Veja as seguintes associações:

  • foto de perfil com câmera fotográfica: fotógrafo;
  • imagem com instrumento musical: músico ou banda;
  • foto com roupa branca ou jaleco: médico ou dentista;
  • foto fazendo exercício e outros elementos fitness: personal trainer ou academia.

Percebe como faz todo sentido? O motivo é o chamado posicionamento de marca, que é fortalecido pelo branding. O branding nas redes sociais acontece em todos os pontos de contato do público com a empresa. Nesse caso estão incluídas as imagens, inclusive a da foto de perfil do Instagram.

Por exemplo: se alguém te perguntar sobre um software de gestão de mídias sociais, é provável, se você for do setor, que se lembre da mLabs (sem puxar a sardinha para o nosso lado, né?). Agora, se o questionamento for sobre um sabão em pó, talvez o Omo venha à sua mente.

Se essas marcas vêm à mente é porque elas fizeram um trabalho cuidadoso de branding. E é exatamente aí que a foto de perfil do Instagram entra: ela ajuda a construir a identidade de uma marca.

Então, aqui vão 5 dicas para ajudar você a usar a foto de perfil do Instagram da maneira correta.

5 dicas para otimizar a foto de perfil do Instagram

Chegar ao nível de ser lembrado exige muito trabalho! Claro que a foto de perfil é apenas uma das etapas disso, afinal, além de cuidar de toda a identidade visual, é preciso ter um bom produto ou serviço, proporcionar uma ótima experiência com o usuário e, claro, estar atento a outros elementos de marketing.

Mas, nosso foco neste post é o Instagram, e como a foto do perfil contribui para os resultados da sua estratégia. Então, vamos apresentar 5 dicas que ajudarão a otimizar a foto de perfil. Confira abaixo!

1. Troque a foto sempre que tiver atualização

Para representar a marca, a foto de perfil do Instagram precisa estar atualizada constantemente. Se o logotipo da marca mudar e você continuar usando a imagem antiga, seus clientes poderão ficar desconfiados e até se sentirem enganados por uma conta fake.

O objetivo da foto de perfil é identificar a marca. Por isso, a imagem deve sempre representar o presente. É assim que a marca ganha visibilidade e atinge seu objetivo. Um exemplo claro de como essa evolução acontece é a Shell. No site da empresa é possível ver a evolução do logotipo desde os anos 1900.

Ao fazer esse processo de atualização, você reforça os elementos visuais e fortalece a sua marca!

Foto de perfil do Instagram: imagem dos logotipos da Shell

2. Foque no que é importante para a marca

A imagem de perfil do Instagram deve estar de acordo com outros elementos visuais da marca. Um exemplo positivo é a Converse, que produz o All Star.

Com um estilo bastante limpo, a marca apresenta a estrela do seu produto mais famoso no mundo e a seta que indica o progresso.

Perceba que, por mais simples que pareça, faz todo sentido. Por isso, faça um bom alinhamento em toda a comunicação visual e garanta que a marca fique em evidência.

Isso também aumenta suas possibilidades de receber o selo de conta verificada no Instagram.

Foto de perfil do Instagram: imagem do perfil da Converse no Instagram.

3. Seja simples

As marcas precisam evitar a poluição visual, especialmente porque essa foto é vista, na maior parte das vezes, em telas de dispositivos móveis. O ideal é manter o estilo mais simples possível, deixando apenas o suficiente para mostrar algo que remeta à marca.

Um bom exemplo é o Nubank. A marca explora o roxo, cor oficial, e o logo. Nada a mais.

Foto de perfil do Instagram: imagem do perfil da Nubank no Instagram.

4. Mantenha o padrão da marca

O perfil todo do Instagram deve manter o padrão da marca. Essa é a maneira mais eficiente de construir uma identidade visual e fazer com que sua empresa seja reconhecida pelos clientes.

Nesse momento, é possível diferenciar as empresas que optam por um design apenas bonito e aquelas que são líderes de mercado. Quer um exemplo? A Nike é um deles.

Perceba que é desnecessário utilizar mais que o símbolo da marca. Tudo já está claro e em qualquer lugar que você olhe, a referência é a mesma — inclusive no Instagram.

Foto de perfil do Instagram: imagem do perfil da Nike no Instagram.

5. O rosto em 60% do frame

Se você é, ou trabalha, para um influenciador digital, no lugar do logotipo, provavelmente, você vai precisar usar uma foto de perfil, e nesse caso, o rosto deve ser o elemento principal da imagem.

O rosto deve compor 60% do frame, essa medida é ideal para que a imagem fique visível, ao ponto de facilitar a identificação da conta e despertar a atenção dos usuários. Então, é importante optar por fotos de primeiro plano, de preferência recortadas na altura dos ombros para que o rosto fique em evidência.

Veja o exemplo do @whinderssonnunes. O comediante, cantor e YouTuber piauiense tem o maior número de inscritos do país no seu canal do YouTube. E no Instagram não poderia ser diferente, ele conta mais de 30 milhões de seguidores no perfil, considerado um dos líderes de influenciadores do Brasil.

Foto de perfil do Instagram: imagem do perfil do Whinderson Nunes no Instagram

Otimizar a foto de perfil do Instagram é simples e traz inúmeros benefícios para uma estratégia de marketing. Na verdade, esse é um daqueles elementos fundamentais, mas que fazem toda a diferença. Mas, não é só isso! Você também pode – e deve – utilizar as capas dos Hightlights a seu favor! Veja como personalizar os Destaques do Instagram Stories e aproveite todos os recursos do seu perfil!

Agende posts com a mLabs e economize horas de trabalho!

Gerencie todas as mídias sociais por 30 dias grátis

redes-sociais-banner

VOCÊ ACABA DE GANHAR 30 dias grátis