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    Como fazer um infográfico incrível em 7 passos, mesmo não sendo designer!

    Redes Sociais
    23 de agosto de 2019
    Como fazer um infográfico incrível em 7 passos, mesmo não sendo designer!
    Avatar de mLabs

    Por

    mLabs

    Publicado em

    23 de agosto de 2019

    Sumário:

    Se você soubesse como fazer um infográfico com a mesma facilidade que sabe escrever conteúdo ou escolher imagens para os posts seria ótimo, não é mesmo? Acontece que fazer conteúdo visual, com essa profundidade, geralmente leva tempo e dá trabalho.

    Esses recursos visuais são capazes de fazer o usuário parar o dedo na tela na hora que são visualizados. Então, considerando seu poder nas estratégias de marketing nas redes sociais, não dá para simplesmente desistir de criá-los e jogar a toalha!

    Pensando nisso, decidimos criar esse post para te ajudar a criar infográficos de um jeito simples. Continue lendo e comece a aproveitar o poder desse tipo de conteúdo!

    O que é um infográfico?

    De uma maneira bem simples, o infográfico é uma peça capaz de passar uma série de informações com objetividade.

    Muito mais que uma peça comum, o infográfico é um material muito rico e fácil de ser consumido. Se usado da maneira correta, ele pode servir como isca digital, ou seja, ele pode te ajudar na captação de leads e conversão.

    Além de tudo isso, é importante destacar que o infográfico é um conteúdo de alto potencial de compartilhamento, o que ajuda a gerar backlinks de qualidade e contribui para o reconhecimento de marca.

    Como fazer um infográfico? Passo a passo

    Para que você possa fazer um infográfico atraente e relevante, seu processo de criação precisa passar por algumas etapas como: planejamento, pesquisa, execução e divulgação do material.

    Para ter certeza de ter cumprido todas elas, recomendamos que você siga a sequência a seguir:

    1. Identifique sua audiência

    Antes de colocar a mão na massa e criar o infográfico, é essencial identificar quem é a persona da marca. Ou seja, para quem esse infográfico será divulgado quando estiver pronto.

    Essa definição de persona é fundamental para definir os canais, estilo, informações de destaque e o tom de voz da peça. Se o objetivo da marca for gerar leads, por exemplo, o infográfico deve oferecer um conteúdo relevante o suficiente para convencer o usuário a preencher um formulário e entregar seus dados em troca dele. Ter uma boa call to action também é essencial.

    Agora, se o objetivo for alcançar mais pessoas, o conteúdo deve conter informações de topo de funil e ajudar os usuários a resolverem seus problemas, mesmo que ainda sem conhecer a marca.

    Lembre-se: fazer um conteúdo assertivo é o primeiro passo para ter bons resultados.

    2. Trabalhe com informações relevantes

    Depois que você já determinou o público, chega o momento de levantar as informações que serão usadas no infográfico. Por se tratar de uma peça explicativa, é essencial que todos os dados contidos nela sejam confiáveis e corretos.

    Para que o conteúdo do infográfico não contenha erros e passe credibilidade é importante checar cuidadosamente todas as informações antes de aplicá-las na peça final.

    Outra dica para tornar o infográfico relevante é usar o próprio banco de dados da marca para elaborar seu conteúdo. Se a empresa realizou alguma pesquisa exclusiva, por exemplo, essas informações podem ser utilizadas de maneira estratégica no infográfico para deixá-lo ainda mais atraente.

    Quanto mais confiáveis e relevantes forem os dados da peça, maior valor o criativo terá e, consequentemente, melhores serão os seus resultados.

    3. Use um template

    Agora que você já definiu o seu público e selecionou as informações que precisam fazer parte da peça, o próximo passo é escolher o visual do infográfico, qual template será usado.

    Essa fase pode botar medo em quem não tem muita prática com design, mas calma, temos uma dica: use o Canva Online para produção dessa peça, a ferramenta é grátis e intuitiva.

    No site do Canva é possível encontrar diferentes modelos prontos e totalmente customizáveis para inserir as informações relevantes para a marca. Vejas as opções disponíveis no site:

    • educacionais;
    • processos;
    • negócios;
    • linha do tempo;
    • caridade.
    Como fazer um infográfico: imagem da tela do Canva mostrando os modelos disponíveis.

    4. Customize o layout

    Depois que você escolher o layout do seu infográfico, é possível customizá-lo da forma que preferir. Dentro do próprio Canva, você pode editar o texto, os ícones, as cores e a identidade visual da peça.

    Também é impossível incluir o logo da marca e colocar uma CTA. O objetivo é criar uma peça totalmente personalizada e de acordo com o foco de cada cliente.

    Se você nunca usou o Canva e está se sentindo perdido na hora de editar o layout, veja o nosso post com o passo a passo de como criar imagens incríveis nessa ferramenta!

    5. Crie um título matador

    O título é o primeiro contado do público com a peça, por isso, ele é extremamente importante para atingir os resultados esperados. Bons títulos dão pistas do que o material irá entregar e vão direto ao ponto.

    Se a ideia é provar o valor do Instagram Stories para marcas, por exemplo, o título precisa demonstrar isso. Algo como “X motivos para investir no Instagram Stories” é um bom exemplo.

    A dica aqui é deixar claro no título do que se trata aquela peça, mas sempre instigando o leitor e gerando curiosidade para que ele finalize toda leitura e tenha acesso aos dados do criativo.

    Lembre-se sempre: uma peça, seja ela online ou offline, dificilmente vai conquistar os usuários se não contar com um título cativante.

    6. Organize o conteúdo visualmente

    Agora que você já passou pelas primeiras etapas e está a caminho de criar um infográfico incrível é essencial organizar seu conteúdo de forma harmônica e atraente.

    Para isso, use diferentes recursos a seu favor como fotos, mapas, vídeos, fontes de pesquisa, textos, ícones e outros elementos que podem deixar a peça mais rica.

    Quando se trata da organização visual, é importante destacar que o infográfico pode ser feito a partir dos mais diferentes formatos. Ele pode ser mais resumido e direto:

    Como fazer um infográfico: imagens de três modelos de infográficos com informações resumidas

    Mas também pode ser completo e com um volume grande de informações e dados:

    Como fazer um infográfico: imagem de três modelos de infográficos com muitas informações

    Quem preferir, ainda consegue preparar uma peça diferenciada e com elementos e formatos mais incomuns:

    Como fazer um infográfico: imagem de três modelos de infográficos incomuns

    A escolha depende muito do público, do objetivo e dos canais escolhidos para divulgação do infográfico. O que vale é soltar a criatividade, mas sem se esquecer das informações importantes e da identidade da marca.

    Um dica boa para destacar o conteúdo do layout é colocar os dados mais relevantes com cor diferente ou em um box. Essa simples ação deixa o conteúdo mais fluído e facilita na hora da leitura.

    7. Divulgue

    O último passo é a divulgação do seu infográfico. Dependendo do objetivo da marca, vale a pena compartilhar o material em vários canais diferentes.

    Além das redes sociais, divulgue seu infográfico através de mailing, banners do site, blogs da sua área e assinaturas de e-mails. Faça co-criação de conteúdo com parceiros da sua área e de outras também para ampliar seu alcance.

    Quando publicar o infográfico no blog da marca, deixe o código de embed aberto para que os usuários possam incorporar a peça nos seus sites ou blogs. Essa simples ação é muito valiosa para geração de backlinks.

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