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Facebook Watch: conheça tudo sobre a funcionalidade

Facebook Watch: conheça tudo sobre a funcionalidade
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Os vídeos já estão dominando a Internet. Você sabia que até 2021, eles serão responsáveis por 82% de todo o tráfego on-line? Para confirmar essa onda, a maior rede social do mundo lançou a sua própria plataforma de vídeos: o Facebook Watch.

Quem gostava de assistir, curtir e comentar os vídeos que passavam pela timeline no Facebook, pode ficar feliz!

Mark Zuckerberg pensou nos usuários e empresas que adoram explorar esse tipo de conteúdo e criou um espaço especialmente para eles. A intenção é proporcionar uma experiência mais valiosa com os vídeos na rede social.

Agora, então, você vai saber tudo sobre o Facebook Watch e que impacto essa plataforma de vídeos pode trazer para uma estratégia de mídia.

O que é o Facebook Watch? 

Liberado globalmente em 29 de agosto de 2018, o Facebook Watch é a plataforma da rede social exclusivamente dedicada ao audiovisual. Atualmente, pode ser acessado em dispositivos iOS e  Android (dentro do aplicativo do Facebook), TVs (como Apple TV e Samsung Smart TV) e PCs.

Considerado um misto de YouTube e Netflix, ele permitirá que os usuários assistam aos programas completos, todos produzidos por criadores profissionais ou usuários comuns, enquanto interagem com a comunidade.

Nas palavras do próprio Mark Zuckerberg, “assistir a um show não precisa ser passivo ― pode ser uma chance de compartilhar uma experiência e juntar as pessoas que se interessam pelas mesmas coisas”. Abaixo, você pode conferir a publicação do Facebook sobre a plataforma:

O Facebook Watch, então, foi criado para proporcionar uma nova forma de descobrir vídeos e interagir com amigos, criadores de conteúdo e outros usuários.

No comunicado oficial, Daniel Danker, diretor de produto da plataforma, diz que a empresa percebeu que as pessoas gostam de encontrar vídeos no seu feed, mas também querem ter um espaço dedicado que possam acessar para ver novos conteúdos audiovisuais.

É isso que o Facebook Watch oferece. Na plataforma, é possível:

  • personalizar o feed de vídeos para ver os conteúdos mais recentes das suas páginas e criadores favoritos (“Watchlist”);
  • descobrir novos vídeos com base no que os seus amigos estão assistindo ou no que está fazendo sucesso com a comunidade;
  • assistir aos vídeos que você salvou na timeline e ainda não teve tempo de ver.

O Facebook também promete desenvolver experiências inovadoras com os vídeos. Com o tempo, o usuário também poderá participar deles mais ativamente e se conectar com a comunidade que está assistindo a um mesmo programa.

Watch Party 

Uma das funcionalidades dessa nova experiência da rede social são as Watch Parties. Atualmente, elas são disponibilizadas em grupos, para que os usuários integrantes possam se conectar enquanto assistem a um mesmo conteúdo, que pode ser transmitido ao vivo ou gravado.

A intenção da rede é disponibilizar esse recurso, em breve, também para usuários fora de grupos e para páginas de negócios.

Como a marca pode aproveitar o Facebook Watch? 

Embora o Facebook tenha planos ousados para o Facebook Watch, a plataforma ainda está dando seus passos iniciais. No Brasil, as funcionalidades ainda estão limitadas a Watchlist, aos vídeos recomendados e a caixa de pesquisa ― ou seja, o que você já podia acessar nas páginas ou no feed.

Mas isso não quer dizer que você deva ignorar essa novidade, ok? Com a intenção de competir com YouTube e Netflix, o gigante das redes sociais ainda deve investir pesado na evolução dessa plataforma (U$ 2 bilhões, segundo a Engadget). Por isso, fique de olho no que vem por aí!

Quais vídeos fazem mais sucesso no Facebook Watch? 

Para o Facebook Watch evoluir, a rede social precisa conquistar o engajamento de criadores que publiquem conteúdos de valor na plataforma. Por isso, o Facebook está empenhado em instruir as páginas sobre como usar melhor a ferramenta.

Segundo o diretor de produto Daniel Danker, os vídeos que tendem a alcançar sucesso na são:

  • programas onde os fãs e a comunidade participam dos vídeos;
  • programas ao vivo que interagem diretamente com os usuários;
  • programas que seguem um arco narrativo ou têm uma temática consistente;
  • eventos ao vivo que engajam a comunidade.

Como inspiração, ele cita o exemplo de um programa de episódios que é centrado na participação dos fãs: Returning the Favor

Nele, o apresentador Mike Rowe busca pessoas que fazem a diferença na sua comunidade e apresenta isso ao mundo. Em troca, ele faz algo incrível por elas. O mais interessante é que os candidatos que aparecem no programa são indicados pelos seus fãs.

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Programas como esse já existem nos Estados Unidos e você pode até mesmo demonstrar seu interesse em ter uma Show Page, onde poderá publicar episódios do tipo e interagir com a comunidade.

Portanto, são esses os tipos de conteúdo em que você deve focar para se destacar no Facebook Watch. Essa é uma chance para construir uma audiência engajada para seu negócio ― e ainda ganhar dinheiro com o conteúdo.

Monetização da plataforma Facebook Watch 

O Facebook está liberando aos poucos o programa de monetização do Facebook Watch e você também poderá ganhar dinheiro com as suas publicações em vídeo.

O formato de monetização consiste em inserir intervalos comerciais nos programas da plataforma. A receita obtida com a publicidade será dividida entre a rede social e o criador do conteúdo.

No caso do anunciante, ainda é preciso configurar seus anúncios pelo Facebook Ads. Ele poderá escolher o formato e o posicionamento do anúncio ou usar o recurso de autoinserção (em que o Facebook seleciona automaticamente o melhor posicionamento). 

Os formatos liberados até o momento são mid-roll (durante o vídeo), pre-roll (antes do vídeo) ou imagem diretamente abaixo do vídeo.

Portanto, se a marca que você cuida limita o marketing no Facebook à publicação de imagens, é bom repensar sua estratégia.
O lançamento do Facebook Watch mostra que os vídeos têm ganhado cada vez mais força na rede social ― aliás, em toda a web! ― e podem impulsionar o seu alcance e engajamento.

Vídeos, porém, exigem um pouco mais de tempo e dedicação do que a criação de um card. Por isso, inclua esse tipo de conteúdo no planejamento para que a marca consiga produzir com qualidade e cumprir uma frequência de publicação. Assim, você consegue engajar o público, que sempre estará ansioso pelo seu próximo vídeo!

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