Como ganhar seguidores no Twitter? Veja estratégias infalíveis!

seguidores no twitter

Você já deve ter lido por aí que o número de seguidores no Twitter nada mais é do que uma métrica da vaidade, certo? Bom, não estamos aqui para discordar.

De fato, ter seguidores e não ter engajamento não traz benefício algum para uma marca. Se trouxesse, seria fácil, não é mesmo?

Mas, quando se trata de redes sociais, especialmente do Twitter, as coisas não funcionam assim. É preciso ter seguidores, mas não quaisquer seguidores!

Se você quer ter alcance, construir autoridade e ser visto por lá, precisará de seguidores ativos, engajados! O Twitter é, acima de tudo, o terreno perfeito para a construção do conceito de comunidade!

Resumindo: para ter resultados e gerar negócios por lá você precisará atrair e envolver as pessoas certas, ou seja, o público que você – espero que tenha feito isso – mirou quando criou sua buyer persona.

E te ajudar nessa missão é o que queremos com esse post! Aprenda como ganhar seguidores no Twitter de forma orgânica e trazendo pessoas altamente qualificadas!

Porque ganhar seguidores no Twitter é importante?

Ter uma comunidade de seguidores engajados no Twitter é fundamental para ter resultados na rede do passarinho azul.

O crescimento dessa base representa o crescimento da influência da marca e indica que o público dela está realmente engajado com o conteúdo. Sem seguidores não há comentários, likes, retuite e etc.

Além disso, há algo de peculiar no comportamento dos usuários do Twitter. Lá, mais do que em outros canais, eles se comportam como verdadeiros promotores das marcas que admiram!  Eles retuítam, interagem, promovem e defendem as marcas que curtem de verdade.

Alguns dados mostram um pouco mais do comportamento do público no Twitter:

  • De acordo com o estudo “Small Business Customer Insights Study”, feito em 2016 pelo Twitter, 70% das pessoas que seguem pequenos negócios no Twitter compartilham o conteúdo dessas empresas.
  • Além disso, 60% dos entrevistados declararam já ter comprado de alguma dessas empresas após segui-las no Twitter.
  • 73% dos entrevistados disseram ter melhorado a impressão de uma empresa após ler seus tweets.

Mas, afinal, como ganhar seguidores no Twitter?

Antes de trazer alguns hacks valiosos para ganhar seguidores no Twitter, quero deixar BEM CLARO que você precisará fazer  antes o dever de casa do profissional de mídias sociais pra esse plano dar certo, ok?

Estou falando que, antes de aplicar qualquer hack para ganhar seguidores, você precisará de:

Com tudo isso “resolvido”, partamos para ação.

Encontre as listas certas para participar e encontre seu público

As listas são um recurso do Twitter que permite que você acompanhe e interaja com usuários sem ter que segui-los.

Se você nunca reparou, o recurso está localizado no menu principal de um perfil público e pode ser livremente explorado.

listas-como-ganhar-seguidores-no-twitter

Ao se inscrever em uma lista, você passará a ter o direito de acessar uma timeline exclusiva só com os tweets dos usuários dela.

Bom, mas você precisará encontrar as listas onde sua persona está.

Para isso, sugerimos 3 caminhos.

1° Explore as listas dos seus concorrentes

Descobrir em quais listas seus concorrentes estão inscritos é muito simples!

Abra o perfil de qualquer um deles e explore a aba lista. Agora, é só analisar quais delas fazem sentido para você, se inscrever e, claro, começar a conversar com o público por lá.

Não tenha medo de seguir os usuários mais ativos, de retweetar seus conteúdos, dar likes ou responder alguns deles.

Ser ativo entregando conteúdo de valor (nada de propaganda, peloamordedeus!) é uma boa pedida. Mas, se liga: sem exageros, sem floodar a timeline da lista!

2° Explore as listas dos influenciadores que são referência no seu nicho

Aqui, você seguirá a mesma lógica do primeiro caminho, mas para explorar as listas dos influenciadores que falam para o seu público.

Aproveite para se conectar com essas pessoas e interagir com o conteúdo delas! Falar do trabalho desses influenciadores fará com que eles retweetem o que você disse e você dará um tiro certo no seu alvo.

3° Faça uma busca avançada para descobrir listas qualificadas

Até aqui, dei dois caminhos bem simples para encontrar seus potenciais seguidores a partir das listas, certo?

Mas tem outro atalho para fazer isso e chegar no seu público sem ter que stalkear outros perfis: a busca avançada do Google.

Vá até o buscador e digite site:twitter.com e o “assunto que está procurando” entre aspas seguido da palavra “lista”. Assim:

busca avançada para encontrar listas no twitter

Pronto, você verá quem são as pessoas que estão falando sobre o assunto escolhido e poderá explorar em quais listas elas estão.

Tuíte com mais frequência, mas não em qualquer horário

Sim, isso é um hack. E dos bons.

Dependendo do horário que você posta, o Twitter pode ser um autofalante do que você diz ou um rolo compressor.

Pense que existem milhares de pessoas tuitando coisas diversas o tempo inteiro. Elas estão lá, empurrando seus tweets para o buraco negro da timeline, bem longe das vistas do seus seguidores.

Então, se você quiser ganhar seguidores no Twitter a partir da sua atividade por lá, precisará tuitar com frequência (de 3 a 7 vezes por dia) e nos horários que o seu público está lá.

