Conheça o Facebook Blueprint: a escola do Facebook para empresas!

facebook blueprint

Construir a presença de uma marca nas redes sociais não é tarefa para amadores. Requer uma boa estratégia, dedicação e atualização constante. E a gente sabe bem como isso é desafiador!

Em um ambiente de mudanças contantes, é preciso desenvolver habilidades rotineiramente. E foi justamente com esse objetivo que a maior rede social do mundo lançou o Facebook Blueprint.

Não sabe do que se trata? Não se preocupe! Neste artigo você aprenderá tudo o que precisa saber sobre o Facebook Blueprint: a escola de marketing do Facebook para empresas.

Prepare-se para ser um especialista!

Mas, afinal, o que é o Facebook Blueprint?

O Facebook Blueprint foi criado pelo próprio Facebook para que os profissionais de social media consigam extrair o máximo potencial das funcionalidades da plataforma, ou seja, seus objetivos de marketing.

facebook blueprint

Resumindo: o Facebook Blueprint é uma escola com cursos, aulas e certificações em diversas categorias para aqueles que desejam utilizar a rede social para negócios. Ah, e o mais legal é que todos os cursos são gratuitos!

Em sua maioria, esses cursos podem ser realizados em uma poltrona no conforto de casa, bastando apenas estar online. No entanto, há alguns casos de classes que também são realizadas presencialmente, em workshops esporádicos que variam de localidade.

“E o que Mark Zuckerberg ganha com isso?”, você deve estar se perguntando. Bom, basicamente existem diferentes objetivos de negócios e nem todos eles são voltados às vendas.

Ao educar o mercado, o Facebook garante que as funcionalidades disponíveis para os usuários e anunciantes sejam bem conhecidas e, assim, ocorra uma boa utilização do sistema e da plataforma de anúncios.

Então, se você quer garantir uma ação mais profissional no Facebook, comece lendo este post até o final.

Como assistir às aulas no Facebook Blueprint?

Para acessar o Facebook Blueprint e ter acesso aos cursos, você só precisa seguir os seguintes passos:

  1. Faça login no Facebook;
  2. Acesse o site do Facebook Blueprint;
  3. Clique em “Iniciar Cursos”.

Super fácil, né? Caso você queira se cadastrar sem fazer o login no Facebook, também é possível. Para isso, apenas clique em “Cadastre-se” em vez de “Iniciar Cursos”, no passo 3.

Ao optar por essa ação, você precisará inserir alguns dados relacionados às suas preferências e ao objetivo do negócio em que você trabalha.

O que é preciso saber antes de iniciar os cursos?

Para facilitar o processo de aprendizagem, a própria plataforma criou um sistema nomeado “caminho de aprendizado”.

Em resumo, ele serve para revelar ao usuário qual é a ordem e os melhores cursos para ele de acordo com o seu cargo ou área de atuação. Os caminhos de aprendizado disponíveis são:

É claro que qualquer pessoa pode escolher a última opção e fazer todos os cursos, mas o Facebook dá uma forcinha para os mais apressadinhos ou para evitar que você fique perdido.

Você também pode receber sugestões de cursos de acordo com a sua meta comercial. São elas:

  • Comece a usar o Facebook;
  • Comece a usar a publicidade;
  • Saiba mais sobre as opções avançadas de compra;
  • Direcionar para o público certo;
  • Gerar reconhecimento;
  • Gere consideração;
  • Gere cadastros;
  • Promover meu aplicativo;
  • Aumente as vendas online;
  • Aumente as vendas na loja;
  • Escolha formatos de anúncio;
  • Obtenha inspiração do criativo;
  • Gerencie anúncios;
  • Mensure o desempenho do anúncio;
  • Saiba mais sobre o Messenger;
  • Saiba mais sobre o Instagram;
  • Distribuir e monetizar conteúdo.

facebook blueprint cursos

Como é possível reparar, o Facebook Blueprint é útil para qualquer tipo de meta comercial que você tenha com o Facebook. De profissionais autônomos e pequenas lojas virtuais a grandes empresas e investidores, todos podem tirar proveito dessa ferramenta.

Como funcionam as certificações e selos do Facebook Blueprint?

Para os profissionais de social media, o Facebook Blueprint traz a chance de se especializar ainda mais por meio da própria plataforma.

Ao fim dos cursos, o aluno pode submeter-se a exames e, caso tenha sucesso na empreitada, recebe as credenciais do Blueprint: a certificação e o selo que comprovam a excelência em determinada área de conhecimento.

Atualmente existem duas certificações. Em ambas, é necessária a pontuação mínima de 700 pontos para a aprovação. São elas:

Profissional de Planejamento Certificado do Facebook

Para recebê-la, o aluno terá que se submeter aos seguintes exames:

  • Competências básicas para publicidade no Facebook;
  • Profissional de Planejamento Certificado do Facebook.

Para passar na prova, é preciso demonstrar conhecimentos avançados em algumas áreas distintas, como gerenciamento de páginas, campanhas em anúncios e grupos de anúncios e segmentação de público.

Profissional de Compra Certificado do Facebook

Para recebê-la, o aluno terá que se submeter aos seguintes exames:

  • Competências básicas para publicidade no Facebook;
  • Profissional de Compra Certificado do Facebook.

Nesse caso, é necessário comprovar um alto nível de entendimento das ferramentas de criação de anúncios e campanhas. Alguns exemplos de âmbito são a definição de metas e KPIs, solução de problemas de performance de ads e conhecimento do pixel e do SDK do Facebook.

Depois que o usuário realiza os pré-requisitos para se certificar, ele recebe um selo que pode ser incorporado a páginas na internet ou assinatura eletrônica.

As certificações têm validade de 12 meses, mas após esse período o aluno pode optar pela renovação, que será concedida mediante à realização de um novo sucesso nos testes.

Ah, todos os processos após os exames são automáticos, então você não precisa se preocupar em esperar vários dias para saber o resultado: eles sairão algumas horas depois e você já poderá exibir os seus selos por aí!

Como realizar os exames?

Os exames do Facebook Blueprint devem ser marcados com antecedência por meio deste link. Eles são feitos online ou presencialmente em um dos locais credenciados.

Infelizmente, diferentemente dos cursos, os exames não são gratuitos, e os valores serão revelados na tela de confirmação do agendamento.

E então, ficou animado ao saber que o Facebook tem a sua própria academia para profissionais de marketing? Muito legal, não é mesmo?

Se você gostou desse texto, não deixe o conhecimento ficar estagnado: compartilhe-o em suas redes sociais e ajude os seus amigos a saberem mais sobre essa maravilhosa ferramenta que é o Facebook Blueprint!

Facebook Comments
Gestão de redes sociais Entenda por que a mLabs é a ferramenta de gerenciamento de redes sociais escolhida por mais de 30 mil marcas brasileiras!

Posts relacionados