Thread do Twitter: como criar e usar na sua estratégia

Thread do twitter Header

Você está familiarizado com a thread do Twitter e já sabe como usá-la na sua estratégia de marketing?

Atualmente, elas estão super em alta, basta dar uma olhadinha no feed que você encontra threads com dicas de saúde, acontecimentos políticos, fatos esportivos e dos mais variados temas.

Não sabe do que estamos falando? Calma, vamos explicar!

Thread significa linha ou fio, em português, e funciona como uma linha mesmo, costurando um tweet ao outro. Mas por que isso é importante para sua estratégia no Twitter? Fica com a gente que você descobrirá.

Segue o fio!

O que é e como funciona?

O recurso foi incorporado à rede social porque, em alguns casos, os 280 caracteres não são suficientes para que o usuário consiga expressar suas idéias e opiniões sobre determinado assunto.

Então, para dar sequência e fazer com que as pessoas não percam o fio da meada, a rede social lançou esse recurso que além de facilitar a comunicação, é um ótimo aliado para as estratégias de marketing pois ajuda a crescer o número de seguidores, aumentar o tráfego e gerar mais engajamento na plataforma.

Ao criar uma série de tweets conectados, o usuário pode:

  • contextualizar os leitores sobre algum fato, ideia ou conceito;
  • reparar algum erro do tweet anterior;
  • contar uma história em partes, criando suspense e curiosidade;
  • “ressuscitar” um post antigo e até acrescentar atualizações horas depois da primeira publicação.

Muitas marcas já sacaram o poder das threads no Twitter e fazem uso do recurso para divulgar conteúdos de maneira criativa. Desta forma, estreitando relacionamento com os clientes e atraindo cada vez mais seguidores.

Veja o exemplo da Netflix Brasil que criou uma sequência de tweets para divulgar trailers dos seus lançamentos. Uma ação que despertou a atenção do público, deixando muitos seguidores ansiosos pela estréia!

Como criar uma thread do Twitter?

Criar sequências no Twitter não é um bicho de sete cabeças, você só precisa organizar as idéias de cada tweet, relacionando-as ao assunto escolhido.

Para começar, escreva um novo Tweet (o procedimento é o mesmo tanto para computador quanto para smartphone).

Depois, clique no ícone “+” para adicionar outros tweets e começar sua Thread.

 

Thread do Twitter: imagem da página inicial do Twitter

É possível adicionar mais tweets mesmo depois de publicar o fio. Para isso, é só clicar no post e então adicionar outro Tweet.

Thread do Twitter: imagem da página inicial do Twitter

Para finalizar, clique em “Tweetar tudo” e pronto! Sua Thread será formada.

Como usar o recurso nas estratégias de marketing?

Veja agora como usar as threads de maneira estratégica para trazer resultados positivos para a marca.

Adapte uma postagem do blog para o microblog

Sabemos que profissionais de marketing digital têm que criar conteúdo, a todo momento, para atrair a audiência e manter uma frequência de postagens na rede social, não é mesmo?

Esse trabalho pode ser extremamente estressante e exaustivo se você não tiver um planejamento de conteúdo adequado e, mesmo assim, ainda pode faltar ideias criativas. Então, uma saída é reaproveitar o conteúdo de outros canais.

Em vez de só compartilhar no Twitter o link para um artigo do blog, você pode criar uma thread para cada subtítulo desse artigo, introduzindo o assunto brevemente. E,no último tweet incluir o link para o artigo no blog, onde os usuários encontrarão a versão completa. 😉

Comente o conteúdo de terceiros

Se você já compartilha conteúdo de líderes do setor, adicionar uma thread com sua contribuição para o tema é excelente para compartilhar suas próprias informações para o público.

Para fazer isso, a dica é  marcar o autor no primeiro tweet do fio compartilhando o artigo dele com um breve resumo. Em seguida, crie uma pequena thread para compartilhar seu ponto de vista sobre o tema.

