O briefing é a base do trabalho de qualquer social media, e isso não pode ser subestimado. São muitas atividades envolvidas na gestão de mídias sociais, e às vezes acaba sendo muito fácil se perder em meio a prazos apertados e informações dispersas.
A pesquisa da mLabs “Panoramas Profissionais de Mídias Sociais” demonstra que esses problemas são mais comuns do que muitas pessoas imaginam. O levantamento aponta que 19% dos profissionais de marketing e agências afirmam que um dos seus maiores desafios é organizar e fazer a gestão do tempo de trabalho.
Na gestão de mídias sociais, o briefing pode ser o ponto de partida de todo o trabalho e a principal ferramenta para superar desafios relacionados à produtividade.
Com este artigo você irá entender mais sobre o impacto do briefing no trabalho do social media e os elementos que não podem faltar nele.
O que é um briefing para social media e para que serve?
O briefing para social media é um guia que reúne as diretrizes para a criação e execução de campanhas e estratégias de comunicação em plataformas de mídias sociais.
Ele serve como um mapa para orientar todas as etapas do trabalho do social media e garantir que ele entenda o que precisa ser feito, como e por quê.
Nas agências de publicidade, é comum que o responsável pelo atendimento ou líder da equipe de marketing seja o responsável por preparar e enviar o briefing para o social media.
O briefing também é útil para os profissionais de social media que atuam como autônomos. Se esse é o seu caso, o roteiro de trabalho permite que os seus clientes saibam com antecedência exatamente o que esperar e como o trabalho será conduzido.
Dependendo da empresa, você pode ouvir o briefing ser chamado de pauta ou PIT (Pedido Interno de Trabalho). Mas, seja qual for o nome, a função é a mesma: fornecer um guia para que suas estratégias de mídias sociais alcancem resultados esperados.
Por que o briefing é importante?
“Se quiser derrubar uma árvore na metade do tempo, passe o dobro do tempo amolando o machado”. Essa frase resume bem a importância do planejamento, especialmente quando falamos sobre gestão de mídias sociais.
Um bom briefing é a chave para garantir que tudo flua como o esperado. Veja as vantagens de “brifar” o trabalho do social media.
Menor tempo de produção
Elaborar um briefing pode ser a melhor maneira de antecipar possíveis dúvidas do social media e otimizar o tempo de trabalho. Pense em desafios comuns que você já experienciou e inclua as respostas para essas questões no documento entregue ao profissional.
A dinâmica das redes sociais exige uma organização rigorosa. Se cada ação é executada dentro de um cronograma, você ou sua equipe não podem perder tempo buscando informações e esclarecendo dúvidas sobre questões simples.
Resultados alinhados
Às vezes os erros de alinhamento são descobertos tardiamente pela empresa, o que pode prejudicar o andamento do projeto. Por isso, o melhor é contar com a formalização desse processo.
Se as diretrizes não estão formalizadas e tudo se resolve em uma conversa rápida, fica difícil para o profissional entender exatamente o que se espera dele.
Um briefing bem feito serve como um guia que assegura que todos os envolvidos estejam na mesma página desde o início.
Menor risco de retrabalho
Um dos maiores vilões do social media é o retrabalho. Quando o briefing é bem elaborado, as chances de erros e falhas diminuem.
Isso significa que a equipe pode produzir conteúdos de qualidade desde o início, sem precisar retroceder para corrigir problemas.
Sem retrabalho, o social media pode focar no que realmente importa: criar e gerir os conteúdos estratégicos para plataformas de mídias sociais, em vez de se perder em correções e ajustes.
Vale a pena usar um modelo de briefing para social media pronto?
O briefing normalmente tem uma estrutura simples que você pode preencher com as informações do projeto ou até adaptar a própria estrutura conforme for necessário. Por isso, os modelos prontos podem ser uma mão na roda.
Eles funcionam como uma estrutura já testada que pode ajudar quem está atrás de mais segurança com os seus primeiros projetos.
Uma coisa é importante: modelos prontos são uma excelente base, mas o ideal é que, com o tempo, você desenvolva seu próprio modelo de briefing que reflita o estilo da sua equipe e as demandas específicas de cada projeto.
Você consegue encontrar os modelos em sites especializados, blogs sobre marketing digital e até mesmo em plataformas de design que oferecem recursos gratuitos.
Qual a estrutura perfeita para o briefing de social media?
Ainda está em dúvida sobre como estruturar seu briefing de social media? Confira 11 tópicos que não podem faltar para um briefing perfeito!
1. Objetivo
- O que incluir: a finalidade que será a base de tudo que será realizado no trabalho de gestão das mídias sociais. Aqui, você deve detalhar as metas gerais que a marca deseja alcançar, tanto a curto quanto a longo prazo;
- Exemplo: “O objetivo principal é aumentar a interação nas nossas redes sociais em 70% nos próximos três meses. Isso será feito com postagens que promovem campanhas específicas e publicações semanais que educam e engajam o público, como dicas sobre o uso dos nossos produtos ou informações sobre tendências do setor. Queremos construir uma comunidade engajada que se relacione com nossa marca diariamente“.
2. Prazo de entrega
- O que incluir: as datas limites de entrega do conteúdo e aprovação para garantir que todas as postagens sejam publicadas a tempo;
- Exemplo: “As datas de todas as postagens devem ser programadas e aprovadas até o dia 15 de cada mês“.
