A capa para Twitter é o primeiro espaço de apresentação do seu perfil para os seguidores. Ela mostra a sua personalidade e o tom que será adotado nas suas mensagens dentro da rede social, sendo fundamental para perfis pessoais e para empresas que adotam o Twitter nas estratégias de marketing.
As capas ajudam a gerar valor no seu perfil, mas também podem ser usadas como maneira de apresentar algum lançamento ou novidade ao público.
Nesse post, separamos alguns exemplos de capas de Twitter para te inspirar e ainda te damos dicas sobre como você pode criar a sua capa totalmente personalizada!
1. Colocar fotos dos seus lançamentos
Muitos cantores, apresentadores e artistas utilizam fotos como capa do Twitter, uma maneira de destacar seus lançamentos mais recentes, suas ações promocionais, entre outras coisas.
Como esses profissionais dependem de sua imagem para a divulgação do trabalho, esse espaço se mostra bastante importante. As cantoras Pabllo Vittar e Anitta são exemplos de personalidades que utilizam a capa do Twitter para mostrar os seus últimos lançamentos.
As fotos são referentes a música mais recente lançada, sempre alterando conforme o “single”. Dessa forma, elas fazem um convite para que os seus seguidores possam “dar stream” nas plataformas musicais.
Portanto, se o seu cliente é uma personalidade que depende da imagem para conseguir patrocínios e trabalho, utilizar uma capa com foto de lançamentos é uma maneira estratégica de aumentar envolvimento do público com a novidade, pois deixa em evidência o lançamento.
2.Utilizar fotos de estúdio fotográfico no header do Twitter
Outro grupo de profissionais que usam a sua imagem como forma de conseguir mais negócios e trabalho são os influenciadores digitais.
Muitas vezes, as fotos que são escolhidas para colocar na capa do Twitter são tiradas em estúdio, com produção e efeitos que chamam a atenção dos seguidores. É possível colocar, inclusive, uma chamada de ação para que as pessoas ativem a notificação.
Thelma e Rafa Kalimann, ambas ex-participantes do Big Brother Brasil, utilizam essa estratégia:
3. Apresentar o seu trabalho com fotografias de sua autoria
Se os artistas, cantores e influenciadores utilizam de sua imagem para divulgar o seu trabalho e lançamentos, outra categoria de profissionais também pode utilizar as fotos para esse fim: os fotógrafos!
Lembre-se: a capa do Twitter precisa ser relacionada ao perfil, mostrando um pouco do que as pessoas vão ver ali. Se um dos seus clientes tira fotografias profissionais, por que não usar esse espaço para mostrar parte do trabalho?
É o que fez Helen Salomão e Rafael Freire:
Embora o Twitter não seja uma rede social com apelo visual — como o Instagram —, isso não quer dizer que você não pode explorar a plataforma para divulgar as suas imagens.
O próprio uso de vídeos cresceu 22% no Twitter em 2020, segundo estudo da Socialbakers. E as publicações com produções audiovisuais tiveram melhor desempenho em termo de engajamento.
Ah! Se você vai utilizar fotos como capa para o Twitter precisa ter cuidado com a resolução das imagens. Tenha atenção com o tamanho do arquivo para não causar uma má impressão nos seguidores.
4. Colocar frases em destaque na capa para o Twitter
As frases causam diferentes sensações e emoções nas pessoas. Quando motivacionais, inspiram a fazer algo de diferente. Quando reflexivas, ajudam a criar perspectivas e maneiras de olhar para uma situação.
Destacar uma frase como capa para o Twitter é uma maneira de causar um pouco dessa sensação nos seguidores.
Há várias origens para essas frases destacáveis, você pode utilizar uma citação famosa de um livro ou de um pensador, um meme da internet ou tirar um print de uma resposta que recebeu de um tweet.
Você pode usar em um tom de humor, mostrando que o seu perfil tem uma voz mais fun, que vai brincar com memes e fotos aleatórias de frases pintadas em paredes, como fizeram Lucas e Kaíque — influenciadores do Twitter.
5.Usar o logotipo ou o slogan da empresa como destaque
As empresas também podem utilizar a capa do Twitter como um espaço para apresentar a seu logotipo e criar uma relação direta entre o perfil e a empresa.
É possível utilizar apenas o logo, assim como colocar um slogan que seja altamente relacionável com a marca.
O Magazine Luiza, por exemplo, utiliza a Lu como personagem do seu perfil do Twitter. Por isso, na capa, está uma imagem do logo da empresa. Já o Ponto Frio, utiliza o espaço para trabalhar com o seu slogan “Você encontra tudo aqui no Ponto Frio”.
6. Fazer capas do Twitter com artes minimalistas
Além das listadas, uma alternativa para capa de Twitter é utilizar artes que sejam menos chamativas, com cores mais amenas e formatos minimalistas.
Essas artes podem ser mais delicadas, dando foco em algo que você acredita que seja importante destacar: como uma frase, um desenho, um símbolo etc.
Você pode centralizar uma imagem que esteja relacionada à marca e deixar todo o fundo com uma cor única. Dessa forma, você cria um destaque natural para a informação que você quer que os seguidores vejam.
7. Colocar os memes como destaque na capa
Os memes são extremamente famosos no Twitter. Por ser uma rede na qual as informações circulam com dinamismo e velocidade, os memes são espalhados com agilidade pelos perfis.
Vamos imaginar que um seguidor fez uma brincadeira com a sua marca, criando um meme que não seja ofensivo ou agressivo. A capa do Twitter pode ser um espaço de destacar essa brincadeira, gerando uma sensação de pertencimento na pessoa que fez a arte e nos outros seguidores.
Conteúdos gerados pelos próprios clientes são altamente engajáveis, podendo fortalecer a relação entre a marca e os consumidores.
Quais são as especificações para capa do Twitter?
Legal! Agora, você conheceu alguns modelos para fazer a sua capa, mas não se preocupou com o tamanho das resoluções e do arquivo. Resultado? A imagem ficou desconfigurada!
A imagem para a capa do Twitter pode ser subida em formatos PNG, GIF ou JPG — o GIF não vai aparecer animado. Em termos de resolução, ela deve ter até 1.500 x 500 pixels.
Na hora de subir a arte, você poderá centralizá-la conforme o corte da capa. Determinando como ficará aparecendo no seu perfil.
Ferramentas de design para criar heads para o Twitter
Se você não é expert no designer e tem dificuldades com ferramentas específicas, saiba que é possível fazer uma capa bem bacana com algumas plataformas mais fáceis de usar.
Dessa forma, você cria uma imagem personalizada que esteja 100% envolvida com a sua empresa!
Há uma ferramenta dentro da plataforma da mLabs que ajuda nesse processo de personalização: o Canva, em que é possível editar imagens, utilizar filtros, fazer montagens, aprimorar fotos, adicionar ícones e contar com temas para personalizar a sua capa.
Com essa ferramenta você pode se inspirar nos modelos que apresentamos de capa de Twitter para criar algo inovador e único para o seu perfil.