Pesquisar

Como usar hashtags no Twitter? Aprenda com a gente!

Como usar hashtags no Twitter? Aprenda com a gente!
Avatar de mLabs

Por

Publicado em

As hashtags no Twitter são essenciais e bastante utilizadas pelos usuários da rede. Usá-las para “categorizar” e “etiquetar” posts no Twitter é algo bem estratégico. Isso porque as mais populares figuram em lugar de destaque.

hashtags twitter

Além disso, uma hashtag bem usada pode ampliar o alcance de um post e, ainda melhor, levá-lo para um público muito mais qualificado!

Se você quer se aprofundar no assunto e entender melhor como usar hashtags no Twitter de forma estratégica, precisa conferir este post que fizemos para você! Nele você vai aprender:

  • quais são as melhores ferramentas para buscar hashtags;
  • como salvar grupos de hashtags para tê-las sempre à mão;
  • como criar sua própria hashtag no Twitter;
  • como visualizar conjuntos de hashtags nesta rede;
  • as melhores práticas para usar hashtags no Twitter.

Como encontrar as melhores hashtags no Twitter?

Uma hashtag serve para indexar um termo, assunto ou palavra-chave nos tópicos de busca do Twitter. Para o usuário, sua principal função é descobrir tendências. E isso é muito importante na dinâmica dessa rede social.

Como o volume de conteúdo no Twitter é gigantesco e os tweets são consumidos na velocidade da luz, é natural que o usuário dessa rede utilize as hashtags tanto para categorizar seu conteúdo quanto para encontrar temas relevantes.

Para as marcas, o recurso permite que seus posts sejam facilmente encontrados e, claro, possibilita que elas direcionem seus posts para quem tem um interesse real no conteúdo deles.

Para encontrar as hashtags que estão bombando na rede social do passarinho azul, existem alguns “caminhos”.

Nossa primeira dica para você encontrar os assuntos que são tendência do momento no Twitter é a utilização da própria ferramenta.

Ao fazer login na plataforma, uma lista das principais etiquetas recomendadas para você será exibida no canto inferior esquerdo, logo abaixo do perfil.

O mais interessante é que elas são adaptadas de acordo com as suas ações na rede social. Então, se você está sempre conversando com sua persona, essas certamente serão as hashtags que interessam para o seu público também.

Mas, ali você terá uma lista pequena, então, nosso primeiro hack para te ajudar a ir além é realizar esse processo no aplicativo.

Por meio dele é possível clicar em “Mostrar Mais”, o que abre um leque ainda maior de possibilidades.

hashtags twitter

Mas ainda há outros métodos. Veja:

Trendsmap

Trendsmap, por exemplo, é um aplicativo que identifica as hashtags por localização. Ou seja, ele mostra os assuntos mais comentados por meio das # de acordo com a região.

Pode ser por país, estado ou cidade. Esse filtro ajuda a personificar e direcionar ainda mais seus posts para sua persona! Para negócios físicos é um prato cheio.

RiteTag

Outra ferramenta muito interessante é a RiteTag, que avalia as tendências de hashtags em tempo real e realiza sugestões para os usuários.

Ela te dá dicas valiosas de hashtags que você pode usar para ampliar a visibilidade de um post no presente e também para melhorar isso no futuro.

Hashtagfy

Por fim, vale a pena citar o Hashtagfy, um recurso que permite encontrar hashtags relacionadas ao seu público de interesse. Inclusive, ele levanta alguns dados de “Top Influencers” mostrando os perfis que mais estão engajados naquele assunto.

Como salvar hashtags importantes?

A prática de guardar as hashtags que realmente fazem a diferença nos seus posts no Twitter é muito utilizada por administradores de páginas nessa rede social.

Afinal, você poderá utilizá-las mais de uma vez, já que diversos tópicos continuam em alta mesmo depois de algum tempo.

Pela mLabs, por exemplo, é possível criar grupos de hashtags para cada rede social e usá-las com facilidade na hora de agendar seus posts. Isso ajuda a otimizar seu tempo!

Para incluir um grupo de hashtags em um post, basta selecionar a opção # na tela de agendamento e escolher qual grupo de hashtags deseja usar.

salvar hashtag twitter

Seus grupos de hashtags podem ser editados nesta mesma tela.

twitter mlabs

Como criar sua própria hashtag no Twitter?