Infelizmente, a única forma de você saber quais são esses horários é tendo uma ferramenta que te ajude com a análise.

Pela mLabs você conseguirá visualizar isso!

relatório twitter mlabs

Mas, nossa dica é: poste usando a ferramenta no maior número de horários diferentes possíveis e, depois de um mês de postagens frequentes, veja no gráfico o horário dos seus melhores posts por alcance e engajamento.

Aumente seu alcance com formatos que engajam mais

O Twitter nasceu como uma rede social focada em microtextos. Bem micro mesmo: finados 140 caracteres.

Mas, felizmente isso mudou e hoje é possível postar imagens, vídeos e gifs por lá.

De acordo com o Buffer, tweets com imagens recebem 150% mais retweets que tweets sem imagens.

Bom, pense que uma simples imagem pode ampliar o alcance do seu post na timeline e pronto. Você já entendeu porque deve investir nesses formatos, certo?

Então, para aumentar seu alcance e ganhar seguidores qualificados, crie imagens, vídeos e use gifs que seu público ama. Você também pode compartilhar os melhores exemplares desse tipo de conteúdo que vê pela rede.

Descubra as melhores hashtags e use-as do jeito certo

Tweets com hashtags tem 12,6% mais engajamento do que os que não tem.

De toda forma, nada de usar um monte delas. Elas ocupam espaço valioso dos seus posts. Aliás, o ideal é integrar as hashtags ao seu texto. Assim:

“Aprenda neste post como criar uma estratégia de #MarketingDigital que dá resultados.”

Então, descubra as hashtagas relevantes para seu nicho e aposte nelas. Neste post, a gente conta tudo sobre como usar hashtags estrategicamente.

Inclua botões sociais em seu site, e-mails e Landing Pages

Não existem ações isoladas em uma estratégia de marketing. Por isso, lembre-se sempre de garantir que cada um de seus canais fortaleça os outros.

Incluindo botões sociais em seu site, blog, e-mails e Landing Pages você estará ampliando suas chances de fazer com que esse público amplie seu alcance ao compartilhar seus conteúdos no Twitter.

botões sociais

O wordpress tem uma série de plugins para isso.

Com o Twitter Widget Pro, por exemplo, você conseguirá fazer com que todos os seus Tweets apareçam em seu site, em tempo real.

Uma ótima forma de mostrar seus tweets incríveis para um público qualificado e conseguir novos seguidores!

twitter widget pro

Siga muitos usuários qualificados

Se você chegou até aqui, já sabe como encontrar pessoas qualificadas no Twitter, certo? No hack das listas, ensinamos o caminho das pedras.

Porém, mais do que estar nas listas ativamente, você precisará seguir o maior número de pessoas QUALIFICADAS possível.

Aqui, estamos falando dos seguidores ativos dos seus concorrentes, de influenciadores, ou, simplesmente, de usuários comuns, mas que são facilmente identificáveis como seu público.

Ao seguir essas pessoas – e interagir com elas – você começará a aparecer nas notificações e sugestões do Twitter para esses usuários. E, claro, as chances de você ganhar esses seguidores de volta é muito grande.

Garantir esse rápido crescimento da sua conta, te ajudará a crescer ainda mais rápido. Estudos mostram que contas maiores crescem mais rápido. E não é difícil entender o porquê disso, já que sempre um novo usuário ingressa no Twitter, a rede social sugere grandes perfis para ele seguir.

crescimento de seguidores no twitter

Seja ativo nos finais de semana

De acordo com a pesquisa realizada por Dan Zarrella, o engajamento em contas empresariais no Twitter é 17% maior nos finais de semana. A taxa de conversão também é maior nesse período.

ctr tweets no fim de semana

Como apenas 19% das contas empresariais estão postando nesses dias, tweetar no final de semana será como bater pênalti sem goleiro. Fácil e efetivo.

Se você não trabalha nos fins de semana, deixe seus tweets agendados!

Otimize sua bio com técnicas de SEO

Muitas empresas e pessoas podem chegar a um perfil a partir do campo de buscas da rede social.

E você pode ser uma delas.

A vantagem é que você provavelmente será descoberto por seguidores de alto valor. Pense que, se você é uma agência de marketing digital é está bem posicionado na busca do Twitter para a palavra-chave “marketing digital” você provavelmente estará atraindo seguidores qualificados.

Mas, não conte com a sorte para isso.

Como para qualquer outro mecanismo de busca, keywords são importantes para o Twitter. Mas não é só isso.

O Twitter também levará em consideração o quão o seu perfil está completo e atualizado para te colocar no topo do ranking.

Então, tenha uma bio atualizada com keywords relevantes, poste frequentemente, interaja com seus seguidores e monitore sua marca por lá.

seo no twitter

Se você é um negócio local, não esqueça de inserir isso na biografia. Te ajudará atrair usuários dessa região.

Com todas essas dicas você está pronto para conseguir, de verdade, ganhar seguidores no Twitter! Se você quiser se aprofundar ainda mais nessa rede social, veja neste post algumas estratégias de marketing que funcionam por lá!

Facebook Comments
Gestão de redes sociais Entenda por que a mLabs é a ferramenta de gerenciamento de redes sociais escolhida por mais de 30 mil marcas brasileiras!