3. Público-alvo
- O que incluir: o perfil do público que a marca deseja atingir, incluindo dados demográficos, interesses e comportamentos;
- Exemplo: “Nosso público é composto por jovens adultos, principalmente entre 25 e 35 anos, que são apaixonados por tecnologia e inovação. Eles geralmente buscam produtos sustentáveis e de qualidade, e costumam interagir com marcas que compartilham valores semelhantes. É necessário que o conteúdo ressoe com seus interesses em práticas ecológicas e soluções modernas.“.
4. Tom de voz e estilo
- O que incluir: como a marca se comunica com seu público e que tipo de linguagem ajuda a construir uma identidade reconhecível. O tom pode ser formal, informal, amigável ou profissional, dependendo do perfil da marca e do público-alvo;
- Exemplo: “O tom de voz deve ser amigável e próximo, utilizando uma linguagem informal que estimule o diálogo. Queremos que nossos seguidores sintam que estão conversando com um amigo, não apenas recebendo informações de uma marca. Essa abordagem deve ser mantida em todas as postagens, desde anúncios de produtos até dicas úteis sobre como utilizá-los, criando uma conexão genuína com nosso público“.
5. Formatos de conteúdo
- O que incluir: os tipos de conteúdo que serão utilizados, como vídeos, imagens, stories, infográficos, entre outros, e como cada um deles se encaixa na rotina de publicações da marca;
- Exemplo: “Vamos criar uma mistura de conteúdos: vídeos curtos para demonstrar produtos em ação, posts informativos que educam os seguidores sobre nossas práticas sustentáveis e imagens que incentivem o compartilhamento“.
6. Plataformas de mídias sociais
- O que incluir: as plataformas onde o conteúdo será publicado e como adaptar as estratégias de acordo com as particularidades de cada uma;
- Exemplo: “Vamos focar principalmente no Instagram e LinkedIn. No Instagram, priorizaremos imagens e stories envolventes, enquanto no LinkedIn, utilizaremos posts mais longos que expliquem nossos produtos e iniciativas, garantindo que o conteúdo se adeque ao formato de cada rede“.
7. Calendário de publicação
- O que incluir: a frequência das publicações e as datas específicas para cada tipo de conteúdo para manter a organização e a proatividade do social media;
- Exemplo: “As postagens devem ser feitas três vezes por semana: às segundas, quartas e sextas. As segundas serão dedicadas a dicas relacionadas ao uso dos nossos produtos, as quartas aos conteúdos de campanhas e ações especiais, e as sextas às interações com os seguidores, como perguntas e respostas. A ideia é criar uma rotina que mantenha o público engajado e ansioso pelas novas postagens“.
8. Referências e inspirações
- O que incluir: exemplos de campanhas ou postagens que podem servir de inspiração para a equipe;
- Exemplo: “Dar uma olhada no perfil da Marca X, que utilizou vídeos e posts interativos para aumentar o engajamento. Observe também como a Marca Y estimula diálogos frequentes com seus seguidores via enquetes e legendas nos posts do feed. Essas práticas podem ser adaptadas para a nossa estratégia, ajudando a desenvolver novas ideias para postagens regulares“.
9. Informações sobre a marca
- O que incluir: detalhes sobre a missão, visão e valores que devem ser refletidos em todas as comunicações para ajuda a construir uma imagem coesa nas redes sociais;
- Exemplo: “Nossa marca é comprometida com a sustentabilidade. Todas as postagens, sejam elas parte de uma campanha ou do nosso conteúdo diário, devem refletir esse valor. Queremos criar um impacto positivo e conectar-nos com nosso público de maneira autêntica, mostrando que estamos promovendo uma causa“.
10. Concorrentes
- O que incluir: uma análise dos principais concorrentes e suas estratégias nas redes sociais, para identificar oportunidades e ajustar nossas abordagens;
- Exemplo: “Observe como a Marca Y realiza interações frequentes com seus seguidores via enquetes e lives. Essa estratégia gerou um aumento significativo em seu engajamento, e podemos considerar abordagens semelhantes em nossas publicações regulares“.
11. Restrições
- O que incluir: quaisquer diretrizes, limitações ou restrições que devem ser seguidas durante a criação de conteúdo. Isso inclui políticas internas, direitos autorais, entre outros aspectos legais;
- Exemplo: “Respeitar as políticas de uso de imagens e evitar conteúdo que possa ser considerado ofensivo ou prejudicial à nossa reputação. Devemos também garantir que todas as informações e interações com os seguidores fornecidas estejam alinhadas com nossa missão e visão como empresa“.
Já os briefings focados em posts podem ter uma estrutura mais simples, seja para a criação do conteúdo visual ou escrito.
Para esses briefings, é possível se basear em uma estrutura como:
- Objetivo/Editoria: descrever o objetivo da postagem e qual editoria pertence.
- Estilo de escrita ou design: coloque referências para que o copywriter ou designer entenda o que é esperado do trabalho.
- Tamanho da Legenda: para o copywriter, explique a quantidade de palavras que a postagem deve ter.
- Prazo: estabeleça uma data para quando deve ser entregue.
- Responsável por aprovação: indique quem será o responsável por aprovar o post.
Caso o briefing seja para um designer, certifique de garantir que todas as informações estejam claras, principalmente o conteúdo textual que será inserido.
Use ferramentas e referências para passar a ideia do post para o designer executar.
Pode parecer um pouco trabalhoso no início, mas ter um bom briefing para social media faz toda a diferença para sua organização e produtividade. Com o tempo, criar e seguir um se tornará uma parte natural e indispensável do seu processo de trabalho!
Quer criar posts com as melhores técnicas de design? Aprenda aqui 16 dicas de social media design para criar posts como um profissional!