Pesquisar

Qual a rede social mais adequada para o seu negócio?

Qual a rede social mais adequada para o seu negócio?
Avatar de mLabs

Por

Publicado em

Não tem como negar que as redes sociais surgiram para revolucionar a forma das pessoas se relacionarem, interagirem e se comunicarem com o mundo.

Podemos dizer que são um fenômeno da vida moderna e podem ser usadas não somente na vida pessoal, mas também na esfera corporativa.

Quando utilizadas corretamente, as redes sociais podem se transformar em canais diretos de comunicação entre empresas e os consumidores, além de viabilizar novos e bons negócios. As redes sociais são, definitivamente, excelentes ferramentas para potencializar os resultados das empresas, captar novos clientes, alavancar vendas, divulgar produtos e serviços, conquistar novos parceiros e muito mais! Mas, para tudo isso funcionar, é necessário saber escolher com qual rede trabalhar, afinal, nem toda rede social é igual.

Para te ajudar, selecionamos algumas dicas para escolher a rede social mais adequada ao seu negócio e aos seus clientes:

1) Conheça o potencial de cada rede e descubra qual é a rede social para o seu negócio!

Sabemos que são muitas opções, mas na hora da escolha, a decisão não deve ser tomada aleatoriamente e sem critério definidos. Não se esqueça que cada rede social foi criada com um propósito, sendo assim, sua empresa deve ponderar se a proposta da rede tem a ver com a proposta de seu negócio.

Conheça as funcionalidades, o alcance das mídias sociais, as políticas de uso e os detalhes da publicidade de cada rede. A escolha deve considerar vários aspectos, incluindo público-alvo, limitação de postagens e caracteres, grau de dificuldade da interface, layout e o nível de personalização do conteúdo. Se a rede social preencher todos os requisitos de acordo com os objetivos do seu negócio, não existem motivos para titubear!

2) Usuários engajados

Procure sempre as redes sociais que apresentam um bom índice de engajamento entre seus clientes, colaboradores, parceiros e formadores de opinião.

Entenda as dinâmicas de cada meio, quais as principais oportunidades e se a rede social tem volume de usuários atraentes para sua empresa ou seus clientes.

Exemplos: moda combina bastante com Instagram e Pinterest. Já as empresas de consultoria, o LinkedIn é perfeito e o Instagram não é uma boa pedida.

3) O poder do Twitter

Se sua empresa busca uma mídia simples, de grande alcance, com informações rápidas, interface simplificada e alto nível de engajamento, a melhor pedida é o Twitter.

Considerada a rede mais objetiva, sua publicação deverá conter apenas 140 caracteres. É perfeita para divulgar, por exemplo, links de novos artigos de seu blog.

O Twitter conquistou inúmeros usuários ao redor do mundo e tem sido um canal excelente de comunicação para as empresas.

Lembre-se que o número de caracteres é limitado, mas a sua criatividade não! Aguce a curiosidade de seus seguidores, tuite informações interessantes e quem, sabe, chegar aos Trending Topics.

4) Quer ter milhares ou milhões de fãs?

Se o seu objetivo é compartilhar conteúdos com boa frequência, postar fotos, divulgar ações de marketing com a certeza de que muitas pessoas serão impactadas pelo seu post, o Facebook é uma ótima opção, principalmente se sua empresa vende para o consumidor final. O que seria das grandes marcas como a Coca Cola, Nike e outras sem o Facebook hoje? Para marcas B2C o Facebook segue firme na liderança.

Se a sua Fan Page for interessante e relevante e a página for bem gerenciada, dentro de pouco tempo você conquistará vários fãs. Sem dúvida você vai curtir os bons resultados!

5) Visibilidade e audiência

Se você quer divulgar sua empresa de forma diferenciada e próxima, o Youtube é a opção perfeita. É fato que a produção de vídeos é mais complexa do que a produção de textos e fotografias, mas de qualquer modo, a repercussão de vídeos é muito grande na internet.

A depender do segmento, a empresa pode disponibilizar diversos formatos de materiais, incluindo palestras, documentários, entrevistas, tutoriais, depoimentos de consumidores, dentre outros. Se o vídeo for bem produzido, o número de visualizações pode transformar o material em um fenômeno da rede.

6) Conecte-se aos seus contatos profissionais

O LinkedIn é a maior rede social profissional do mundo, que conta com cerca de 240 milhões de usuários, todos em busca de ampliar a sua rede de contatos no segmento corporativo. Além de ser uma vitrine de currículos, o LinkedIn possui uma plataforma empresarial, a de páginas corporativas.

Através dessa plataforma, milhões de internautas podem ter acesso às novidades do seu negócio, saber mais acerca dos produtos e serviços e visualizar as vagas em aberto. O LinkedIn é incrível quando assunto é criar uma rede de contatos profissionalmente relevante. Se essa é uma das finalidades da sua empresa, cadastre-se nessa rede.

7) Quero todas!

Se as redes sociais que citamos se adequam perfeitamente ao seu negócio, é possível adotar a todas, desde que haja profissionais qualificados para te ajudar a gerenciar suas contas. Parece clichê, mas nesse caso qualidade é muito mais importante do que quantidade.

No mais, a integração das redes sociais aumenta consideravelmente o alcance da sua empresa e viabiliza o atendimento multicanal. Isso sem dúvida é muito positivo para os negócios.

Agora que você conhece essas informações, avalie os prós e contras dessas e outras redes. Faça uma escolha consciente e o mais segura possível!

Matérias relacionadas:

5 estatísticas que comprovam a eficácia do Marketing Digital

Como gerar mais visitas e oportunidades de negócio em meu site?

Transforme as experiências de seus clientes em conteúdos incríveis!

Agende posts com a mLabs e economize horas de trabalho!

Gerencie todas as mídias sociais por 30 dias grátis

redes-sociais-banner

VOCÊ ACABA DE GANHAR 30 dias grátis