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Como usar o twitter nas suas estratégias de marketing?

Como usar o twitter nas suas estratégias de marketing?
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Você já pensou em como usar o Twitter para estratégia de marketing? Pois é! Muita gente acha que a plataforma é só pra postar mensagens curtas, ficar por dentro das novidades e assuntos do momento, mas ela é extremamente relevante para os objetivos do marketing.  

No último ano, o Twitter cresceu 9% segundo o Data Report de Julho de 2020 do We Are Social. Foram mais de 1.300.000 novos usuários, com mais de 15,7 milhões em alcance.  

Sua característica instantânea, o dinamismo e a facilidade em espalhar mensagens, torna o Twitter uma rede social excelente para gerar engajamento e proximidade com o público.  

Por isso, separamos algumas dicas práticas para que você saber como usar o Twitter nas estratégias de marketing do seu negócio.  

Tenha atenção para a descrição e foto do perfil   

O primeiro passo é ter um perfil completo, profissional, capaz de mostrar que sua marca está dando real importância à essa plataforma.   

Por isso, capriche na imagem do perfil, coloque uma capa legal — que tenha a ver com seu negócio ou represente as suas cores — e preencha a seção “sobre” com um resumo do que sua empresa faz, vende ou sua missão na rede.  

Ah! É fundamental não esquecer de inserir um link nessa bio. Pode ser para o seu site, blog ou um Linktree, no qual você consegue direcionar para vários endereços em apenas um link.  

Como usar Twitter 1: a imagem mostra a parte superior do perfil da mLabs no Twitter. Nela podemos ver informações como a "bio" que fala: "mLabs é uma plataforma para você gerenciar suas redes sociais em um único lugar de forma simples, acessível e útil para você ganhar produtividade". Com o link para o site da empresa.

Invista na verificação do seu perfil   

O nome de usuário não é a única identificação importante no Twitter! 

A conta verificada demonstra que a plataforma garante que você é você! Isso aumenta a sua credibilidade e evita que seguidores encontrem e sigam outros com nomes parecidos ou similares.  

Para pedir a verificação da sua conta você precisará que seu perfil esteja atualizado e com todos os dados preenchidos, número de telefone e endereço de e-mails verificados via SMS e, claro, que seu perfil seja público.  

Então, basta preencher o formulário de solicitação da verificação de conta no siteverification.twitter.com 

Depois, é só inserir os dados solicitados, colocar outras redes sociais ou sites que provem sua identidade e explicar brevemente o motivo pelo qual deseja que sua conta seja verificada.   

Aí é só esperar pelo tão desejado selinho azul 

Estabeleça listas dos seus seguidores para conhecê-los melhor   

Uma das formas de usar o Twitter nas estratégias de marketing é criando listas, uma espécie de timeline personalizada que contém somente os tweets de contas que você seleciona 

Você pode, por exemplo, criar uma lista chamada “Fontes de Inspiração” e colocar lá perfis que admira, aqueles que trazem insights, informações relevantes! Aliás, essa lista pode ser pública, assim você deixa que outras pessoas conheçam e sigam.  

Outra boa ideia é usar essa lista para fazer um de “Maiores Fãs”. Você pode colocar aqueles perfis que mais interagem com sua conta.  

Todas as contas no Twitter que sejam envolvidas com a sua marca de forma positiva podem compor essa listagem. Vale, inclusive, deixá-la privada, para que só você tenha acesso e consiga entender melhor quem são estas pessoas.  

O Twitter deixa você variar bastante, pode-se criar diversas listas: com clientes, parceiros, concorrentes, etc.  

Além de servir como benchmarking, ajuda a criar o sentimento de exclusividade para os membros que você coloca na lista. Isso reforça alguns dados que mostram que 30% dos usuários — segundo a Global Web Index —desejam que as marcas que estão no Twitter sejam exclusivas.    

Descubra as listas que você está inserido   

Da mesma forma que você pode criar lista, outros usuários podem criar e marcar o perfil que você administra.  

Fique ligado nesses usuários que criam listas nas quais você está inserido. Você pode entender melhor o perfil das pessoas que te seguem, pode seguir novos perfis interessados na sua marca, descobrir o que gostam, como se comportam, etc.   

Outra vantagem incrível é criar uma conexão genuína! Estabelecer uma relação sentimental com as pessoas é super importante para as suas estratégias de marketing.  

Use corretamente as hashtags   

As hashtags são essenciais no Twitter. Não foi à toa que outras redes se inspiraram nessa funcionalidade.  

