Twitter Analytics: confira as estatísticas do seu perfil!

Twitter Analytics: imagem de um notebook com a tela cheia de dados e duas mãos digitando.

O Twitter Analytics é uma ferramenta de análises responsável por guiar cada passo dado em uma estratégia de marketing.

Afinal, qualquer pessoa que se arrisque no universo das redes sociais sabe que é preciso analisar os indicadores de performance para alcançar seu objetivo.

No “microblog” não é diferente! Existe um grande número de marcas em uma árdua batalha para capturar leads, divulgar serviços, construir relacionamento com os consumidores, entre outros.

Com tantos perfis disputando atenção da audiência é preciso se basear em dados para criar estratégias certeiras!

Se você quer saber mais sobre o assunto, continue a leitura. No post de hoje, vamos mostrar tudo que precisa saber sobre a ferramenta de relatórios do Twitter. Então, vamos lá!

Benefícios de usar o Twitter Analytics

Ganhar retweets, comentários e curtidas é o grande desejo das marcas, essas interações são essenciais para estreitar relacionamento com usuários na rede social.

No entanto, para ter uma comunicação eficiente é preciso ser estratégico, e por meio do Twitter Analytics você pode obter Insights e apontar caminhos para melhorar seu desempenho. 

A seguir, conheça alguns pontos positivos de usar ferramenta de análise do Twitter!

Conhecer a audiência

Dados são a base de qualquer ação de marketing online, inclusive para conhecer melhor a persona e seu comportamento na rede social.

No Twitter Analytics você tem acesso a informações geográficas, demográficas e comportamentais que lhe trarão vantagens competitivas. 

Você também pode realizar testes A/B e modificar pequenos elementos dos posts para descobrir qual modelo tem a melhor performance.

Descobrir os melhores dias e horários para postar

Se você soubesse que a maior parte das atividades de seus seguidores no Twitter ocorre entre 20h e 22h na quarta-feira, você provavelmente usaria esse período para publicar posts estratégicos, não é mesmo?

Calma! Essa informação não é verdadeira. É apenas um exemplo para ilustrar o tema. Mas, saiba que por meio do Twitter Analytics dados preciosos como esses são descobertos. ?

Facilitar a escolha dos formatos de conteúdo

Quais são os formatos de post que seus seguidores preferem? Texto, foto, vídeo, infográfico, GIFA resposta para essa pergunta você encontra na mesma ferramenta.

Entender a preferência dos seguidores é crucial para produzir conteúdos mais atraentes e alcançar novos patamares de engajamento.

Verificar a performance dos anúncios

Se você investe em anúncios na rede social, no Twitter Analytics você encontrará informações sobre sua performance. 

Através dessa análise é possível encontrar Insights importantes para prevenir futuros erros e aproveitar brechas e oportunidades. Realizando esses ajustes, você aumenta a eficácia das suas campanhas de mídia paga. 

Encontrar a fórmula do sucesso

O Twitter Analytics traz análises de posts individuais e genéricos. 

Assim, ao observar os formatos de conteúdo, linguagem, tamanho do texto, entre outros elementos, você será capaz de encontrar um modelo ideal de tweet.

Estatísticas que você precisa acompanhar no Twitter Analytics

Agora, que você viu o quanto o Twitter Analytics é importante para o sucesso da estratégia de comunicação na rede social. Confira, quais dados devem ser acompanhados.

Lembrando que, as métricas e KPIs variam de acordo com o objetivo de marketing de cada marca. Portanto, veja as mais importantes!

Visão geral do desempenho

A visão geral do desempenho mostra a avaliação mensal do perfil como um todo e um comparativo com o mês anterior para facilitar a análise.  

Nesta parte são apresentados tweets com maior engajamento, menções, seguidores mais ativos, número de posts, alcance, retweets, impressões, cliques em links, likes e muito mais. 

Desempenho médio dos tweets 

O desempenho médio dos tweets traz uma avaliação geral sobre a visualização de todos os posts realizados no último mês.

Essa informação pode ser utilizada para avaliar o desempenho da campanha. No entanto, para informações mais precisas, é necessário uma avaliação individual de cada post. 

Top 10 interesses dos seguidores 

Esse recurso mostra quais são os 10 assuntos de maior interesse de seus seguidores. Obviamente, você quer comentar sobre temas de sua preferência. Aqui é onde você descobrirá essa informação. 

Tipo de engajamento 

Nessa aba, você saberá qual é o principal tipo de ação realizada por seus seguidores. Ou seja, cliques no link, retweets, likes, entre outros. 

Taxa de engajamento 

A taxa de engajamento mostra o percentual de usuários que viram seus tweets e interagiram com ele por meio de um clique em qualquer elemento.  Aqui não há muito mistério: quanto mais alta, melhor.

Tamanho do Tweet x Engajamento 

Essa métrica mostra a relação do número de caracteres de um tweet com a sua performance. Em outras palavras, revela qual o tamanho ideal dos textos nos posts. 

Percentual de alcance do Tweet 

O percentual de alcance do tweet é o dado utilizado para mostrar a quantidade de seguidores que suas publicações alcançam.  

Impressões, cliques, retweets e respostas por hora do dia 

Por fim, mas não menos importante, temos os dados de engajamento por hora do dia. Essa informação é essencial para descobrir quais são os melhores horários para postar em seu perfil. 

Como usar o Twitter Analytics?

Para usar o Twitter Analytics siga os seguintes passos: 

  1. Faça login na plataforma.

Twitter Analytics: imagem da tela de entrada do Twitter

  1. No menu vertical à esquerda, clique em “Mais”.

Twitter Analytics: imagem da Página Inicial do Twitter

  1. A seguir, selecione “Estatísticas”. Assim, uma nova aba será aberta e você estará no Twitter Analytics. 

Twitter Analytics: imagem da parte de Estatísticas do Twitter

Usando essa ferramenta como base para a tomada de decisões você vai dar passos largos rumo ao sucesso em sua estratégia de marketing.

É por meio de dados que você pode minimizar erros e potencializar as principais métricas de sucesso para suas campanhas.

Se além de conhecer seus números você pensa em aumentá-los, veja nosso outro post com estratégias matadoras de Como ganhar seguidores no Twitter!

Facebook Comments
Gestão de redes sociais Entenda por que a mLabs é a ferramenta de gerenciamento de redes sociais escolhida por mais de 120 mil marcas!