Quando as pessoas começarem a comentar, não deixe de interagir com elas! A mesma coisa pode ser feita com os trending topics, se tiverem relação com sua marca ou serviço.

Faça ressurgir um conteúdo antigo

Sabe aquele tweet que um dia já bombou? Traga-o à tona ao retuitá-lo, respondê-lo ou ainda ao transformá-lo numa thread com informações novas.

Fique atento aos assuntos do momento e assim que surgir um novo Insight, aproveite para adicionar àquele assunto, gerando buzz novamente com os seus seguidores!

Tweet ao vivo sobre temas interessantes

Criar a thread é uma das melhores opções para divulgar ao vivo o que está rolando durante um evento, ou acontecimento em que a marca está envolvida.

Você pode usar o primeiro tweet para fazer uma introdução sobre o assunto. Em seguida, adicionar as atualizações e/ou respondendo às dúvidas dos usuários sobre o tema. Assim como fez a BBC nessa thread 👇!

Conte histórias da marca ou do nicho

As pessoas adoram experiências relevantes, histórias bem contadas, com elementos surpresa ou pitadas de humor.

O Twitter dá esse tom “humanizador” às marcas, que podem contar uma história em poucos tweets com criatividade, e ainda assim, não fugir do que é relevante para o negócio.

Você pode aproveitar o recurso para contar a historia da marca por fases, assim deixando o público ansioso pelo desfecho. Dê intervalos entre um tweet e outro, assim a thread aparecerá novamente na timeline dos usuários.

Crie conteúdo nativo com criatividade

Assim como você, a sua audiência também tem pressa! Nem todo usuário vai clicar nos links externos que você insere nos seus tweets.  É bem trabalhoso ter que sair da rede social, carregar a página, ler e voltar para a plataforma.

Por isso, quando seu objetivo de marketing não for gerar tráfego para o site ou blog da marca, nem divulgar outras redes sociais, crie conteúdo nativo no Twitter!

Você pode usar esse conteúdo nativo em formato de threads para divulgar um vídeo da empresa, fazer uma pesquisa com os consumidores, criar um artigo em tópicos ou, até mesmo, fazer uma enquete.

Dá uma olhada na sequência, de conteúdo nativo, criada pelo portal MUITO Interessante para comemorar o Dia Nacional da Leitura.

Experimente todos os formatos

O Twitter dá abertura para que você explore diversos recursos e formatos de conteúdo para deixar suas threads ainda mais divertidas.

Veja quais são eles:

  • periscope (recurso de transmissão de vídeos ao vivo, nativa do Twitter);
  • enquetes;
  • vídeos;
  • gifs animados;
  • fotos;
  • arquivos de áudio;
  • retweets.

Ative a notificação por push

Você já deve receber notificações por push informando que a sua pizza chegou, que tem vídeo novo no YouTube ou que tem pessoas interagindo com seus posts nas redes sociais, não é mesmo?

Então, vale a pena ativá-las também para acompanhar seus tweets e interagir com os usuários, seja para responder aos comentários, retweetar as mensagens que se destacam ou, até mesmo, para apagar algum comentário de mau gosto.

As notificações por push podem ser vistas no celular sem que você tenha de desbloqueá-lo. Além disso, elas também podem ser enviadas via SMS.

Uma vez que seu público estiver no Twitter, use as threads para se comunicar com eles! É uma ótima maneira de testar como respondem aos “estímulos” da marca. Além disso, atraem usuários e fortalecem o relacionamento com os clientes.

Curtiu nossas dicas? Não deixa de colocá-las em prática para bombar no Twitter!

A gente fica por aqui, mas já que você chegou até o final, aproveite essas 7 dicas para ganhar retweets no Twitter!

Facebook Comments
Gestão de redes sociais Entenda por que a mLabs é a ferramenta de gerenciamento de redes sociais escolhida por mais de 120 mil marcas!