No entanto, é preciso entender que cada rede social tem sua particularidade. As hashtags que funcionam no Instagram, por exemplo, podem não funcionar no Twitter 

Uma questão importante a ser considerada é que o Twitter te permite apenas 280 caracteres por mensagem, ou seja, não dá para perder muito espaço com hashtags longas, né? 

Outro ponto interessante a se notar é que tweets com no máximo duas hashtags tendem a ter melhor performance. Comportamento diferente das outras redes. 

O Twitter é uma ferramenta na qual o uso de hashtags tem que ser bem pensado. Vale a pena você ter uma que seja “a cara da marca”, ou seja, presente em todas as suas publicações.  

Entenda como usar o retwettar   

O retweet é uma das ferramentas mais clássicas da plataforma e pode ser uma excelente estratégia de marketing.  

Por meio do RT, você pode dar voz ao seu seguidor, compartilhando as impressões dele sobre um produto ou serviço, opiniões, dúvidas, utilizando isso como prova social.  

O User Generated Content (UGC) pode ser usado de diversas maneiras no Twitter para criar conexão entre a marca e seus seguidores, incentivar interações, demonstrar reconhecimento, criando uma comunidade de pessoas engajadas. 

As interações no Twitter também tendem a ser menos sérias do que em outras redes sociais. A plataforma permite um tom mais descontraído e de brincadeira, por isso, vale muito a pena acompanhar as mentions da sua marca.  

Saiba navegar pelas ondas e tendências   

O caráter dinâmico e imediatista do Twitter o torna um ambiente perfeito para o surgimento de tendências e discussões de assuntos do momento. E é nos Trending Topics que encontramos tudo isso.  

Você pode achar os temas mais comentados em toda a rede mundial, na sua região, ver quais notícias estão tendo destaque e, a partir daí, criar conteúdo e iniciar conversas com o público.  

Um ótimo exemplo é a Netflix, que sabe surfar nas tendências, brincar com memes e gerar discussões e interação com seus seguidores.  

Como usar Twitter 2: na imagem, o perfil do Netflix faz uma brincadeira sobre a pandemia, falando que ela não demoraria, mas ela está tão longa quanto "Grey's Anatomy" e "One Piece" duas séries que tem mais de 10 anos de existência.

Acompanhe o que os seguidores falam de você   

Saber o que as pessoas falam sobre sua marca é essencial. Assim você descobre problemas que podem ser resolvidos, receber insights, visualizar tendências, conhecer melhor a sua persona, dentre várias tantas variedades de oportunidades.   

Porém, nem sempre o usuário vai marcar a “@” da sua marca ao falar sobre você. Por isso, é importante ter um monitoramento proativo. 

O Twitter permite fazer buscas avançadas. Você pode pesquisar por termos, especificando o idioma falado pelos perfis, se o perfil que você quer visualizar é verificado pelo Twitter ou não, por perfis com maior ou menor número de seguidores. 

Enfim, são várias as possibilidades de buscas avançadas que ajudam a monitorar e acompanhar todo o mundo ao falar sobre a sua marca. 

Como usar Twitter 3: imagem que mostra o recurso de busca avançada do Twitter, que pode ser encontrada dentro da rede social. Nela é há vários campos que podem ser completados com palavras-chaves que a pessoa quer encontrar.

Utilize o Twitter Ads para campanhas   

Se você está começando e quer ser visto por mais pessoas pode usar o Twitter Ads em suas estratégias de marketing.   

Com ele você pode criar anúncios focados em diversos objetivos:   

  • engajamento nos tweets;  
  • visualizações em vídeo ou GIF;  
  • reconhecimento da marca;  
  • cliques ou conversões no site;  
  • visualizações em vídeos ao vivo;  
  • multiplicação de seguidores;  
  • instalações do aplicativo: se você quiser que os usuários façam download do seu app;  
  • reengajamentos com o aplicativo: se você quiser que usuários existentes abram e usem o seu app.  

As opções de anúncios e a facilidade de divulgar sua marca, criando conexão com seu público tornam o Twitter uma importante rede social para auxiliar nas suas estratégias de marketing.  

Conseguir entender como usar o Twitter na sua estratégia de marketing torna-se um diferencial. A rede pode ser muito mais do que um SAC 2.0, atuando ativamente no crescimento e expansão do conhecimento sobre a sua marca. 

Agora, basta seguir as dicas e continuar tendo atenção para as outras formas de engajar o seu público no Twitter  

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