Criar uma hashtag é tão simples que dispensa detalhes. Basta incluir o # antes do termo que deseja usar.

A hashtag pode aparecer no começo, meio ou final do post. No rules!

Para negócios, as hashtags são utilizadas com regularidade. Em eventos, por exemplo, você pode recomendar uma etiqueta específica para que os convidados utilizem durante o acontecimento.

Esse também é um recurso valioso para criar promoções. Ao utilizarem a sua hashtag criada, fica fácil identificar os posts dos usuários que participaram.

Mas também há outros tipos de campanhas, como apoio a causas sociais, concursos e muito mais.

Para criar a sua própria hashtag, você deve definir se ela será permanente ou fará parte de uma ação específica.

Algumas são perduráveis. Alguns exemplos são a #IssoéOuro da Coca-Cola, a #IssoMudaoMundo do Itaú e a #BrahmaCompartilhe da Ambev.

Geralmente elas serão utilizadas pelos usuários para associar uma mensagem ou foto à sua marca, então considere-as com consciência. Elas são tão importantes que algumas das empresas, inclusive, possuem direitos autorais sobre elas.

É como a marca será conhecida e associada. Como se fosse um slogan, sabe?

Mas há também aquelas que duram somente por um tempo. É o caso da #LikeAGirl da Always, #PutACanOnIt da Red Bull #LetsDoLunch da Domino’s.

Essas são utilizadas em campanhas específicas, que podem ser estimuladas pelas redes sociais e concedem algum tipo de benefício aos usuários, como brindes, ingressos ou vantagens exclusivas.

Algumas dicas valiosas para criar suas próprias hashtags devem ser levadas em consideração. Veja:

  • certifique-se de que não há ninguém utilizando-as previamente;
  • crie uma hashtag curta e da qual o usuário possa lembrar com facilidade;
  • tente evitar termos que soem confusos quando lidos juntos em uma hashtag;
  • não utilize símbolos que possam “cortar” a sua hashtag no meio.

Como visualizar conjuntos de hashtags no Twitter?

Para encontrar as pessoas que utilizaram a sua hashtag (ou qualquer outra # que você queira), basta clicar sobre ela. Isso mesmo!

Tudo que você precisa fazer é clicar em uma tag já utilizada em um tweet. Mesmo que ele tenha sido redigido por você.

Mas se você prefere um caminho diferente, basta acessar a busca avançada da plataforma. Digite a hashtag requerida no campo “Estas hashtags”. Os campos adicionais são opcionais.

Você ainda pode definir os filtros por idioma, contas específicas, locais e durante um determinado período de tempo. Super útil, né?

Existem outras recomendações de como usar hashtags no Twitter?

Apesar de ser uma funcionalidade simples, muitas dúvidas podem surgir sobre o uso das hashtags no Twitter. Para ajudar você, preparamos este tópico.

Observe, a seguir, uma série de respostas para as dúvidas frequentes acerca das boas práticas no uso de hashtags no microblog:

  • o Twitter possui um limite 280 caracteres por publicação. Graças a isso, é preciso usar o espaço com consciência;
  • tweets com três ou mais hashtags apresentam taxas de 21% menos engajamento. Portanto, sem exageros;
  • você também pode usar hashtags nas respostas que dá aos seus seguidores. Assim, você não limita a utilização delas somente aos posts;
  • siga as regras da plataforma. O Twitter proíbe a utilização de hashtags não relacionadas ao conteúdo da conversa. Então não tente dar uma de espertinho e comentar em um post que está bombando no momento apenas para atrair mais gente ou você pode levar uma suspensão;
  • seja criativo! As melhores campanhas de hashtags no Twitter são caracterizadas pela inovação. Em um evento da Mercedes-Benz, por exemplo, foi criado um mosaico que exibia em tempo real as imagens postadas pelos usuários nas redes sociais com a marcação.

Prontinho! Com essas dicas você já pode começar a utilizar hashtags no Twitter para engajar a sua audiência e interagir com os usuários! E, se você quiser um help na hora de usar hashtags, teste a mLabs gratuitamente!

Agende posts com a mLabs e
economize horas de trabalho!

VOCÊ ACABA DE GANHAR 30 dias grátis

Gerencie todas as mídias sociais

por 30 dias grátis